Como tratar a acne?
Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), tem residência médica em dermatologia no Hospit...
i
A acne é uma doença causada por uma obstrução nos poros da pele devido a uma alteração na produção de queratina no interior destes e pelo excesso de produção de sebo. Uma vez obstruído, o poro dilata e as bactérias em seu interior começam a alterar a composição de sebo, e a gerar inflamação, que produz a espinha.
Os tratamentos para acne visam controlar um ou mais destes fatores de a causam.
Peelings, sabonetes, adstringentes, loções que promovem esfoliação na pele, bem como a isotretinoína de uso local, visam a desobstrução dos poros e a eliminação dos cravos (comedões).
Outros produtos diminuem a inflamação e eliminam as bactérias envolvidas na acne, como peróxido de benzoíla, ácido azeláico, nicotinamida, clindamicina, eritromicina.
A isotretinoína oral, é a medicação mais eficaz para o tratamento da acne, podendo ter ação definitiva em 80-90% dos casos após o tratamento.
Existem tratamentos mais novos, como a luz azul, que elimina as bactérias envolvidas na acne, e a terapia fotodinâmica.
Para cada paciente o tratamento deve ser cuidadosamente escolhido pelo dermatologista, de forma individualizada.
Formada em 2001 pela Universidade do Vale do Sapucaí -Univás (Medicina Pouso Alegre – MG). Queria ser cirurgiã. Pas...
i
Depende do tipo de acne. Os tratamentos são os mais variados possíveis.
Vão desde uma higienização importante, produtos seborreguladores, antibioticoterapia de uso oral e uso tópico e isotretinoína via oral.
Cada caso deve ser devidamente classificado para que o tratamento seja eficaz.
Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Pós-Graduado em Dermatologia pela Universidade Federal do Ri...
i
Como existem diversos tipos e causas de acne, o tratamento varia em cada caso.
É importante afastar a causa, quando esta existe. São exemplos comuns o uso de alguns cosméticos, o uso de anabolizantes ou outras medicações, consumo exagerado de carboidratos, e cada vez mais acredita-se que o leite animal tenha participação na acne. Porém na maioria das vezes não encontramos uma causa específica.
O tratamento básico envolve mudanças no hábito alimentar, limpeza da pele, aplicação de medicações tópicas (géis e cremes), e proteção solar. Dependendo da intensidade da doença, são necessárias medicações via oral, que podem garantir melhora temporária, ou até definitiva.
Como medidas auxiliares, pode-se esfoliar a face no domicílio, realizar limpezas de pele, peelings em consultório e até tratamento com lasers e luz intensa pulsada apresentam um grande papel.
Em alguns casos, sobretudo na acne da mulher da adulta, é indicado o uso de pílulas anticoncepcionais ou outras medicações que diminuam a ação dos hormônios sobre a pele e cabelos.
O mais importante é buscar um dermatologista de confiança. Quando você inicia o tratamento sem orientação especializada, você pode retardar a melhora da pele, permitindo o surgimento de manchas e cicatrizes definitivas.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]