Manuela Pagan é jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2014) e em fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2008).
i Quem nunca teve um desejo, uma vontade, e acabou deixando passar por pensar demais nos contras? A velha frase que diz que é melhor se arrepender do que foi feito cai como uma luva nesses casos. Ao deixar passar a oportunidade de realizar um sonho ou mudar o rumo da vida, você pode perder uma chance de ouro, e nunca vai saber disso. "Talvez uma das melhores maneiras de aproveitar as oportunidades seja viver o aqui e agora, sem se prender muito ao que ficou para trás, nem perder o sono com o que virá no futuro", afirma o psiquiatra Renato Mancini, de São Paulo.
Aprender com o passado e planejar o futuro são comportamentos extremamente úteis, desde que você faça isso a serviço do presente, ou seja, tome atitudes que deixem o seu momento atual mais prazeroso, mais motivador. O problema aparece quando, por medo, muita gente se escora no que está por vir e não se mexe. Se este é o seu caso, veja esta lista de sete oportunidades campeãs de risco e aproveite as dicas dos especialistas para bancar a insegurança e experimentar um pouco de ousadia.
Peça desculpas
Essa é uma decisão bastante individual. Não há regra. "Desentendimentos fazem parte da vida e nem sempre as desculpas acontecem", afirma Renato Mancini. "Muitas pessoas não pedem desculpas por receio do que irão ouvir em resposta, em compensação podem comprometer relacionamentos por questões relativamente pequenas". Os maiores benefícios de pedir desculpas são cultivar a própria flexibilidade, assim como preservar os relacionamentos.