Na dieta da sopa, quais são os melhores ingredientes para usar na sopa para emagrecer?
Clarissa Tamie Hiwatashi Fujiwara Deveza é nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (F...
i
Não há um padrão estabelecido para a composição das sopas na chamada "Dieta da Sopa”, contudo, figuram dentre os ingredientes para o seu preparo variedade de vegetais, como: vegetal folhoso, sejam folhas como acelga, repolho e folhas verdeescuras, a exemplo da couve, espinafre, escarola, além de legumes e verduras como a abobrinha, berinjela, cebola, cenoura, couve-flor, brócolis, couve-de-Bruxelas, nabo, alhoporó, abóbora, tomate.
Caldos, preferencialmente caseiros, agregam mais sabor à preparação e temperos como ervas frescas (ex. salsinha, cebolinha), além de alimentos com ação termogênica, ou seja, elevando discretamente o metabolismo, como pimentas, gengibre e o curry, podem ser utilizados.
Dentre as opções para acrescentar proteínas à sopa, que irão proporcionar maior sensação de saciedade e são importantes para a manutenção da massa muscular - estão cortes de carne magros, como o peito de frango desfiado e carnes vermelhas como, por exemplo, o músculo bovino.
O cozimento com quantidade mínima, em virtude de elevada densidade energética - de óleos vegetais e azeite de oliva também pode ser feito para incorporar gorduras insaturadas na composição nutricional da sopa.
A depender da restrição energética, podem ser inclusos, controlando-se o tamanho das porções, tubérculos, a exemplo das batatas – especialmente a batata-doce (com menor índice glicêmico que a batata inglesa), inhame, cará, mandioquinha, mandioca, assim como cereais (como o arroz integral, aveia, milho, quinoa, amaranto) e leguminosas – dentre as quais figuram o grão-de bico, lentilha, vagem, ervilha, soja e feijões.
Ao analisar a composição de uma sopa, deve-se pensar de forma a enxergar os mesmos ingredientes que compõem a sopa, porém separados e servidos num prato com convencionalmente a maioria das pessoas come as refeições principais, um prato equilibrado teria maior proporção de verduras e legumes, uma parte aos alimentos mais ricos e proteínas e outro fonte de carboidratos complexos. Enfatiza-se que ingredientes que compõem a sopa podem ser substituídos, atentando-se que devem ser trocados por aqueles que pertencem ao mesmo “grupo” alimentar – por exemplo, um tubérculo por outro tubérculo (ex. batata doce por mandioquinha).
Tenho sentido mais fome que o comum, tem algo que eu possa fazer para sentir menos?
O aumento da fome pode ser sinal de muitas condições, como a privação do sono ou sono de má qualidade, o estresse ou ansiedade, o uso de alguns medicamentos como corticoides e antidepressivos e doenças como o hipertireoidismo ou diabetes mellitus des...
[ Continuar lendo ]Grávida pode tomar chá de camomila?
Existem estudos, não completamente confiáveis, que apontam que o consumo excessivo da bebida na gestação pode estimular as contrações — mas isso não é comprovado cientificamente. Portanto, o chá de camomila é liberado com cautela na gravide...
[ Continuar lendo ]Quais alimentos dão mais energia?
Existem diversos alimentos que desempenham um papel fundamental na oferta de energia ao corpo de maneira saudável. Entre eles, os carboidratos simples se destacam como principais fontes de energia.O recomendado é incluir frutas, pães, macarrão,...
[ Continuar lendo ]