Sonia Salama é fundadora e diretora-geral da Clínica Potencial. É fonoaudióloga bilingue (português – inglês) com habili...
iEstimular a fala das crianças é essencial e imprescindível. Para uma comunicação saudável e pleno domínio das palavras, os pais possuem papel fundamental na estimulação da fala dos filhos.
É necessário prestar atenção no jeito como os pais conversam com filhos, e na qualidade deste tempo tudo é valido, até mesmo o bate-papo sem importância enriquece o vocabulário da garotada.
Como estimular a fala das crianças?
1. Perguntar menos e conversar mais. A falta de diálogo desestimula a criança a comentar, perguntar e contar coisinhas sobre o dia-a-dia, o que gera limitações na argumentação, na explanação e empobrece a linguagem. Deixar a criança exercitar os diferentes papéis da comunicação é imprescindível.
2. Assistir desenhos animados e filmes infantis. Essa é uma excelente maneira de criar temas comuns. A diversão é garantida e assunto não faltará.
3. Aproveitar o banho, o jantar, a hora de vestir e o momento de dormir. O silêncio absoluto não oferece o mínimo de interação verbal.
4. Mostrar interesse pela leitura. Para a criança que ainda não sabe ler, interprete histórias. Encante os maiores folheando páginas com figuras e lendo alguns trechos. 5. Contar a mesma história várias vezes. A criançada não exige um conto diferente por dia. A repetição interpretada com entusiasmo e criatividade prende a atenção, gerando expectativa e previsibilidade, itens importantes no processo comunicativo.
5. Contar a mesma história várias vezes. A criançada não exige um conto diferente por dia. A repetição interpretada com entusiasmo e criatividade prende a atenção, gerando expectativa e previsibilidade, itens importantes no processo comunicativo.
Outra dica fundamental é não falar de forma errada com os mais novos. Embora pareça engraçado, apenas prejudicará a criança que poderá se adaptar a esse tipo de vocabulário.
Você costuma conversar com o seu filho? Como percebe os benefícios desses momentos na educação dele?