Redatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Transtorno de personalidade narcisista?
O narcisismo, nome dado ao transtorno de personalidade narcisista, é caracterizado por um padrão de comportamental em que o indivíduo acredita ser único e superior frente aos demais a partir de fantasias irreais de sucesso.
A pessoa narcisista superestima a própria capacidade, exagera suas realizações e, normalmente, tende a subestimar a capacidade das pessoas ao seu redor. Dessa forma, o narcisista pensa e percebe o mundo de forma diferente da maioria das pessoas.
Significado de narcisismo
O termo "narcisismo" faz referência ao mito de Narciso, personagem da mitologia grega que representa a vaidade e a insensibilidade. Segundo o mito, Narciso era um jovem tão belo e tão vaidoso que, após desprezar várias pretendentes por achar que nenhuma era tão boa quanto ele, acabou se apaixonando pelo próprio reflexo.
Obcecado com a própria imagem, refletida em uma fonte de água, Narciso faleceu de sede e fome, pois não conseguia fazer outra coisa que não admirar a si mesmo.
O termo foi introduzido na psiquiatria no final do século XIX, por Havelock Ellis. Atualmente, o narcisismo é um conceito da psicologia analítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro "Sobre o narcisismo".
Causas
A causa do narcisismo patológico ainda é escasso. Entretanto, está claro que há o envolvimento direto dos componentes da personalidade habitual: constituição corporal, temperamento e caráter.
Fatores genéticos e ambientes podem contribuir para o surgimento do transtorno de personalidade narcisista. Há teorias que sugerem que a criação dos pais pode ser uma influência para o desenvolvimento da criança, quando, por exemplo, ela é elogiada ou criticada demais.
Sinais
Pacientes com narcisismo apresentam sintomas como sensibilidade à críticas ou derrotas. No entanto, essa característica não é demonstrada sempre e muitos a transmitem a sensação de humilhação, degradação e vazio interno. Já em alguns casos a reação pode ser de desdém, raiva ou agressivo contra-ataque.
Sintomas do narcisismo
De forma resumida, podemos citar os sintomas do narcisismo da seguinte maneira:
- Sentimento de grandiosidade;
- Necessidade de admiração;
- Falta de empatia;
- Fantasias irreais de sucesso;
- Senso de serem únicos e superiores;
- Intolerância a críticas;
- Exagero de suas habilidades;
- Sentimentos de autoridade;
- Necessidade de atenção e tratamento especial;
- Arrogância;
- Comportamentos autorreferentes;
- Egocentrismo;
- Sérias distorções em suas relações internas com outras pessoas.
Existe, ainda, um esforço enorme para se mostrar humilde a fim de esconder a grandiosidade.
Qual o perfil de uma pessoa narcisista?
A pessoa com transtorno de personalidade narcisista superestima suas próprias habilidades e, por isso, possui uma forte sensação de grandiosidade em tudo o que faz. Ela acredita que é superior aos outros, original ou especial.
Por isso, a pessoa narcisista também se preocupa constantemente com fantasias de grandes realizações e de ser admirada por sua inteligência ou beleza avassaladora. Por outro lado, ela tem a necessidade de ser constantemente admirada e sua autoestima depende da opinião favorável dos outros em relação a ela.
As relações interpessoais são comprometidas pelos problemas resultantes da presunção, da necessidade de admiração e do relativo desrespeito pela sensibilidade alheia. O desempenho pessoal pode ser perturbado em virtude da intolerância a críticas ou derrotas.
Outro aspecto importante é que esses pacientes, mesmo tendo um prejuízo, muitas vezes apresentam condições financeiras elevadas e bons cargos, não sendo uma regra a presença de dificuldade laboral.
Diagnóstico
Os critérios de diagnóstico do narcisismo devem estar presentes de maneira persistentes desde adolescência, para que o especialista possa dizer realmente que o paciente tem transtorno de personalidade narcisista.
Em geral, é preciso que ao menos cinco das características abaixo estejam presentes para a conclusão de um caso de narcisismo:
- Sentimento grandioso da própria importância (por exemplo, exagera realizações e talentos, espera ser reconhecido como superior sem realizações comensuráveis;
- Preocupação com fantasias de ilimitado sucesso, poder, inteligência, beleza ou amor ideal;
- Crença de ser "especial" e único e de que somente pode ser compreendido ou deve associar-se a outras pessoas (ou instituições) especiais ou de condição elevada;
- Exigência de admiração excessiva;
- Sentimento de intitulação, ou seja, possui expectativas irracionais de receber um tratamento especialmente favorável ou obediência automática às suas expectativas;
- Explorador em relacionamentos interpessoais, isto é, tira vantagem de outros para atingir seus próprios objetivos;
- Ausência de empatia: reluta em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades alheias;
- Frequentemente sente inveja de outras pessoas ou acredita ser alvo da inveja alheia;
- Comportamentos e atitudes arrogantes e insolentes.
Fatores de risco
Os traços do narcisismo patológico pode ser particularmente comuns em adolescentes, não indicando, necessariamente, que o indivíduo terá um transtorno da personalidade narcisista.
Os homens perfazem 50 a 75% dos indivíduos com o diagnóstico de Transtorno da Personalidade Narcisista.
Tratamento
Não existe um tratamento para narcisismo específico. O que se faz é o uso de medicamentos para tratamento dos transtornos concomitante ao quadro.
Em geral, é feita psicoterapia, que é responsável por dar enfoque aos conflitos primários. A terapia cognitivo-comportamental também pode ser interessante.
Tem cura?
Os indivíduos narcisistas podem ter dificuldades especiais no ajustamento ao início das limitações físicas e ocupacionais inerentes ao processo de envelhecimento. Assim, com o tratamento adequado pode ocorrer uma melhora importante das disfunções emocionais e relacionais do paciente.
Prevenção
A identificação de traços do narcisismo e oferta psicoterapia individual e de grupo antes de um agravamento do quadro pode ser fundamental para impedir uma progressão para o transtorno propriamente dito.
Além disso a prevenção e o tratamento dos outros transtornos psiquiátricos é fundamental para proteção desses pacientes com traços de personalidade narcisista que são identificados.
Convivendo (Prognóstico)
Atualmente, é conhecido que a psicoeducação, ou seja, conhecer mais e mais sobre seu transtorno, é fundamental para adesão ao tratamento, para ajudar na convivência com os familiares, colegas de trabalho e cônjuge.
Sabe-se também que possivelmente pacientes com transtorno de personalidade narcisista terão a psicoterapia como o principal norteador do tratamento de longo prazo.
Complicações possíveis
A maior complicação possível em quadros de transtorno da personalidade narcisista é a presença de outros transtornos psiquiátricos como quadros de depressão, ansiedade, psicose.
Referências
Lucas Gabriel Maltoni Romano, psiquiatra e especialista em Terapia Comportamental (CRM-SP 144.397).
CATALDO NETO, Alfredo; GAUER, Gabriel José Chittó; FURTADO, Nina Rosa. Psiquiatria para estudantes de medicina. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
American Psychiatric Association (2000). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (revista 4th ed. ) . Washington , DC: . Autor