O transtorno bipolar tem cura?
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
É claro que tem cura... basta que a pessoa queira sair deste estado e procure ajuda e se comprometa com a sua saúde.
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
Transtorno bipolar tem cura sim. Procure um Psicólogo e entre num processo psicoterapêutico.
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
Infelizmente, não. Como qualquer doença crônica, como diabetes, hipotireoidismo, hipertensão, não há cura e sim controle dos sintomas e sua manutenção ao longo da vida. Ou seja, controlados os sintomas, a pessoa volta ao seu grau de funcionamento anterior, desde que o tratamento seja feito precocemente, com o uso contínuo e regular de medicamentos adequados e por médico experiente no assunto.
O tratamento dos Transtornos Afetivos é multifatorial, crônico e de longa duração. Deve ser iniciado o quanto antes, por profissional experiente no assunto. Pelo caráter crônico da doença, o tratamento e ou controle devem ser contínuos (exatamente como acontece com quem tem problemas no coração, pressão alta ou diabetes, por exemplo). Na fase depressiva existem medicações estabilizadoras do humor com ação antidepressiva e com poucos efeitos colaterais. O carbonato de lítio, a lamotrigina, quetiapina, topiramato são alguns dos medicamentos usados.
Na depressão bipolar não são indicados os antidepressivos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (fluoxetina, paroxetina, sertralina e outros) e nem os tricíclicos (tofranil, anafranil, nortriptilina, amitriptilina). Eles não devem ser usados, pela alta frequência de “virada maníaca”.
Na fase de mania o tratamento é feito com medicamento estabilizador do humor, ou com um neuroléptico atípico (eles também têm ação estabilizadora do humor e baixo índice de efeitos colaterais) ou com o carbonato de lítio. Usualmente, pode ser necessária a associação de vários medicamentos. Muito bom também, pois facilita a aderência ao tratamento, são as formas injetáveis de longa ação de certos antipsicóticos atípicos, aplicados uma vez ao mês, como é o caso da paliperidona injetável, e que por ser medicação de alto custo, é paga pelo plano de saúde e aplicada em hospital que o próprio convênio direciona o paciente para que lá seja aplicada a injeção, sem qualquer custo ao paciente.
Resumindo, o tratamento é multifatorial e contínuo:
- Psicofarmacoterapia.
- Psicoterapia individual = TCC = terapia cognitiva comportamental ou a terapia interpessoal.
- Grupos de Apoio a portadores e seus familiares. Os grupos são de cunho psicoeducativo e são fundamentais para o tratamento da abordagem psicossocial, adesão ao tratamento, entendimento dos sintomas precoces, manejo da doença, dos remédios, como lidar com o paciente, etc. Os grupos são gratuitos e existem em alguns estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e outros.
- Terapia familiar
- casos mais graves, e que no momento estejam cursando com sintomas psicóticos ou auto/heteroagressividade e ou com risco de vida - tratamento em regime de internação domiciliar. De acordo com a gravidade do caso, optar pela internação em hospital.
Todos esses tratamentos visam reduzir a morbimortalidade, identificar precocemente os novos episódios, minimizar a deterioração funcional, promover atividade de rotina e de padrões de sono entre outras. As tentativas de suicídio ocorrem em 15% dos casos. O risco é maior chegando até 60% em alguns casos, nas fases de mania psicótica, ciclagem rápida, depressão bipolar severa, depressão pós-parto grave e outras.
- sempre se lembrar de perguntar sobre o uso de álcool e drogas porque em algumas condições, o próprio abuso de álcool/drogas pode ser um sintoma do transtorno bipolar.
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
É claro que tem cura... basta que a pessoa queira sair deste estado e procure ajuda e se comprometa com a sua saúde. Transtorno bipolar é um sintoma. Precisa ser esclarecido o que ele representa, qual a mensagem que traz.
Psiquiatra Titulado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina. Psicoterap...
i
Sim. Os pacientes que fazem uma boa psicoterapia e uso adequado de medicações acabam se beneficiando de um estado de estabilidade e ausência de crise. Na minha experiência pessoal, apenas a minoria conseguem manter essa conquista sem a ajuda de medicações estabilizadoras. Os demais, compondo resultado da psicoterapia e medicação.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]