Bebo muita coca alimentação arroz feijão e carne verduras só batata e alface e tomate devo mudar o que?
Sua Alimentação deverá ser saudável e o mais natural possível.Reduza os alimentos industrializados, açúcares e carboidratos refinados.É preciso saber sobre rotina de treinos, uso de anticoncepcionais, dosagens plasmáticas de hormônios e nutrientes e a partir daí elaborar um plano terapêutico efetivo.O processo é muito mais complexo e necessitaria de ajuda de uma equipe profissional para melhor custo benefício, uma nutricionista e médico pode lhe ajudar no processo.Dra Flaviane Farias Médica Especializada em Endocrinologia – Nutrologia e Prática Ortomolecular.
Nutricionista promovendo e incentivando a saúde por amor a espécie, o ser humano . Especialista - Pós Graduação em curs...
i
Olá, bom dia !
como tem passado em seus dias ?
desejamos que bem a melhor sempre, buscar 'conhecimento' facilita o crescimento .
Mudar implica em escolher, e para fazer boas escolhas é preciso conhecer suas opções.
Por isso, antes de falar de mudanças, vamos explicar sobre os alimentos que você disse que consome.
Retomando a pergunta:
“Bebo muito refrigerante e me alimento principalmente de arroz, feijão, carne e uma salada com apenas batata, alface e tomate. Devo mudar em algo para ter uma alimentação correta?”
Refrigerantes
A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR) define que: “o refrigerante é uma bebida industrializada, adicionada de aromas, não alcoólica, carbonatada, com alto poder refrescante.
Uma lata de refrigerante, por exemplo, do “tipo cola”, contém cerca de seis a nove colheres de chá de açúcar, ou seja, em média possui 40 gramas de açúcar, o que corresponde a 160 calorias.
Porém, os refrigerantes fornecem calorias que serão utilizadas como energia momentânea em poucos casos ou calorias vazias ( desprovidas de outros valores nutricionais ) na sua maioria as calorias vindas destes serão estocadas em caso de excesso. Enquanto que, a mesma quantidade de SUCO DE LARANJA LIMA , possui em média 136 calorias, em contra partida o suco ‘in natura’ o suco da fruta inclui diversos outros nutrientes (FIBRAS, VITAMINAS E MINERAIS) que o refrigerante não possui.
O consumo de REFRIGERANTES CAUSA DIVERSOS MALEFÍCIOS NO ORGANISMO, como por exemplo:
- DESEQUILÍBRIO DO PH CORPORAL onde o corpo terá “muito muito trabalho” para recompor tal equilíbrio.
- EROSÃO dental (perda gradativa dos tecidos dentários duros) devido a presença de ácidos nestas bebidas.
- DIMINUI a absorção de minerais vitais ao metabolismo como o CÁLCIO.
- o agravante de promover RETENÇÃO HÍDRICA devido a elevada quantidade de sódio que possuem e atrapalham que alimentos e seus nutrientes sejam digeridos e absorvidos de maneira eficiente.
- DEPENDÊNCIA possuem cafeína entre outras e o “ açúcar “, classificadas como substancias psicoativas e como também esta substancia está associada ao aumento da pressão arterial e acréscimo de peso corporal respectivamente.
- o consumo energético/calórico ingerido em líquidos NÃO PROMOVEM A MESMA SACIEDADE QUE SÓLIDOS, já que promovem diferente distensão gástrica comparada ao solido e sua “detecção” no organismo é dificultada, a quantidade de “energia” ingerida nesta bebida não se ajusta adequadamente, o que estimularia o apetite dos indivíduos para alimentos não nutritivos.
- ASSOCIA - SE À CARIE DENTÁRIA, GANHO DE PESO E DIABETES MELLITUS TIPO 2.
O Guia Alimentar para a população Brasileira sugere a redução em pelo menos um terço no consumo atual de refrigerantes para uma alimentação mais saudável. Porém, DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL, SEU CONSUMO NÃO É ENCORAJADO DE FORMA ALGUMA.
Consumo de líquidos durante as refeições
No caso deste consumo de refrigerante ser durante as refeições principais (almoço e jantar), deve-se tomar um cuidado também com a quantidade, pois a ingestão de grandes volumes de líquidos nessas ocasiões pode resultar em diluição dos elementos da digestão gástrica (ácido clorídrico e enzimas digestivas) e distensão do estômago, dificultando a digestão, causando uma insatisfação e sensação de “querer mais” que implica em maior consumo de alimentos calóricos “ vazios ” como o próprio refrigerante e ou doces levando ganho de peso.
Desta forma, recomenda-se evitar os líquidos neste momento, porém, a hidratação é importante para um processo digestivo adequado e por isso é imprescindível beber água em média 1 hora antes das refeições ou 1 hora após. Mas, se sentir necessidade de ajuda na deglutição, a ingestão de até um copo americano 180 ml de água pode ser aceitável, tentando sempre diminuir a quantidade. O consumo da mesma quantidade de suco de frutas também pode ocorrer dando preferência às frutas cítricas, que são ricas em vitamina C (como acerola, laranja, limão, goiaba, caju, mamão e kiwi) e auxiliam a absorção do ferro (mineral vital ao ser humano).
Consumo de cereais e leguminosas
Os cereais são os alimentos constituídos de grãos em espigas que são fonte de carboidrato e energia, contendo também proteínas e vitaminas (principalmente B1, B2 e B3). São eles: arroz, trigo, aveia, centeio, cevada, quinoa, entre outros.
A preferência nutricional quanto aos cereais integrais se dá pelo fato destes possuírem mais fibras vitaminas e minerais (como ferro, por exemplo), portanto, quando possível, ingerir o arroz integral. O arroz parboilizado um arroz “pré-cozido” também pode ser utilizado, já que no seu processamento parte dos nutrientes da casca e do germe do grão são integrados ao amido, sendo assim mais nutritivo do que o arroz branco que é totalmente refinado (opte por consumi-lo menos vezes na semana).
As leguminosas são os grãos que dão em vagens “feijões”. São fontes de proteínas, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. São eles: feijões, lentilha, grão-de-bico, soja, ervilha, tremoço, fava e amendoim.
São caracterizadas também por possuírem fatores antinutricionais, ou seja, compostos presentes em alimentos de origem vegetal que pode diminuir a digestibilidade ou impedir a absorção de nutrientes. Para diminuir ou inativar a ação deles, é preciso passar os grãos por tratamento de remolho e térmico apropriado. Molho de em média minima de 6 horas com troca de água 2 ou 3 vezes e 20-30 minutos de cozimento .
Os cereais tem falta de alguns aminoácidos (componentes das proteínas que são essenciais para o crescimento construção celular e bom funcionamento do corpo), assim como as leguminosas, porém, a associação correta entre os dois grupos leguminosas e cereais supre a deficiência de cada um. Ou seja, dentro desta linha o prato base do brasileiro "ARROZ e FEIJÃO" na proporção de 2 porções de arroz integral que é cereal para uma porção de feijão carioca que é leguminosa, possui os aminoácidos essenciais necessários e os tornam fonte proteína de alto valor biológico. Podemos dizer que os cereais e leguminosas tem o lema: “juntos somos fortes”.
Consumo de carnes
As carnes são tecidos animais com alto teor proteico e boa disponibilidade de vitaminas e minerais (ferro principalmente). As principais fontes são bovinas, suínas, carne de frango e peixes. Deve-se optar pelos cortes mais magros, pois a gordura animal em excesso é vastamente associada a dislipidemias (colesterol e triglicérides alto) onde pode acarretar doenças cardiovasculares. Também escolha o modo de preparo simples e saudável, da forma cozida e assadas.
Consumo de hortaliças
Este grupo de alimentos é considerado regulador do corpo humano. Hortaliça é qualquer planta comestível que se cultiva em horta. A importância do seu consumo variado se dá pela quantidade que cada alimento possui de cada vitamina ou mineral e substancias bioativas (encontradas nos alimentos naturais que tem efeitos benéficos à saúde) modulando prevenção e tratamento de doenças.
As de cor branca possuem predominância de flavonoides, selênio e organossulfurados. Essas substâncias denominadas BIOATIVAS atuam contra processos infamatórios e alergias; fortalecem os sistemas imunológico e circulatório; e protegem contra doenças crônicas associadas ao envelhecimento. Ex: cebola, couve-flor e alho.
As hortaliças verdes apresentam uma série de nutrientes: pró-vitamina A, luteína, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B9, vitamina C, vitamina K, cálcio, ferro, magnésio e potássio. No geral, elas auxiliam no crescimento e na manutenção da pele, ossos, cabelos e visão; contribuem para os sistemas digestório, nervoso, imunológico e sexual; e reduzem o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. Ex: brócolis, alface e rúcula.
As hortaliças com tonalidade amarelo-alaranjado contêm pró-vitamina A, vitamina C, carotenoides e flavonoides. O bom funcionamento dos sistemas imunológico e sexual e a proteção contra doenças cardíacas e certos tipos de câncer estão entre os benefícios gerados pelas hortaliças desta cor. Assim como as hortaliças verdes, também contribuem para o crescimento e para melhoria da visão e da pele. Ex: melão, abóbora e cenoura.
As hortaliças vermelhas são ricas em licopeno, vitamina C e ácidos fenólicos. Entre os benefícios para a saúde estão: redução do risco de câncer (próstata, estômago, mama); manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sanguíneos; formação de colágeno; redução do colesterol, do risco de aterosclerose e de doenças cardiovasculares; e fortalecimento do sistema imunológico. Ex: tomate, pimentão e melancia.
A tonalidade roxa indica a presença de antocianina, uma substância com propriedades anticancerígenas que também atua na preservação da memória e na proteção contra doenças do coração. Entre as hortaliças deste grupo, a beterraba especificamente ajuda na redução da pressão arterial e na melhoria do sistema circulatório. Ex: berinjela, repolho roxo, cebola roxa e beterraba.
Deixe sempre um ‘ arco íris ‘ de alimentos colorindo seu prato.
Resumindo
Para se ter uma alimentação mais saudável é preciso SE ATENTAR a todos os nutrientes, ou seja, analisar se O QUE ESTÁ COMPONDO O ALIMENTO INGERIDO REALMENTE NUTRI OU DESNUTRI.
A partir disso, as recomendações gerais que podemos passar a você, são:
- REDUZIR o consumo de REFRIGERANTES em pelo menos um terço inicialmente, e ir em uma crescente a fim de abster-se deste “objeto de consumo” que no final NÃO NUTRI.
- VARIAR o consumo de LEGUMES, VERDURAS E INCLUIR FRUTAS no cotidiano (se tiver dificuldade no começo, uma boa opção será o suco in natura sem adição de açúcares). Podemos estabelecer uma meta de consumo de pelos 3 desses alimentos por dia (sendo UM DE CADA TIPO, no decorrer dos dias ir variando as opções, aprendendo novos gostos e conhecendo novos sabores).
- BUSQUE OUTROS cereais e outras leguminosas alem do arroz e feijão, variando assim o sabor e para ter um aporte adequado de proteínas que são importantes para manutenção da saúde.
- Beber cerca de 2 LITROS DE ÁGUA PURA em média por dia (aumentar conforme altura, peso, idade e atividade física). A proporção adequada é de 0,035 ml de água por quilo de peso por dia. Se você tem 80 kg, serão 2,8 litros de água por dia para um METABOLISMO SAUDÁVEL.
Esperamos ter ajudado a sanar sua dúvida, se outras surgirem fique a vontade para perguntar, continue pesquisando, buscar conhecer é importante para se ter vida plena, caso haja necessidade busque um nutricionista.
“A quem acredita que no final do arco Iris existe um tesouro. Podemos dizer nesta linha de pensamento que: Uma alimentação variada em cores e sabores 'in natura' vindos da natureza lhe trará um pote de recompensa...”
Um só não, dois abraços desejamos sucesso nas suas escolhas.
Cristina Ribeiro estudante estagiaria em Nutrição
+ Dra. Patricia Gunutzmann nutricionista clinica :: 2017.
Tenho sentido mais fome que o comum, tem algo que eu possa fazer para sentir menos?
O aumento da fome pode ser sinal de muitas condições, como a privação do sono ou sono de má qualidade, o estresse ou ansiedade, o uso de alguns medicamentos como corticoides e antidepressivos e doenças como o hipertireoidismo ou diabetes mellitus des...
[ Continuar lendo ]Grávida pode tomar chá de camomila?
Existem estudos, não completamente confiáveis, que apontam que o consumo excessivo da bebida na gestação pode estimular as contrações — mas isso não é comprovado cientificamente. Portanto, o chá de camomila é liberado com cautela na gravide...
[ Continuar lendo ]Quais alimentos dão mais energia?
Existem diversos alimentos que desempenham um papel fundamental na oferta de energia ao corpo de maneira saudável. Entre eles, os carboidratos simples se destacam como principais fontes de energia.O recomendado é incluir frutas, pães, macarrão,...
[ Continuar lendo ]