O que causa queda de cabelo ?

Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tem residência médica em dermatologia no Hospit...
i
A calvície quando acomete as mulheres e pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. A alopécia androgênica (calvície) é uma manifestação que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai. O processo acontece devido a ação de uma enzima sobre o hormônio testosterona gerando um subproduto do hormônio que age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.
Outras causas, como anemia, deficiência de ferro e alterações da tireoide, podem provocar a queda dos cabelos nas mulheres, porém a manifestação ocorre de forma diferente, também provocando rarefação mais difusa dos cabelos, sem o afinamento característico da alopécia androgênica.
Doenças reumatológicas, como lúpus eritematoso sistêmico, infecciosas, como a sífilis, devem ser investigadas em alguns casos.
Stress piora a queda também. Existem doenças auto imunes, como a alopécia areata, onde o organismo ataca o foliculo e o cabelo cai. Outras doenças, como o liquen plano pilar, podem causar cicatrizes no couro cabeludo com queda definitiva dos cabelos. Enfim, existem inúmeras causas e a investigação completa deve ser feita pelo dermatologista.
Tratamento
O tratamento, depende do processo. No caso da alopécia androgenética, visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos). Podem ser utilizados por via oral ou sob a forma de loções aplicadas no couro cabeludo.
A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres em idade fértil devido a possíveis problemas em caso de gravidez, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes. Além disso é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias de uso local.
O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer, devendo-se ter paciência e perseverança. Muitas vezes é necessária a troca do medicamento até que se obtenha o melhor resultado. Se o tratamento for interrompido, o processo se reinicia e a queda voltará a acontecer.
Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopécia areata.
A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo médico dermatologista.
Por que cabelos lisos tendem a ser mais oleosos?
Se você tem cabelos lisos, provavelmente já notou que a oleosidade aparece com mais frequência. Isso acontece porque a estrutura reta dos fios facilita a distribuição do sebo produzido pelo couro cabeludo. Diferente dos cabelos cacheados ou crespos,...
[ Continuar lendo ]Em quanto tempo os tratamentos para queda de cabelo costumam funcionar?
Os tratamentos para queda de cabelo variam bastante em termos de tempo para apresentar resultados, dependendo da causa da queda, do tipo de tratamento e das características individuais de cada pessoa. Para casos de eflúvio telógeno, que é uma forma c...
[ Continuar lendo ]Receitas caseiras realmente fazem o cabelo crescer?
O fio de cabelo é constituído por moléculas de queratina empilhadas, então quando falamos em saúde capilar, crescimento e beleza dos fios, o foco deve ser no couro cabeludo. Portanto, receitas caseiras, como o uso de óleos, frutas, entre outros...
[ Continuar lendo ]