Alguém que tem depressão desde a infância, mas só foi diagnosticado aos 23 anos e hoje está pior, pode fazer o que?
Formada em psicologia pelo Centro Universitário Paulistano e em psicanálise pelo Centro de Estudos em Psicanálise.Especi...
i
antigamente não era comum o diagnostico em crianças, por isso muitoss só souberam de seus quadros na vida adulta, mesmo hoje em dia ainda há resistencia neste quesito.
Mas mesmo que se tenha iniciado o tratamento tempos depois, é possível conter e obter bons resultados com o quadro, onde a pessoa segue muito com a vida sem maiores interferencias da depressão.
O tratamento é sempre muito particular e envolve um processo desde adaptação e verificaçao da medicação, pois nem todos possuem os mesmos resultados, com as mesmas medicações. Assim como em muitos casos é preciso o acompanhamento psicológico em conjunto, para que a pessoa possa ser acolhida e auxiliada em seus sintomas particulares bem como nas interferencias que a doença traz para vida (pessoal, profissional, familiar, social...). O acompanhamento psicológico acaba sendo fundamental para ajudar o paciente na autopercepção e através deste na possibilidade de amenizar o impacto da doença em sua vida.
O tratamento, tanto medico, quando psicológico costuma ser para o resto da vida, as vezes obtendo periodo de pausas, mas sempre ciente de que é preciso uma certa psicomanutenção de tempos em tempos. E há casos onde o acompanhamento sera contínuo para o resto da vida, dependendo o grau e sintomas, pois há uma variedade de depressão, dentre elas a Recorrente, ou seja, a cada certo periodo o paciente tende a ter recaídas (independente se está tudo bem na vida) . Se ele estiver em tratamento tende a sentir menos impacto, mas se ele não estiver com seus medicamentos ou em acompanhamento psicológico pode sentir a recaída com mais intensidade, ou seja pior.
A depressão é um defcit de ansiedade ("boa") no corpo e por isso a necessidade do medicamento. O organismo não produz os impulsos vitais necessarios, então o medicamento fornece, não depende de força de vontade ou de um querer, é uma doença devido a uma falha no organismo e a terapia ajuda a enfrentar os impactos que este defict gera na vida da pessoa.
No seu caso é preciso entender o que é esta piora? desde quando observa esta queda?
Você continua seu tratamento psiquiátrico (para medicação)? Fez ou faz acompanhamento psicológico?
Buscar um profissional pode ser necessário neste momento
Espero ter ajudado
Atenciosamente
Sou formada pela UFJF desde 2005, com pós graduação em Especialização do Desenvolvimento Humana (UFJF) e Terapia Comport...
i
Olá;
A depressão é uma doença que precisa ser tratada de forma multifatorial, ou seja, com uso de medicações, mas também a psicoterapia, além de alterações no modo de vida.
Isso se deve as suas próprias características que vão da diminuição da capacidade de sentir prazer em suas atividades diárias, a irritabilidade, angustia, certa ansiedade, desinteresse, baixa auto estima entre outros.
A depressão em geral leva ao indivíduo a apresentar uma serie de pensamentos de inutilidade, desvalorização de si mesmo, percepção de inutilidade e por ai vai, sendo nestes aspectos que a terapia deverá atuar. Pois uma vez que a medicação, for suspensa o paciente já deverá ser capaz de lidar com essas percepções, que foram trabalhadas no processo terapêutico.
Voltando a sua pergunta/afirmação, aconselho a procurar novamente tratamento, pois não é incomum o retorno da doença.
Tratamentos eficazes, são aqueles que instrumentalizam o paciente a lidar com seus sintomas e as novas situações de vida, sem o paciente ficar dependente do uso da mediação e ou mesmo da terapia.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
O tratamento ideal para superação e cura da depressão é multi disciplinar; envolve atendimento médico e psicológico. A medicação é um parte do tratamento e não o tratamento completo. É preciso mudar a mente, as escolhas e ações para que tudo funcione bem para melhoria e resultado final de cura. Por isso, é importante entender se há mesmo um quadro depressivo ou não. Mesmo que o diagnóstico tenha vindo agora.
Depressão é distúrbio psíquico que determina períodos de tristeza e baixa de energia, tendo como associação questões reais ou imaginários. As vezes, acontecem após uma grande perda, um momento difícil, alguma limitação mais marcante, dificuldade de lidar com a realidade, mudanças e problemas para conseguir se adequar e adaptar.
Sintomas mais comuns:
- envolve uma distorção do pensamento (que podem ser confusões sentimentais);
- baixa de energia;
- falta vitalidade para agir e pensar;
- as ideias são mais ligadas a questões passadas e no que já se viveu;
- perda da concentração no momento presente;
- normalmente, a dor de algo ruim permanece no presente, como se não houve tido uma “atualização” da mente, e com isso, o que é dor passada, passa a ser vivida como dor presente e sem capacidade de ação, pois o passado não se muda, só a percepção dele;
- tristeza;
- pode acontecer choro e angustia;
- algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentissem desamparadas.
Os profissionais qualificados e especialistas para o tratamento são: psiquiatras e psicólogos. Em alguns casos se faz necessário o uso de medicamento para combater o problema. E somado a isso, sessões de psicoterapia. Explicando de modo simples e preciso: a medicação ajuda que a mente funcione melhor e as sessões são direcionadas para o encontro do bem estar, a solução de problemas e adaptação ao que se faz necessário.
Para quem sofre com o problema é fundamental entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade e problemas do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão, desânimo e pensamentos negativos?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
O meu livro: O Segredo Para Vencer a Depressão - Ed. Universo dos Livros, pode ser um bom aliado para o processo e bem estar e cura. Ali você encontrará informações e ferramentas para o bem estar e melhoria pessoal.
Tenho também no mesmo site: curadalma um áudio de hipnose para combater a depressão e outro para se curar da ansiedade. A ideia é que a pessoa possa ter mais uma ferramenta ou técnica complementar ao tratamento para obter mais rapidamente a cura.
A depressão tem cura e merece atenção e tratamento.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]