Ana Paula de Araujo foi redatora do site Minha Vida no período de abril de 2011 até fevereiro de 2012. Jornalista formada pela Pontifícia Universidade
iQue pai nunca teve pena de seu bebê ao ter que deixá-lo sozinho na hora do sono? O dilema se repete quase todos os dias. No entanto, uma noite tranquila depende de uma série de hábitos, em especial a rotina. "O bebê tem que dormir cedo, acordar cedo, sair ao ar livre, brincar, além de manter horários regulares de alimentação e deixar atividades mais excitantes para o começo do dia", ensina a pediatra Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo.
Com uma rotina bem estabelecida e alguns truques, é possível fazer com que o bebê durma tranquilamente - e também deixe os pais descansarem. Veja quais os macetes indicados pelos médicos especialistas:
Saiba mais: 7 motivos para o bebê dormir à tarde
1 - Dê uma última mamada antes de dormir
Para evitar que o bebê acorde com fome, a mãe pode amamentar antes de ele dormir. "Essa fome no meio da noite acontece porque leite materno é um alimento de fácil digestão", afirma a pediatra Alessandra. Um bom horário para amamentar o pequeno é das 22h às 23h, antes que ele pegue no sono. ?No entanto, a medida só funciona melhor a partir de um ano de idade, visto que, até essa fase, a mamada no meio da noite é necessária ao bebê?, conta a pediatra Clery Gallacci.
2 - Dê banho nele antes de dormir
Relaxar é a palavra de ordem - e nada melhor do que um banho para cumprir essa tarefa. "O banho ajuda bastante o bebê a ficar mais tranquilo", afirma Alessandra. A pediatra lembra que os banhos não precisam de muito requinte, mas, se os pais quiserem inovar, existem mini-ofurôs e baldes de banho que permitem que o bebê fique mais tempo relaxando.
3 - Aposte em pijaminhas confortáveis
Quem consegue dormir com roupas desconfortáveis? Com o bebê é o mesmo. Para que ele durma tranquilamente, é importante que as roupas também sejam confortáveis. "Prefira um pijaminha de algodão sem muitos botões e evite peças que possam sufocar ou machucar o pequeno, como roupas com elásticos muito apertados na cintura", aconselha a pediatra Alessandra.
4 - Chupeta pode, desde que...
A pediatra Clery Bernardi Gallacci permite o uso da chupeta, mas o adulto precisa saber a hora de dar e de tirar o acessório do pequeno. "Durante os dois primeiros anos de idade, a criança está na fase oral, então não tem problema dar a chupeta. Mas o adulto precisa impor limites, para que ela não crie uma dependência", diz a profissional.
O ideal é permitir a chupeta antes de dormir e tirar assim que o bebê pegar no sono. Fora dessa ocasião, o uso pode ser evitado. ?Vale lembrar também que a chupeta não é permitida nos quinze primeiros dias de vida, para não prejudicar a amamentação?, lembra Clery.
Saiba mais: Homeopatia para o sono do bebê: veja como ela pode ajudar
5 - Não leve o bebê para a cama do casal
Ao primeiro sinal de insônia, é comum que pais, sem saberem o que fazer, levem o bebê para a cama do casal. Mas essa está longe de ser a atitude ideal. "A cama do casal não oferece a posição ideal para o bebê dormir, já que, até os quatro meses de idade, a cabeceira do berço deve ser mais elevada, para evitar que ele tenha refluxo", conta a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz em São Paulo.
Além disso, existe o perigo do adulto rolar por cima do pequeno durante o sono. "O bebê tem que ter o ambiente dele desde o começo, senão fica mais difícil tirar esse vício de dormir com os pais mais tarde", justifica a profissional.
6 - Deixe-o adormecer em seu berço
Nada de deixar que o bebê durma em seu colo. "O ideal é que ele durma sozinho já no berço, na posição adequada, senão ele acostuma a dormir no colo", alerta Alessandra. Se ele se acostumar a dormir no colo, será difícil fazê-lo adormecer da maneira correta, que é no berço. Se necessário, os pais podem ficar ao seu lado até que ele pegue no sono, mas nada de colocá-lo no colo!
7 - Ligue o som
Sons suaves são uma boa arma na hora de colocar o pequeno para dormir. "A música pode ajudar a relaxar", conta Clery Bernardi Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. Mas, assim que ele adormecer, o ideal é que os sons cessem, já que isso pode atrapalhar o desenvolvimento do sono do bebê.
8 - Deixe o ambiente pouco ou nada iluminado
Para que o bebê durma tranquilamente, o ideal é que o quarto esteja muito pouco ou nada iluminado. Se for necessário algum tipo de iluminação, que seja apenas uma lâmpada de tomada ou um abajur de luz baixa.
9 - Equilibre a temperatura do quarto
Uma boa noite de sono também depende da temperatura ideal. Segundo Alessandra Cavalcante, o quarto não pode estar muito frio, nem muito quente. "Se for um dia de muito frio, é válido aquecer o quarto. Se o ar estiver seco demais, seja no frio ou calor, é importante deixar um umidificador ligado", diz ela.
Saiba mais: Entenda mais sobre o sono do bebê e da criança
10 - Ofereça brinquedos
Que tal dar uma companhia ao seu bebê? Isso pode deixá-lo mais seguro e ajudá-lo a pegar no sono. "Os pais podem dar um bichinho ou um boneco ao bebê, mas deve-se tomar cuidado para que ele não seja nem pequeno, nem grande demais, para não machucar a criança", diz a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana. O bichinho também deve ser lavável - do contrário, ele pode virar foco de ácaros, agravando sintomas de rinite e bronquite.
11 - Combata os gases
Principalmente nos três primeiros meses de vida, é comum que as cólicas de gases atrapalhem o bem-estar do bebê, incomodando também na hora de dormir. "Nesses casos, o pediatra pode indicar um medicamento para o bebê", lembra a pediatra Alessandra Cavalcante, do Hospital São Luiz. O que também influencia nessa questão é a alimentação da mãe. Se o bebê, que depende puramente do leite materno, estiver sofrendo com o problema, a mãe deve evitar o abuso de alimentos muito condimentados ou gordurosos, além de refrigerantes e leite e derivados.