Pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação?
Ginecologista, Obstetra e Mastologista. Com experiência de mais de 20 anos, atua com métodos modernos de atendimento, co...
i
Sim, a pílula do dia seguinte pode atrasar a menstruação, pois ela consiste em uma dosagem hormonal muito alta (como se fosse ingerida uma cartela de anticoncepcionais de uma vez só) que vai inibir/impedir a ovulação ou a implantação do óvulo. Então, com a dosagem hormonal intensa, ocorre uma desregulação hormonal.
Como são muitos hormônios vindos de fora (externos), o corpo entende que ele não precisa mais produzi-los, causando uma alteração das taxas hormonais que leva à irregularidade menstrual. Algumas pacientes podem menstruar por bastante tempo, enquanto outras podem ficar um tempo sem menstruar.
Quando ocorre esse atraso, a situação pode ficar pior: diante do risco de ter engravidado, a paciente pode sofrer com estresse e começar a produzir mais cortisol (hormônio do estresse), o que ajuda a diminuir a produção hormonal e atrasar ainda mais a menstruação.
Por isso, é importante deixar claro que a pílula do dia seguinte deve ser tomada somente em situações de urgência.
Os ciclos menstruais de mulheres que convivem juntas se alinham?
Esse tema costuma ser bem controverso. Antigamente, acreditava-se que os ciclos menstruais das mulheres que convivem muito se alinhavam por conta dos hormônios. Porém, os estudos atuais apontam que, muito provavelmente, isso não passa de um mito...
[ Continuar lendo ]