TOMO BROMAZEPAM DE 6mg 3 vezes ao dia e não esta fazendo mais efeito.não durmo mais a noite,fico irritado.oque devo fazer?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
O bromazepam (Lexotam) é um medicamento tranquilizante ou “calmante”, da classe dos benzodiazepínicos. Estes produzem cinco efeitos principais no organismo, como efeitos sedativo, hipnótico, ansiolítico, relaxante muscular e anticonvulsivante, sendo eles diferentes conforme o benzodiazepínico.
Os tranquilizantes têm sido usados há milênios. Seus efeitos diminuem a ansiedade, apreensão, tensão ou medo. Muitas pessoas só dormem após tomarem seu sedativo preferido e para suportar o dia desagradável que virá ingerem mais outro calmante diurno. Alguns usam tranquilizantes para viajar de avião, dançar, fazer provas, dar aulas, ir a encontros sociais, reuniões, entrevistas, etc., ou seja, principalmente em atividades que possam acarretar certo grau de intranquilidade.
São úteis no tratamento do Transtorno do Pânico, da insônia, agitação, espasmos musculares, abstinência do álcool e como pré-medicação nos procedimentos médicos ou odontológicos.
Uma estatística da Organização Mundial de Saúde mostrou um consumo anual de mais de 550 milhões de diferentes psicotrópicos no Brasil, 70% deles eram ansiolíticos benzodiazepínicos.
Entretanto, os benzodiazepínicos, inicialmente recebidos com grande otimismo pela classe médica, aos poucos passou a produzir preocupações, em particular, o risco de dependência e tolerância, que se tornou evidente na década de 1980. Embora exista uma crescente consciência dos efeitos adversos dos benzodiazepínicos a longo prazo, eles continuam a ser usados de forma totalmente inadequada, exagerada e trivial, para aliviar qualquer ansiedade.
O problema é que eles costumam ter efeitos colaterais adversos, relacionados à sua ação sedativa e relaxante muscular, variando de indivíduo para indivíduo. A sedação pode levar a depressão, sonolência, tonturas, diminuição da atenção e concentração. A falta de coordenação muscular pode resultar em quedas e lesões, especialmente entre os idosos, além de dificuldade para andar. A diminuição da libido é um efeito colateral comum. A desinibição pode surgir como efeito paradoxal levando a pessoa a ter uma conduta social inconveniente.
Efeitos adversos tardios pelo uso de benzodiazepínicos podem ocorrer e incluem deterioração geral da saúde mental e física que podem aumentar com anos de uso. Felizmente, não são todos que apresentam problemas com o uso em longo prazo. Outros efeitos adversos podem incluir comprometimento cognitivo.
Eles causam dependência psicológica e física, dependente da dosagem e duração do tratamento. A dependência física estabelece-se após 6 semanas de uso, mesmo que moderado. Os problemas de dependência e abstinência/privação tendo se transformado num problema de saúde pública, que só agora começa a ser reconhecido na sua verdadeira escala.
FINALMENTE, RESPONDENDO A PERGUNTA DA LEITORA, o que está ocorrendo com você é o que chamamos de TOLERÂNCIA, ou seja, o uso crônico do benzodiazepínico vai fazendo com que o mesmo vá perdendo a eficácia, sendo necessário que o paciente aumente cada vez mais a dose do medicamento para que ele faça o mesmo efeito da dose do início do tratamento, razão por que atualmente é indicado a sua administração de no máximo 3 semanas para os casos de menor complicação.
Com isso, pacientes vão aumentando consideravelmente o número de comprimidos ao dia para obter um efeito pequeno até que chega um momento onde o benzodiazepínico não fará mais efeito E NAO RARO NESSES CASOS O REMÉDIO PASSA A CAUSAR SINTOMAS PARADOXAIS COMO IRRITAÇÃO, AGITAÇÃO, ENTRE OUTROS.
De modo que a minha sugestão é que você consulte um psiquiátrico e deixe que ele cuide de você, para poder ir reduzindo lentamente o bromazepam e introduzir outro medicamento dos chamados tarja vermelha, que não levam a tolerância.
Abs
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]