O que e bom para evitar e retirar as estrias?
Médico dermatologista, graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Vale do Aço, Ipatinga, MG – FAMEVAÇO, onde atu...
i
Primeiramente é importante entender um pouco mais sobre a lesão e suas causas. As Estrias são uma afecção muito comum, sendo causa freqüente de procura de consultas dermatológicas. Embora seja considerada uma queixa estética, pode trazer diversas conseqüências psicossociais. Além disso, o surgimento de estrias pode refletir alteração do tecido conjuntivo e expressar condições patológicas locais e sistêmicas. Pode-se dizer que as estrias funcionam como uma espécie de "resposta" da pele à algumas lesões ocasionadas no tecido. Clinicamente, a coloração se apresenta basicamente de duas formas: avermelhada quando recentes, e branca nas tardias.
O aparecimento das estrias pode estar diretamente relacionado à diversos fatores como: período da puberdade, gestação, assim como à síndrome de Cushing, obesidade e ao uso tópico e sistêmico de corticosteroides. Também são descritas associações ao levantamento excessivo de carga e musculação, rápidas mudanças de peso, expansão tecidual, suturas com tensão e, mais recentemente, relacionadas à cirurgia de aumento das mamas.
Existe uma grande variedade de tratamentos disponíveis hoje no mercado para a suavização das estrias. Dificilmente, pode-se remover 100% das lesões, embora pode haver uma melhora significativa do quadro dependendo do tratamento utilizado, da coloração, do tamanho e causa das lesões, além claro da idade do paciente, tipo de pele e da predisposição genética.
A melhor forma de se prevenir das estrias, é tendo uma vida saudável. Procure fazer atividades físicas regulares, beba bastante água, mantenha a pele hidratada, evite ganhar massa muscular rapidamente, se alimente bem, não fume, evite exposição excessiva ao sol.
Existem muitos tratamentos dermatológicos para diminuir as estrias. Para saber qual é o mais adequado para o seu caso, é necessário procurar a opinião de um especialista, ou seja, de um médico dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Confira abaixo alguns dos principais tratamentos que podem ajudar a diminuir as estrias:
Laser: É um tratamento bem moderno para redução das estrias. É realizado um tipo de lixamento da pele, que elimina uma boa parte da camada superficial. Ajuda reduzir as estrias e pode acabar com aquelas mais recentes.
Ácido: O tratamento é realizado com aplicação de cremes à base de ácido retinóico que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. O resultado só é percebido após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.
Dermoabrasão: Consiste no lixamento manual ou com aparelhos da pele com alterações como cicatrizes ou asperezas e requer o uso de anestesia local. Pode ser realizado em consultório médico ou em hospital de acordo com as necessidades do paciente. A estimulação da produção de colágeno continua ocorrendo por até 6 meses após o procedimento e é isso que vai dar uma melhora geral da textura da pele. No entanto por se tratar de um procedimento mais invasivo é necessário seguir as recomendações médicas quanto à restrição da exposição solar e a utilização dos filtros solares físicos e químicos após o procedimento para que não manche a pele.
Receitas caseiras realmente fazem o cabelo crescer?
O fio de cabelo é constituído por moléculas de queratina empilhadas, então quando falamos em saúde capilar, crescimento e beleza dos fios, o foco deve ser no couro cabeludo. Portanto, receitas caseiras, como o uso de óleos, frutas, entre outros...
[ Continuar lendo ]Quais hábitos aceleram a perda do colágeno na pele?
O colágeno é uma proteína estrutural que está presente na pele, tendões e articulações, sendo responsável por manter a elasticidade e firmeza dessas estruturas. Na pele, o colágeno está presente na derme e é o encarregado pelos mesmos benefícios...
[ Continuar lendo ]Pode passar repelente no rosto?
Sim, pode usar repelente no rosto. No entanto, é preciso se atentar à forma de aplicação. O ideal é deixar o repelente como o último produto a ser passado, depois de hidratante, protetor solar ou base. Eu recomendo que as minhas pacientes evitem...
[ Continuar lendo ]