Como conseguir mais informações sobre desnutrição, obesidade, anorexia e bulimia?
Psicoterapeuta com Experiência no Tratamento de Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Distúrbios alim...
i
Além de procurar o assunto em artigos e livros você pode consultar um endocrinologista, um psiquiatra e um psicólogo para falar sobre o assunto, além de tentar encontrar alguns depoimentos de quem sofre e já sofreu com isso.
Flavia Pitanga é psicóloga (CRP 34553), psicanalista, escritora e licenciada em Psicologia.Atua como psicóloga clínica e...
i
Seguem informações sobre obesidade:
A necessidade de ingerir regularmente quantidade exagerada de alimentos (normalmente os que a pessoa elege como os que mais lhe “confortam”) caracteriza a compulsão alimentar. Essa é uma das principais causas da obesidade.
É muito comum observarmos essa compulsão iniciando na infância. O motivo desse comportamento tem origem nos primeiros meses de vida da criança, através da amamentação. A forma como essa experiência acontece é o que desperta a busca incessante por comida.
Um bebê naqueles dias de muito choro leva a mãe, normalmente ansiosa, a oferecer logo o leite, mas muitas vezes não se trata de fome. A criança pode estar sentindo dor, frio, sono. Ao amamentar, a mãe conforta a criança. Se o problema era frio, por exemplo, logo o bebê se sente aquecido, para de chorar e mama. A criança associa essa sensação de prazer do aconchego à comida. Ela passa, então, a buscar conforto na comida.
Por outro lado, tem aquela mãe com dificuldade em dar afeto ao amamentar. Muitas mulheres apresentam quadro de depressão, por exemplo. Existe uma série de outras questões físicas e emocionais que dificultam esse cuidado. O bebê não apenas necessita do alimento, como também precisa da proteção materna. Quando falta esse laço, o vazio é sentido pelo bebê.
Sendo assim, podemos dizer que o afeto entre mãe e filho interfere na maneira como ele vai lidar com a comida ao longo da vida. Isso foi comprovado por um estudo publicado na revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, nos Estados Unidos.
Então, o que fazer quando o problema já existe?
O tratamento da obesidade requer trabalho multidisciplinar de médico, nutricionista e psicólogo.
Avaliar e acompanhar a saúde física da pessoa obesa é fundamental; a reeducação alimentar é essencial; cirurgias bariátricas são feitas em casos de indicação médica. Agora, se a pessoa não se dá conta do porque faz da comida um vício e não sabe controlar esse hábito já estabelecido em sua vida, não vai conseguir manter seu peso saudável por muito tempo.
Além disso, é preciso trabalhar a questão também durante toda a fase de mudança corporal (o emagrecimento).
A emoção que dá origem à compulsão alimentar é a grande questão a ser trabalhada e ela está no inconsciente de cada pessoa.
Flavia Pitanga
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]