Para aumentar o arsenal de tratamentos para gordura localizada, acaba de chegar ao Brasil o Coolsculpting (Zeltiq).A tecnologia de Coolsculpting foi desenvolvida na Universidade de Harvard.
Os estudos foram liderados pelo Dr. Rox Anderson, que também foi o responsável pela descoberta de varias outras tecnologias, como o laser fracionado, a terapia fotodinâmica e o laser para eliminação de pelos.
Eles analisaram uma pesquisa a respeito de crianças que nos primeiros anos de vida chuparam muitos picolés e acabaram desenvolvendo covinhas nas bochechas. O crescimento dessas covinhas foi estimulado pelo frio recebido no local. Então concluíram que as células de gordura são mais suscetíveis ao frio do que ao calor, principio que e usado ate hoje em boa parte dos tratamentos para emagrecimento disponíveis no mercado.
Esse novo método e feito através da criolipólise, que significa que as células são destruídas pelo frio. Ou seja, quando as células de gordura são submetidas a este processo de congelamento, elas se cristalizam e morrem. Essas células de gordura mortas são eliminadas gradativamente pelo sistema imunológico.
Devemos lembrar que este tratamento não e indicado para tratar obesidade, e sim a gordura localizada, como a existente nos flancos, abdome e costa. Essas localizações são os nossos depósitos de gordura, ou seja, são os últimos lugares que o nosso corpo vai usar para tirar energia - como o nome diz "deposito" -, assim, muitas vezes emagrecemos muito, mas ainda sobra alguma gordura nestes locais. Então, uma boa opção são os tratamentos existentes para poder fazer com que ela diminua, com o Ultra Accent e o Coolsculpting. O Coolsculpting já esta disponível nos EUA há mais de um ano, aprovado pelo FDA, e agora foi aprovado pela ANVISA para ser usado no Brasil.
Cada sessão com o Zeltiq pode eliminar de 20 a 25% da gordura local. Os resultados podem começar a ser vistos após três semanas, sendo que os mais significativos são vistos no segundo ou quarto mês. Uma nova sessão pode ser feita após 30 a 60 dias.
O tratamento com o Coolsculpting não requer internação ou anestesia. Primeiro a região a ser tratada é selecionada pelo médico. Em seguida, acopla-se o aparelho, que faz uma sucção no local, e em seguida é ativado o resfriamento controlado na local. Esse processo dura em torno de uma hora por região. O paciente fica sentado neste tempo, livre para poder ler, utilizar seu notebook ou apenas relaxar. Após o tratamento não e necessário interromper as suas atividades diárias. O inconveniente deste tratamento e o custo, que algumas vezes pode se tornar maior que o de uma lipoaspiração cirúrgica - porém sem o inconveniente do pós-cirúrgico e dos riscos.
Essa é a ciência pesquisando métodos cada vez menos invasivo, para poder melhorar a nossa aparência e a nossa autoestima. No ultimo encontro sobre laser realizado em Harvard, nos EUA, em setembro deste ano, pudemos saber que tratamentos novos estão em estudos, e que logo teremos mais novidades no campo da dermatologia estética.
Saiba mais: Lipo acaba com a gordura localizada