Marcia Possik é consultora de casamentos e eventos, diretora da Marriages Assessoria (www.marriages.com.br), empresa esp...
iOutro dia, lendo um artigo sobre política, vi o seguinte comentário: "Prefeitos só fazem obras que aparecem, por isso, saneamento básico, que fica enterrado, fora da vista do eleitor, é deixado pra lá". Na minha área, que é a organização de casamentos, quem não se preocupa com os detalhes invisíveis de uma comemoração corre o risco de organizar um grande fiasco.
Cuidados devem ser tomados para não acontecerem tragédias. Vou citar alguns exemplos: casamento sem ambulância de plantão não é mais possível de ser organizado. Uma assessoria de casamento séria tem que orçar e contratar este serviço. Os noivos devem ser informados da importância da contratação.
Imagine se a vovó querida, já idosa, tem um piripaque de emoção ao ver a neta se casando e não é possível fazer a rápida remoção dela e os procedimentos iniciais de atendimento médico. Pronto, acabou o casamento.
Outro detalhe invisível é o gerador de eletricidade. Festa de casamento sem gerador sobressalente não é festa, é jogo de sorte e azar. Basta não contratar os serviços de empresas especializadas em alugar geradores para que surja um apagão. A Lei de Murphy, que diz "se algo de errado pode acontecer, acontecerá se você não estiver preparada", é implacável.
Já organizamos festas onde faltou luz e os convidados quase não perceberam. São Paulo às escuras e o casamento seguindo firme e forte. Neste dia, em especial, fomos muito elogiadas.
E banheiro sujo em festa? Ninguém merece. Em algumas comemorações, os organizadores não percebem a importância deste serviço, e ele deve ser impecável, assim como as "vassourinhas" (profissionais que se esmeram em manter limpos cinzeiros, mesas e aparadores).
O que os noivos precisam entender é que esses cuidados são a expressão máxima de carinho para com os convidados. Sempre explico que existem serviços que a gente paga para não usar. Alguém quer usar o Corpo de Bombeiros? Lógico que não, mas, se for preciso, eles estarão lá pra evitar o pior.
Dentro dessa perspectiva de cuidados que os noivos devem ter com seus convidados - e que muitos deles nem percebem -, está o serviço de valet. Tem coisa mais chata do que chegar à festa ou à igreja e perder meia hora pra estacionar o carro? Isso já estressa o convidado e o coloca, inconscientemente, num estado de mau humor contagiante.
A simples contratação de um serviço ágil, eficiente e seguro de manobristas mantêm todos numa "energia de festa", não no "modo engarrafamento estressante".
Portanto, ao organizar seu casamento, não se dedique apenas aos aspectos visíveis da festa. O que não aparece também pode fazer a diferença.
Saiba mais: Individualidade mesmo depois de casar