A osteoporose é uma doença na qual existe perda de massa óssea. Geralmente, é uma patologia silenciosa e assintomática, até que ocorra a primeira fratura. Ela atinge mais as mulheres do que os homens e também indivíduos idosos e sedentários.
A osteoporose ocorre quando há uma falha no processo neoformação e reabsorção da massa óssea. Ela pode ser classificada em dois tipos:
Tipo 1: pós-menopausa, pois com a diminuição dos hormônios sexuais que ocorre durante ela acarreta uma maior reabsorção da massa óssea em contraste com a produção normal ou reduzida.
Tipo 2: senil, na qual há uma queda na produção óssea.Seu tratamento consiste em cultivar uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.
Neste sentido, o pilates pode desenvolver um papel muito importante, aumentando a força muscular, melhorando o alongamento, estimulando a coordenação muscular e aperfeiçoando a respiração. Vamos abordar cada item separadamente:
Força muscular: o aumento da força muscular auxilia na remodelação óssea por meio do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos.
Alongamento: o alongamento auxilia na adequação de uma postura correta, na flexibilidade e na agilidade dos movimentos. Por isso, ele é fundamental para se evitar quedas. O alongamento axial das vértebras, por sua vez, reduz a compreensão exercida entre uma vértebra e a sua adjacente, prevenindo microtraumas vertebrais.
Coordenação motora: importante para se ter um bom equilíbrio, evitando as quedas indesejadas.
Respiração: o pilates promove a reeducação da respiração, diminuindo, assim, o gasto energético.
Saiba mais: Pilates emagrece? Descubra aqui!