Como prevenir a ansiedade na hora do sexo?
Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde também realizou mestrado em Psiquiatria. Doutor e...
i
A ansiedade na hora do sexo ocorre principalmente antes que a pessoa consiga ficar excitada ou pode ocorrer logo após, levando a pessoa a perder a excitação (no caso do homem, a ereção). Pode se manifestar durante o ato, também e, novamente, a pessoa perde a excitação ou, no caso de homens, perde a ereção.
Em primeiro lugar, é interessante consultar um urologista ou um ginecologista para ver se a ansiedade é o único motivo de a vida sexual estar tendo problemas, pois muitas vezes há um problema físico que atrapalha o sexo e a ansiedade só o piora, mas não o causa.
Se o problema for somente a ansiedade, pode ser útil ter um parceiro ou parceira fixos e compreensíveis. Aumentando o estímulo através de carícias, pode-se melhorar a excitação. É importante que o parceiro ou a parceira acaricie do modo que for mais estimulante para a pessoa, pois há variações no que nos deixa mais excitados.
No caso de ejaculação precoce, há várias técnicas, mas é melhor aprendê-las e discuti-las consultando um especialista no assunto: ele vai dar orientações e, em consultas seguintes você dá um retorno de se funcionou ou não e do que funcionou melhor.
No caso de se perder a excitação durante o ato, pode-se descansar (o quanto vai variar em cada situação) e recomeçar ou recomeçar noutro dia. Vale também a orientação quanto à dificuldade de excitação antes do ato sexual.
É importante também a pessoa ter segurança de que não vai perder o(a) parceiro(a) por causa do problema e, por isto, parceiros fixos, onde não há envolvimento apenas do aspecto sexual, são melhores.
Evitar medicações (a não ser que haja um problema físico como, por exemplo, consequências do diabetes) e álcool é aconselhável, porque a pessoa pode ficar viciada neste tipo de conduta e conseguir transar apenas quando faz uso delas.
Formada em Psicologia há 23 anos pela Unifil, pós graduada em Obesidade e Transtornos Alimentares pela PUC-PR.Hipnoterap...
i
A ansiedade é uma sensação presente em nossa vida, somente quando ela se torna excessiva e compromete nossa qualidade de vida é que devemos pensar em como mudar essa situação.
O sexo é por si uma situação que causa uma sensação de inquietação, o coração fica acelerado, começamos a suar, ficamos excitados diante da perspectiva de ficarmos com uma pessoa.
Se a ansiedade está atrapalhando o desempenho é preciso respirar, várias vezes, ter uma boa conversa com a pessoa da qual ficará, pois nada melhor do que a intimidade para ajudar nesse momento.
Se a ansiedade está levando a uma dificuldade de ereção e/ou orgasmo, aí sim é interessante buscar a ajuda de um psicólogo que tenha a formação em sexologia, assim poderão verificar os porquês dessa situação estar ocorrendo.
Um abraço.
Luciana Kotaka
Quais os principais sintomas de ansiedade?
Os sintomas de ansiedade podem ser variados e se manifestar de diferentes maneiras, incluindo mentalmente, fisicamente e socialmente. Vamos listar os mais comuns! Preocupação excessiva: os pensamentos são constantemente misturado com sen...
[ Continuar lendo ]Como controlar crise de ansiedade sozinha?
Para saber como controlar uma crise de ansiedade sozinha, primeiro é preciso entender os sintomas. Durante uma crise de ansiedade é comum a respiração ficar descontrolada. A pessoa pode respirar muito rápido, trazendo sensação de cansaço, sufocamento...
[ Continuar lendo ]Ansiedade dá dor no peito?
Um dos sintomas mais relatados em crise de ansiedade é a falta de ar — e isso pode provocar dor no peito. Quando estamos ansiosos, nosso corpo fica em estado máximo de alerta, o que pode levar a um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial...
[ Continuar lendo ]