Gostaria de saber se e verdade quem sofre dessa doença,com o tempo a pessoa perde o amor pela pessoa que convive?
parece que você não é a pessoa bipolar mas a pessoa que convive com aquela? Isto é importante, pois o amor é diferente para cada pessoa. Também é diferente quando você ama ou é amad@.
Conviver com uma pessoa bipolar pode frustrar o desejo de ser amado. A pessoa bipolar gasta muita atenção, consciente e inconscientemente, em se estabilizar a ela mesma e assim talvez tenha pouca energia emocional para compartilhar com quem convive.
Ambas as atitudes que compõem a bipolaridade, ou seja, a depressiva e a maniaca, podem ser entendidas como expressões de ansiedade exagerada, o quê normalmente dá para entender também como autoestima fraca. A depressão de toda maneira, pois a maioria das pessoas depressivas também sentem ansiedade, mas a mania também, pois ela pode não ser outra coisa que uma reação para inconscientemente fugir da ansiedade e depressão.
A ansiedade do adulto em geral faz com que a pessoa se defenda o tempo todo. Pode estar se defendendo da própria pessoa com quem convive, mas sem se dar conta ou talvez justificando esta defesa o tempo todo, como se esta pessoa o agredisse, ainda que simbolicamente, com palavras, com julgamentos mesmo não pronunciados. Dá para entender como defender a autoestima que é fraca. Aliás, a pessoa pode parecer como se ela tivesse uma autoestima até exagerada, pode parecer arrogante ou convencida, mas isto justamente pode ser expressão de autoestima fraca.
Esta atitude não significaria que a pessoa não ame você profundamente e talvez nunca pensa em se separar de você apesar de parecer viver em distancia de você nas suas palavras e nos seus gestos.
A psicologia permite estes raciocínios dialéticos, onde uma coisa pode proceder e o contrario dela também pode. Pois estamos falando das expressões da mente humana. Esta é infinitamente complexa, pode apresentar o mesmo sentimento em comportamentos aparentemente opostos.
Conclusão: Se você não se sente amad@ o suficientemente, isto não quer dizer que não está sendo amad@ assim, mas só que não está sobrando energia para a outra pessoa te mostrar o seu amor de maneira que você precisa, pois ela está bastante concentrada em si mesma.
Por sinal: eu falei em bipolaridade só porquê a sua pergunta foi apresentada no site com esta sigla. Acho que falar de uma pessoa como bipolar não a é útil para a pessoa de quem se fala, mas ajuda só aos outros, ansiosos de compreender. Sugiro você procurar entender a outra pessoa no que ela sente em cada detalhe mas sem usar esta palavra. Ela é humilhante.
Ai chego às suas intenções que eu posso só adivinhar a través da sua pergunta. Se você precisa de mais amor, não vai adiantar querer mudar de frente a pessoa com quem você está vivendo. Talvez vai ajudá-lhe você a amar ainda mais. Para isto você precisa de uma forte autoestima, pois amar alguém de quem não se sente amad@ o suficientemente, é tamanha tarefa. Se você está querendo isto, recomendo você considere buscar ajuda no sentido de uma psicoterapia ou psicanálise sua. Parece paradoxal você viver com uma pessoa talvez diagnosticada com um chamado transtorno afetivo e receber a recomendação de você se tratar. Mas é isso mesmo: para você aguentar a vida que está levando você pode precisar de mais força mental. Do outro lado, mandar a outra pessoa buscar ajuda só vai provocar a defesa dela contra você. No entanto, se ela mesma pensa em buscar ajuda, ai você deveria apoiá-la nesta idéia.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]