Qual a causa da tricotilomania?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
A Tricotilomania (TTM) é um distúrbio crônico que faz com que a pessoa sinta um desejo incontrolável (impulso) de arrancar seus cabelos, levando à uma notável calvície e provocando trauma, vergonha e acanhamento.
Os lugares mais frequentes são: couro cabeludo, sobrancelhas e cílios. Barba e pêlos pubianos e dos braços e pernas também podem fazer parte dos locais escolhidos. Crianças também podem exibir esse comportamento.
Pessoas que sofrem de TTM, costumam brincar com os cabelos que arrancam, examinando a raiz, passando os cabelos nos seus lábios, mordendo e até mesmo comendo-os (Tricotilofagia).
Essas pessoas sabem perfeitamente que esse comportamento não faz sentido algum, e por isso envergonham-se e tentam esconder a TTM.
Para muitas pessoas esse comportamento começa ainda na infância ou adolescência e dura por toda a vida, levando- as a calvície total.
CAUSAS:
A Tricotilomania pode ser causada por acúmulo de estresse ou atividades sedentárias durante as quais as mãos estão livres. Existem várias teorias envolvendo a TTM:
a) A TTM pode ser causada por um desequilíbrio químico;
b) A TTM pode ser um problema genético;
c) A TTM pode ter origem alérgica, provocada por uma dieta inapropriada.
Mas a verdade é que ainda não se sabe com precisão qual é a causa da Tricotilomania e pesquisas ainda estão sendo efetuadas para descobrir mais sobre esse distúrbio.
Nesse site, você tera a oportunidade de aprender mais sobre as causas e consequencias da TTM, o tratamento, mitos e fatos envolvidos com a Tricotilomania e muito mais.
Tratamentos:
- Resistir ao impulso de arrancar os fios é fundamental: algumas pessoas usam luvas qdo estão em casa; outras usam próteses capilares de silicone no couro cabeludo para não terem acesso e não coçar. Muitas pessoas que usam prótese capilar referem esta estratégia como excelente pela rapidez dos resultados.
- Medicamentos -
É um tratamento com Antidepressivos (os mais usados são os inibidores seletivos de recaptação de serotonina; a fluvoxamina; clomipramina) e Neurolépticos (risperidona; aripiprazol) .
- Psicoterapia chamada Cognitivo-comportamental (TCC)
- Grupos de apoio: o tratamento pode ter bons resultados mas é demorado (semanas ou meses). Isso faz com que muitas pacientes desistam do tratamento.
- Formas alternativas de tratamento como hipnose, biofeedback, acupuntura, homeopatia NÃO TÊM resultado comprovado cientificamente.
.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]