Pós-graduado em treinamento de alto rendimento, personal trainer de musculação e especialista em corrida de rua.
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iVocê passa semanas treinando na academia, levantando pesos, correndo na esteira e se dedicando a uma rotina de exercícios para ver seus músculos ganhando forma. Mas aí, de repente, você precisa ficar um tempo sem praticar essas atividades e parece que todo o seu esforço acabou indo por água abaixo.
A verdade é que o corpo humano reage quando deixamos de nos exercitar e esse processo pode acontecer mais rápido do que você imagina. O MinhaVida entrevistou o educador físico e especialista em corrida, Belino Coelho que revelou quantos dias sem exercícios nossos músculos começam a perder a definição. Acompanhe!
Leia mais: Faça seus músculos crescerem mais após o treino
Quantos dias sem exercícios leva para perder os músculos?
Os primeiros sinais de perda muscular, também conhecida como "atrofia muscular", podem aparecer depois de duas a três semanas sem exercícios, conforme explica Belino. No entanto, isso pode variar bastante de pessoa para pessoa, dependendo de uma série de fatores, como genética, idade, alimentação e nível de atividade física antes da pausa.
Nos primeiros dias sem praticar exercícios, você pode perceber uma redução no tamanho dos músculos, mas isso geralmente acontece pela perda de água e glicogênio, e não significa que eles estão sumindo.
O educador físico explica que o exercício é um estímulo que gera uma situação de estresse no organismo, provocando ajustes fisiológicos e neuromusculares, o que resulta no aumento do consumo de oxigênio, da massa muscular, da força, entre outros aspectos.
“Para manter essa nova condição e suportar com mais facilidade a situação de estresse, o corpo passa a gastar mais energia para preservar a nova estrutura, que se mantém enquanto você continuar aplicando o estímulo”, esclareceu.
Quando você reduz ou interrompe esses estímulos, o organismo percebe que a manutenção daquela estrutura não é mais necessária, e a perda gradual muscular começa, resultando na diminuição do consumo de oxigênio, da massa muscular, da força, etc. Belino explica todo esse processo de uma forma mais didática:
“Fazendo uma analogia, imagine que seu corpo é uma empresa que fornece determinado produto. Em um certo momento, a demanda por esse produto aumenta. Para atender a essa demanda, você amplia sua estrutura (adquirindo equipamentos, contratando mais pessoas, etc.). No entanto, quando a demanda cai, essa estrutura passa a gerar mais custos do que benefícios, levando você a reduzir a estrutura (vendendo equipamentos que não usa, demitindo pessoas) para manter o equilíbrio”, detalhou.
Leia mais: Conheça exercícios que ajudam a definir os músculos da perna
Entenda os benefícios dos músculos para o corpo
Os benefícios dos músculos vão muito além da estética. De acordo com Belino, “eles são essenciais para que possamos nos movimentar, realizando, em conjunto com a estrutura esquelética e as articulações, atividades cotidianas como agachar, caminhar e levantar peso com maior facilidade”, contou o educador físico.
Além disso, Belino ressalta que os músculos também são fundamentais para a manutenção da postura, auxilia no bombeamento do sangue pelo corpo e participam do processo digestivo, desde a entrada do alimento até a eliminação dos resíduos que não são aproveitados.
Conheça outros benefícios dos músculos para o corpo:
- Ajudam no controle do peso corporal de maneira mais eficiente;
- Regulam os níveis de glicose, reduzindo o risco de diabetes tipo 2;
- Melhoram a circulação sanguínea e contribuem para a redução da pressão arterial;
- Ajudam a manter a independência física à medida que envelhecemos.
Atividades físicas que ajudam a fortalecer os músculos, segundo o especialista:
Fortalecer os músculos é essencial não apenas para melhorar o desempenho nas atividades físicas ou do dia a dia, mas também para manter a saúde geral e prevenir possíveis lesões.
Segundo o educador físico Belino, existem algumas atividades que se destacam quando o objetivo é o fortalecimento muscular. Se você está buscando exercícios que ajudam a ficar mais forte e saudável, confira essas dicas do profissional:
“A musculação ajuda no ganho de força e no aumento da massa muscular. Já a caminhada, corrida, natação e bicicleta também são importantes, pois estimulam o ganho de força e resistência dos músculos respiratórios e auxiliam no processo final da digestão, que é a eliminação dos resíduos que não são aproveitados pelo organismo”, ressaltou Belino.
Leia também: Como ganhar massa muscular magra sem fazer musculação; veja