O que comer para diminuir as espinhas e cravos, e o que não comer?
Alimentos ricos em gorduras e os com alto índice glicêmico (açúcar, pães e farinhas refinadas) estimulam a produção de uma grande quantidade de insulina. Este excesso de insulina pode estimular o aumento dos níveis dos hormônios masculinos, que consequentemente podem estimular uma maior produção sebácea, piorando a acne.
O leite também é um alimento favorece o aparecimento e o agravamento da acne por causar aumento dos níveis de substâncias inflamatórias na pele. Os chocolates principalmente os brancos que são muito ricos em gorduras e os ao leite que além do leite contêm elevada quantidade de açúcar refinado podem piorar bastante os quadros de acne e espinhas. O ideal é consumir o chocolates com alto teor de cacau (acima de 60%), pois oferecem substâncias antioxidantes que beneficiam a pele e o corpo como um todo.
Para a melhora da pele com redução da acne uma alimentação equilibrada é essencial, além disto alguns nutrientes oferecem efeitos bastante positivos como é o caso do zinco, vitamina A e selênio. Uma alimentação rica em zinco (cereais integrais, grãos e feijões) e/ou sua suplementação dietética estimula a conversão de ácidos graxos em fragmentos menos inflamatórios, melhorando a acne.
Já uma dieta rica em Vitamina A (gema de ovos,cenoura, abóboras,peixes, fígado, óleo de fígado de bacalhau) promovem a inibição da formação dos comedões e ajudam na regeneração da pele.
O Selênio é um mineral que protege a pele dos radicais livres, e comer alimentos que sejam fonte de selênio ajuda na manutenção da saúde da pele e contra o envelhecimento precoce. Fontes de selênio são:Castanha do pará, camarão, atum etc
Frutas vermelhas como morangos, amoras, framboesas e mirtilos são fontes naturais de fito nutrientes antioxidantes, que também ajudam no combate aos radicais livres e consequentemente melhora da saúde como um todo, inclusive a da pele.
A Vitamina C ajuda na formação do colágeno, portanto, é um nutriente que contribui para a saúde da pele. Frutas cítricas são as fontes mais conhecidas, mas também vegetais verdes escuros, brócolis, rabanetes, abacate e mamão oferecem essa vitamina.
E não podemos nos esquecer da água. Manter a hidratação é fundamental, afinal nossos processos metabólicos dependem da água para funcionarem adequadamente.
Por que cabelos lisos tendem a ser mais oleosos?
Se você tem cabelos lisos, provavelmente já notou que a oleosidade aparece com mais frequência. Isso acontece porque a estrutura reta dos fios facilita a distribuição do sebo produzido pelo couro cabeludo. Diferente dos cabelos cacheados ou crespos,...
[ Continuar lendo ]Em quanto tempo os tratamentos para queda de cabelo costumam funcionar?
Os tratamentos para queda de cabelo variam bastante em termos de tempo para apresentar resultados, dependendo da causa da queda, do tipo de tratamento e das características individuais de cada pessoa. Para casos de eflúvio telógeno, que é uma forma c...
[ Continuar lendo ]Receitas caseiras realmente fazem o cabelo crescer?
O fio de cabelo é constituído por moléculas de queratina empilhadas, então quando falamos em saúde capilar, crescimento e beleza dos fios, o foco deve ser no couro cabeludo. Portanto, receitas caseiras, como o uso de óleos, frutas, entre outros...
[ Continuar lendo ]