Manuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
iMuitas mulheres adoram uma cintura bem marcada e um acessório bem fashion. Mas é preciso cuidado com o uso de meios errados para diminuir as medidas.
O uso de corselets e corsets através do método tight lacing (do inglês "laço apertado") empurra as últimas costelas - chamadas de costelas flutuantes - para dentro, dando aquela impressão de cintura fininha, que, na verdade, se dá através de uma deformação na caixa torácica.
Os especialistas são unânimes quanto ao padrão nada natural que o uso de corsets provoca. Que tal saber bem o que esse acessório causa antes de vesti-lo?
Comprime os órgãos
O cirurgião vascular Fábio Haddad, diretor médico do Instituto Fábio Haddad de Cirurgia Vascular e Endovascular, em São Paulo, explica que o uso de corselets pode gerar uma compressão muito grande aos órgãos abdominais. "Em casos muito extremos, pode acontecer uma síndrome compartimental abdominal, que provoca diminuição do fluxo de sangue aos órgãos dessa região", conta.
Não é indicado para postura
O ortopedista Maurício de Moraes, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica que corselets com tight lacing não são indicados para melhorar o alinhamento da coluna. "A postura pode até ficar temporariamente bonita, mas os malefícios são muito maiores que os benefícios", afirma.
Afeta a digestão
Quem usar o tight lacing durante as refeições vai comprimir o estômago, reduzindo o seu volume. Isso faz com que a alimentação adequada seja dificultada. "Além disso, o acessório também atua impedindo a expansão abdominal após a alimentação e diminuindo o peristaltismo (os movimentos) do sistema digestivo", explica Nelson Letízio.
Atrofia os músculos
Ficar muito tempo com o corselet causa fraqueza da musculatura paravertebral e lombar. "Isso faz com que a parede abdominal fraca deixe de ser suficiente para manter a postura e a estabilidade do tronco" explica o cirurgião plástico Nelson.
Varizes
O uso de corselets através do tight lacing pressiona os vasos do abdômen, prejudicando o retorno do sangue para o coração. "Com isso, o sangue fica parado nas pernas, o que pode causar inchaço e varizes", explica o cirurgião plástico Nelson Letízio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Respiração prejudicada
O cirurgião plástico Carlos Komatsu explica que as mulheres têm uma respiração predominantemente abdominal e o corset apertado faz com que a expansão da região do abdômen seja dificultada. "A expansibilidade e a capacidade pulmonar ficam reduzidas, podendo gerar atelectasia, que é a dificuldade de uma área do pulmão conseguir se expandir", explica o especialista.
Deformação do tórax
Os dois últimos pares de costelas do nosso tórax são chamados de flutuantes. Isso porque elas se fixam em outras costelas, não são tão firmes quanto as outras, fixadas no osso chamado esterno. Ao optar por usar um corselet, as mulheres estão deformando a caixa torácica, empurrando esses ossinhos para dentro.
"Se o uso é feito em uma idade em que os ossos ainda estão em formação, os riscos de atrofia são ainda maiores", explica o cirurgião plástico Carlos Alberto Komatsu, diretor geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Essa deformidade pode prejudicar a principal função da caixa torácica, que é a de proteger os órgãos internos.