Por que uma pessoa acumula muitos livros, revistas, texto, entre outros?
Graduada em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)-Santa Catarina e especialista em MBA Ed...
i
Bem, há uma clara diferença entre o acumulador compulsivo e o colecionador. Mesmo que o colecionador seja compulsivo para adquirir objetos de sua coleção, como selos, carros, borboletas, bonecas, games, bichos de estimação, relógios, etc., ele tende a organizar os objetos racionalmente, respeita sensatamente o espaço, os valores e as possibilidades práticas de aquisição. Os acumuladores compulsivos, por sua vez, são incapazes de organizar o seu espaço de convivência, perdem o autocontrole para adquirir ou de se desfazer das coisas.
A acumulação compulsiva consiste na aquisição ou recolha ilimitada de objetos de pouca ou nenhuma utilidade, muitas vezes já deixados no lixo por outras pessoas.
Acumulação compulsiva é um transtorno emocional com fortíssima repercussão comportamental e cognitiva caracterizado por recolhimento excessivo e incapacidade para descartar coisas, geralmente sem utilidade. O comportamento de acumulação compulsiva geralmente causa mal-estar e prejuízo de ordem emocional, social, financeiro, físico tanto para a pessoa que sofre, quanto para membros da família.
Os acumuladores compulsivos juntam grande quantidade de coisas, geralmente em completa desordem, ocupando áreas excessivas da casa ou do local de trabalho que fazem falta às demais pessoas. Nos casos graves o paciente começa enchendo um quarto de quinquilharias, depois outro, a sala, cozinha e logo não sobra espaço para mais nada na casa.
Algumas pessoas acumuladoras compulsivas podem não ter senso crítico da anormalidade e morbidade de sua atitude, mas, não obstante, seu comportamento costuma ser angustiante para outras pessoas, como por exemplo familiares, vizinhos, amigos.
Certamente, se o paciente não acredita que seu comportamento seja bizarro, anômalo, doentio, mórbido e que ele precisa de ajuda, até mesmo para benefício e alívio das pessoas que convivem com ele, então ele jamais acreditará que precisa de tratamento. Não haverá disposição ou motivação para empenhar-se em ser uma pessoa melhor.
No entanto, caso ele reconheça que precisa de ajuda, recomenda-se o tratamento psicoterapêutico com psicólogo para dar significado emocional a esta necessidade de acumular coisas na vida.
Fonte: Ballone GJ - Acumuladores Compulsivos in. PsiqWeb, Internet - disponível em http://www.psiqweb.med.br/, 2013
Psicóloga há 10 anos e educadora atuante na Educação Infantil por 13 anos, há 08 anos, dedico-me exclusivamente ao atend...
i
Antes de falarmos sobre o acúmulo de objetos é necessário entendermos como o processo se iniciou. Para que possamos pensar em transtornos mentais é necessário que alguns sintomas estejam presentes por mais de seis meses.O Transtorno de Ansiedade pode ser um motivador para o acúmulo, pois o indivíduo poderá ter dificuldade em se desvincular de pessoas, objetos e situações.O Colecionismo no Transtorno Obsessivo Compulsivo retrata a dificuldade de se desvencilhar de objetos e a necessidade de guarda-los. Aqui não há distinção entre objetos úteis ou inúteis.O tratamento para os Transtornos são avaliação de um psicólogo, sessões de psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico. A abordagem Cognitivo Comportamental tem alcançado excelentes resultados. Nunca deixe de procurar ajuda profissional especializada, pois as informações aqui contidas servem apenas como esclarecimentos, não como consultas.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]