Quanto tempo é preciso ficar com as pernas para cima após cirurgia de veias nas duas pernas?
Em primeiro lugar devemos classificar as cirurgias de varizes (veias) em 2 grupos:
1- microvarizes : quando realizada em ambiente de consultório sob anestesia local; em geral consiste em poucas veias .
Nestes casos, recomenda-se repouso com pernas elevadas em torno de 6 a 8 horas, retornando a suas atividades normais com uso de meia elástica a partir de então.
2- cirurgia de varizes, incluindo a retirada de safenas, realizadas em centro cirúrgico sob anestesia (geral, peridural ou raquianestesia):
- repouso absoluto no leito nas primeiras 8 a 12 horas, de preferência com as pernas elevadas, colocando-se um calço no pé da cama de 10 a 15 cm. Dependendo da quantidade de varizes pode-se prolongar tal repouso por 24 horas.
- nos primeiros 3 dias, recomenda-se repouso com as pernas elevadas, porém levantando-se por 15 a 20 minutos a cada 2 horas.
- após o terceiro dia, recomenda-se andar pela casa e repousar com as pernas elevadas 20 minutos a cada 2 horas caso não ocorra dor ou desconforto nas pernas, se houver dor recomendamos manter o repouso mais intenso, descrito no tópico anterior.
- após a primeira semana recomenda-se andar normalmente, com uso de meias elásticas conforme a orientação do seu cirurgião vascular. Em caso de dor ou desconforto nas pernas realizar repouso por 20 a 30 minutos.
Observações :
Devemos salientar que cada paciente possui uma resposta, inclusive de sensibilidade a dor no pós operatório de cirurgia de varizes, portanto muitas vezes as recomendações sobre o repouso variam de paciente para paciente.
Com o aparecimento dos tratamento de varizes com laser e radiofrequência, no caso para as veias safenas, diminuiu-se a necessidade e tempo de repouso, recomendando-se andar já em 24 horas.
Sou graduada em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e fiz residência médica em Cirurgia Geral e Ci...
i
Geralmente, o paciente fica com as pernas para cima durante todo o primeiro dia após a cirurgia. A partir do segundo dia, eu oriento meus pacientes a realizarem repouso por 50 minutos alternando com períodos de caminhada de 10 minutos. O tempo total de repouso varia muito com o tipo de cirurgia realizado e a recuperação de cada um. Oriento sete dias para os pacientes que fizeram a cirurgia com laser ou radiofrequência e 15 dias para aqueles que fizeram a cirurgia tradicional. Após esse período, a pessoa é liberada para realizar suas atividades normais como trabalho e atividades domésticas. Para a realização de atividades esportivas, libero meus paciente após 30 a 40 dias.
Espero ter ajudado!
Um abraço
Dra Juliana Puggina
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]