Uma pessoa que fica irascível sem motivo e depois de pouco tempo age de forma simpática como se não houvesse nada pode ser bipolar?
Psicólogo com 10 anos de experiência. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Es...
i
Sua pergunta é bastante interessante. Vivemos numa época em que os diagnósticos e termos da psiquiatria enchem as páginas de revistas e jornais. Diariamente encontra-se matérias que esclarecem - e confundem - sobre o tema. O transtorno bipolar é um dos que se popularizou neste movimento, numa lista que engloba, por exemplo, os termos hiperatividade, depressão, mania, paranoia.
Além desse movimento de popularização do conhecimento psiquiátrico, há uma aceleração na mudança do modo como se compreende cada doença. E nem sempre é uma mudança positiva. Hoje em dia discute-se muito, por exemplo, sobre o direito que temos de ficar tristes, já que as "normas" sobre o que se considera depressão dizem que uma pessoa normal só pode ficar triste por 2 meses, mesmo que ela tenha acabado de perder uma pessoa muito querida. Aí começa a valer a pergunta: "o que o bom senso nos diz? que aquela pessoa está triste porque perdeu alguém muito querido e vai conseguir superar isso com o apoio de familiares e amigos? ou ela está triste sem motivos, já tendo elaborado a perda?".
Quanto ao transtorno bipolar, há não muitos anos considerava-se que ele só existia quando as mudanças de humor não eram tão constantes. O paciente ficava meses em um estado e depois passava para o outro. Mas, por conta desse movimento que mencionei antes, agora se diz que não: que qualquer mudança brusca e rápida de humor pode ser transtorno bipolar.
Mas, veja bem, não escrevi aquela introdução à toa. É importante apelar para o bom senso de quem está avaliando a pessoa em questão: será que ela tem motivos para tais variações de humor? O que pode estar acontecendo na vida dela que justifique tais oscilações?
Além do mais, em geral diz-se que o transtorno bipolar é uma oscilação entre raiva ou bom humor e momentos de depressão. Pelo que você descreveu, não há os momentos depressivos, certo?
Então, o que lhe recomendo é uma visita a um bom profissional de sua confiança para que o caso possa ser melhor avaliado. E não se esqueça, muitas vezes "sofremos" com uma coisa chamada vida, uma "doença" em que variações de humor estão previstas, não é? Pare um bocado e reflita.
Boa sorte!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]