Tenho muito medo de falar em publico sinto o coraçao acelerado minhas maos ficam suada as pernas tremula e nao consigo falar fico muda?
Sou Psicologo Clínico, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,Especializando em Psicologia Clinica - Psicoss...
i
O melhor a se fazer nestes casos realmente é fazer o acompanhamento com psicologo e caso houver necessidade com o psiquiatra, eles serão os profissionais que irão trabalhar estas questões, que podem estar relacionadas a experiências na vida da pessoa que de certa forma impediram de vivenciar situações onde exigem maior "jogo de cintura" e o fato de lidar com o público. Porém há uma certa normalidade em alguns casos, afinal normalmente estas pessoas estão sujeitas a situações que podem ser bastante tensas como "Palestras, cursos, Workshop e etc, vinculadas a empresas, trabalhos e situações similares e podem gerar alguns sintomas parecidos como os citados por você. Sendo assim, há um padrão de normalidade dentro de algumas circunstâncias.O que talvez seja o melhor momento para se buscar ajuda é quando um conjunto de situações cotidianas são impedidas de serem praticadas, quando o medo se torna maior que tudo. Impedindo a pessoa de viver naturalmente seja qual for a situação.
Procure a psicoterapia. Estamos acostumados a receber esse tipo de questão para ser trabalhada, com bons resultados.
sugiro não banalizar esta experiência porquê ela pode impedir o desenvolvimento profissional além de ser extremamente desagradável cada vez que acontece.Com sorte, você pode ter resultados com uma psicoterapia cognitivo-comportamental. Se não tiver, procure a psicoterapia humanista (centrada na pessoa) ou existencial, enfim uma psicoterapia "profunda", ou a psicanálise.É provável que você carece de autoestima (apesar de poder ter-se adaptado e estar performando muito bem) que resulta, em geral, de uma educação autoritária ou de certas experiências ameaçantes feitas na infância. Estas experiências precisam ser lembradas e faladas no diálogo com @ terapeuta, para a pessoa mudar de ponto de vista e ganhar força interna.
Psicóloga clinica, pós graduada em Terapias Cognitivas HC/USP, formação , Universidade Paulista, certificada pelo CETCC...
i
Muitas pessoas nao gostam de falar em publico, apresentam tremores, transpiram, mas se você esta ficando muda, isto esta te paralisando e precisa ser tratado e investigado.
Voce precisa identificar o que voce pensa e ou como se sente nesta situação, provavelmente surgem preocupações relacionadas a avaliação, a forma que VOCÊ considera que as pessoas irão te avaliar.
E isto varia para cada pessoa, algumas tem medo excessivo de errar, de passar vergonha ou falar besteira, outras medo da avaliacao fisica (gorda, magra, feita, bonita), ou medo da avaliação da competência e ou conhecimento (burra, inteligente, etc) e muitos outros medos e ou preocupacoes.
Uma terapia seria muito bom para que você possa ganhar mais autoconfiança e se preocupar menos com a opinião dos outros.
Invista em voce!
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Todo medo é um sinal de alerta, mas nem sempre esse sistema está adequadamente ajustado. Sentir medo serve para nos proteger, porém, não é sempre que há um perigo real e com isso, o medo está ali na forma de proteção em excesso e desajustado.
O segredo não é controlar o medo, mas entender a associação entre os fatos para poder desassociar o sentimento de medo. No seu caso, falar em público está associado ao medo e todos os principais sinais (sintomas):
- coração acelerado;
- mãos suadas;
- pernas tremulas;
- dificuldade de para falar e a voz não sai, ficando muda.
Lembre-se que o medo é a associação de algo negativo (mal estar mental e físico) com alguma coisa que desencadeia esse mal estar. Você associou o medo ao se expor, apresentar uma ideia, um projeto, algo assim.
Vou dar outro exemplo, quem tem medo de dirigir. É o medo associado ao carro. Se você aprende a dissociar, e isso é mais fácil que se controlar, então, não sentirá mais medo.
A fantasia envolvida em quem sente medo é que algo fará mal e com isso terá alguma tipo de de proteção ao evitar o objeto ou situação fóbica, e uma das maneiras de se afastar de algo é sentindo medo. Afinal, o medo parece poderoso e forte. Isso faz parte de uma fantasia. O medo é saudável quando não interfere no bem estar diário e realmente nos protege do perigo real.
No meu livro: O Segredo Para Vencer o Medo, que está disponível para compra no meu site ou no minha página no IDEAA - Inst. Desenvolva Excelência Adriana de Araújo, dou várias dicas e orientações para você se livrar de vez do medo e viver bem sem ele. Durante o tratamento psicológico, você aprenderá técnicas e formas de bem viver a vida em plena harmonia. Com técnicas de pnl, hipnose e emdr, o medo pode ser curado.
O processo é curto e com algumas etapas bem marcadas:
- entender o medo e suas intenções de proteção;
- dissociar o medo de algo que não realmente perigoso;
- treinar novas formas de pensamento e ação;
Curando o medo o bem estar vem para você. Sentir-se curado e livre é um prazer sem fim.
Sucesso e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]