Diretora Clinica do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional. Médica graduada pela Universidade Federal de Goiás,...
iO sal diet pode ser útil na dieta do hipertenso, substituindo parte do cloreto de sódio pelo cloreto de potássio sendo duplamente benéfico, por reduzir o sódio e por adicionar potássio, sendo esse último um elemento muito importante na prevenção e no tratamento da hipertensão arterial. Além dos cuidados em relação ao consumo de sal, o paciente hipertenso deve ser estimulado a seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais. O aumento do consumo de potássio pode também ser alcançado através do aumento do consumo de frutas e verduras, que pode garantir em média 2 a 4g de potássio/dia. Uma desvantagem do sal diet é o seu menor poder em salgar os alimentos, levando muitos pacientes a utilizá-lo em maior quantidade em seus pratos, aumentando assim o consumo de cloreto de sódio e perdendo sua maior qualidade no tratamento desses pacientes.
Uma questão de estilo de vida
A redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial naqueles que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas. Para não passar da conta, a recomendação é a seguinte: a ingestão de bebida alcoólica deve ser limitada a 30g álcool/dia contidas em 600 ml de cerveja (5% de álcool) ou 250 ml de vinho (12% de álcool) ou 60ml de destilados (whisky, vodka, aguardente - 50% de álcool). Este limite deve ser reduzido à metade para homens de baixo peso, mulheres e indivíduos com sobrepeso e/ou triglicérides elevados, lembrando também do elevado valor calórico do álcool, 7 calorias por grama, o que torna a sua ingestão frequente arriscada para os pacientes com sobrepeso ou obesidade. Além da dieta, outras medidas potencialmente úteis no tratamento da hipertensão arterial são a prática de atividade física regular, o abandono do tabagismo, o controle do estresse e a manutenção do tratamento medicamentoso, quando houver prescrição médica para tal.
Recomendações dietéticas para hipertensos
Preferir:
-Alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados;
-Temperos naturais: limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha;
-Verduras, legumes, frutas, grãos e fibras;
- Peixes e aves preparadas sem pele;
- Produtos lácteos desnatados.
Limitar:
-Sal; álcool; gema de ovo: no máximo três/semana;
-Crustáceos;
-Margarinas, dando preferência às cremosas, alvarinas e ricas em fitosterol.
Evitar:
-Açúcares e doces;
-Frituras;
-Derivados de leite na forma integral, com gordura;
-Carnes vermelhas com gordura aparente e vísceras;
-Alimentos processados e industrializados: embutidos, conservas, enlatados, defumados e salgados de pacote.
Fonte: Diretrizes AMB-CFM