Como saber se alguém é portador de esquizofrenia?
o comportamento chamado de esquizofrênico é tão variado que não existe consensus entre os profissionais. O critério mais aceito é a alucinação, ou seja a creença da pessoa em fenômenos que para os outros não são plausíveis. Tais como vozes ouvidas que os outros não ouvem. No entanto, todos nós ouvimos vozes dentro das nossas cabeças. A única diferencia é que nós sabemos avaliar estas vozes como imaginadas e que o que elas dizem não reflete uma relação com outra pessoa viva mas com uma pessoa imaginada. A pessoa chamada de esquizofrênica parece que fica submissa a sua alucinação. Já que as alucinações destas pessoas podem interpretar-se como fantasias de persecução, a esquizofrenia seria uma atitude na qual a submissão da pessoa a autoridades imaginadas parece prolongar sensações de persecução real até um extremo imaginado que desabilita a pessoa nas relações humanas reais do presente. Lembro que é importante a solidão interna da pessoa. Pois quando as alucinações são coletivas como acontece nos cultos religiosos, ninguém reclama de um "abandono da realidade," pois as imaginações coletivas não precisam corresponder a nada de material para serem aceitas . No entanto a alucinação individual é chamada de "abandono da realidade" e supostamente justifica prender a pessoa quando é considerada perigosa.
Outro critério são as delusões. Em outras palavras, a pessoa é "convencida." Ela produz ideias não aceitas pelos outros, supostamente mal provadas. Esta atitude pode perturbar bastante a convivência com a pessoa. No entanto, estão circulando muitas ideias mal provadas, mas são ideias comuns e assim aceitas. De novo, trata-se da solidão da pessoa chamada esquizofrênica mais do que de um julgamento objetivo sobre ela. As delusões são comuns em pessoas que tem medo de parecer fracas, por exemplo em adolescentes. Só que quando chega a um extremo, esta atitude chama-se de esquizofrenia.
É a solidão que deu o nome à esquizofrenia. A palavra grega significa racha. A pessoa está vivendo numa racha entre ela e os outros. Os profissionais falam de uma racha incompreensível entre diferentes partes do pensamento da pessoa, mas esta só reflete a racha que ela vive entre ela e os outros.
Também se pode concluir que a pessoa chamada esquizofrênica se encontra numa posição de defesa extrema o que lhe tira a liberdade de julgamento. Por isso, ela nunca deveria ser ameaçada, para não piorar tudo.
Atuação clinica com crianças, adolescentes e adultos. Terapia familiar e de casal.
O diagnóstico de esquizofrenia é complexo e necessariamente deve ser realizado por um especialista com a própria pessoa. Se existem comportamentos que julgue diferentes ou que lhe preocupem, procure auxilio de um psiquiatra.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]