O doutor Marcelo Cavalcante Costa é Oftalmologista e oferece consulta a pacientes em São Paulo (SP). O especialista é eg...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO que é Terçol?
O terçol é uma inflamação na região dos olhos. O problema ocorre quando alguma das glândulas presentes na borda das pálpebras é entupida ou infectada por uma bactéria. Entre os principais sintomas de terçol estão inchaço, calor e vermelhidão.
Terçol é contagioso?
O terçol no olho não é contagioso. Porém, por mais que pareça um problema simples, o ideal é sempre consultar um oftalmologista para garantir de que se trata de um terçol e não de algo mais grave.
Qual a diferença entre calázio e terçol?
É comum que se faça a confusão entre calázio e terçol. Quando a inflamação ocorre na glândula mais interna (chamada de Meibomius), é um calázio, que normalmente é um cisto não infeccioso e causa sintomas menos dolorosos, apesar de só ser retirado com cirurgia.
Tanto essa glândula quanto as Zeiss e Mol, nas quais ocorre terçol, são responsáveis pela produção da gordura que é incorporada à lágrima e que impede que ela se evapore com facilidade dos olhos, mantendo-os hidratados.
Saiba mais: Terçol ou calázio? Saiba as diferenças para entender qual é seu caso
Causas
O terçol ocorre quando as glândulas produtoras da parte lipídica da lágrima são obstruídas, o que pode ocorrer por alguns motivos:
- Infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja dentro da glândula
- Mau funcionamento da glândula: qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação
- Blefarite: a Blefarite é uma doença que causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento do terçol
- Excesso de oleosidade nos olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas
Sintomas
Sintomas de terçol
A característica mais marcante do terçol é o inchaço na pálpebra, que pode ocorrer na parte de cima ou de baixo dos olhos. Muitas vezes, esse inchaço pode ter uma pontinha amarela, que indica a presença de pus.
Outros sintomas de terçol comuns são:
- Dor local
- Calor e vermelhidão
- Sensação de corpo estranho
- Visão embaçada
- Lacrimejamento
- Fotofobia
Se o terçol for muito grande ou se houver mais de um, ele pode influenciar na curvatura da superfície da córnea, causando um leve astigmatismo, que costuma ser solucionado no fim do quadro. No entanto, isso ocorre mais comumente em casos de calázio.
Saiba mais: Sintomas de terçol: como identificar e tratar em casa
Diagnóstico
O diagnóstico do terçol é feito através do exame clínico e com a lâmpada de fenda. O instrumento é comum no consultório oftalmológico e o especialista consegue analisar o olho do paciente com o auxílio de uma luz de alta intensidade e um microscópio.
Tratamento
Tratamentos para terçol
O tratamento de terçol pode ser necessário em quadros mais graves, mas normalmente se resolve sozinho e sem a prescrição de remédios. Algumas medidas caseiras podem aliviar os sintomas. Veja como tratar o terçol:
- Compressas de água morna: as compressas são muito recomendadas pelos especialistas para ajudar na reabsorção das substâncias acumuladas nas glândulas da pálpebra. O ideal é aplicar essas compressas entre três a quatro vezes ao dia, por cerca de 20 minutos. É importante se atentar à temperatura da água, pois a pele da pálpebra é sensível e pode se queimar
- Colírios para terçol anti-inflamatórios: os colírios ajudam a melhorar o aspecto da região, deixando-a menos inchada. A receita é indicada pelo oftalmologista durante a consulta
Cuidados durante o tratamento de terçol
Os principais cuidados durante o tratamento de terçol envolvem:
- Não espremer o inchaço, pois isso pode agravar a infecção, já que a mão contém diversas bactérias
- Não usar maquiagem nos olhos, pois ela pode aumentar o entupimento da glândula
- Não usar lentes de contato, pois alguns terçóis podem soltar pus e infectar a lente para usos futuros
Tem cura?
O terçol tem cura. Normalmente, o quadro do terçol se resolve entre sete e quinze dias. Caso isso não aconteça, é importante buscar ajuda médica.
Complicações possíveis
O terçol, quando não tratado corretamente, pode causar inflamações mais graves nos olhos, chamadas de celulites. Eles também podem formar abcessos, que acabam levando à necrose do tecido da região e até ao surgimento de cicatrizes.
Referências
Adelmo de Jesus, oftalmologista do Visão Institutos, em Brasília
Marcelo Cavalcante, oftalmologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
Rita de Cássia Obeid, oftalmologista do Hospital CEMA de São Paulo