Se isolar e deixa de falar com as pessoas faz mal?
Graduação em Filosofia e Psicologia. Formação em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos...
i
Esta pergunta deveria fazer para si mesmo: Como se sente isolando-se e deixando de compartilhar? Provavelmente se sente inferiorizado por não poder acompanhar as pessoas, dialogando e colocando seu parecer; OuSe sente tão superior aos demais que prefere isolar-se, cavar sua própria ilha.Em ambos os casos, com o passar do tempo pode desenvolver doenças psicosomáticas para justificar sua reclusão além de atrair a antipatia das pessoas. O desenvolvimento Interpessoal, saber conviver com os demais, com os diferentes sem deixar de ser si mesmo... vale a pena investir nisso.
recomendo mudar de perspetiva: Qual é o mal que você sente em se relacionar? Se o mal que você suspeita lhe fazer em se isolar é menor, não tem jeito, você vai se isolar, pagando o preço do isolamento em termos de possível depressão, falta de desenvolvimento das suas capacidades sociais. Mas o isolamento pode ser uma opção viável também. A história humana sempre tem tido eremitas até famosos.
O mal que nos vem das relações humanas geralmente tem a ver com a nossa educação feroz ou negligente. É que a autoestima fica insuficiente. Fica medo de ser julgado, pois falta resiliência para aguentar.
Pode ser pior ainda quando a pessoa se defende preventivamente, por exemplo tratando mal os outros para artificialmente se mostrar mais forte do que na realidade se sente. Ai, ela estraga as relações sem querer e só vive derrotas.
Se este é o seu caso, ou o caso da pessoa a respeito de quem você esta perguntando, a solução seria fortalecer a sua autoestima a través de melhor compreender porquê está faltando. Isto normalmente leva a se lembrar a vivência da infância.
Quem ajuda nisto é a psicoterapia (tipo emocional, humanista, centrado na pessoa, mas não a cognitivo-comportamental, pois ela não trabalha com o passado), ou a psicanálise.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é mais barata quando é mais curta. Pode te ajudar em apreender comportamentos e pensamentos mais úteis, porém fica insuficiente quando o problema é mais profundo.
Quem ajuda nisto é a psicoterapia (tipo emocional, humanista, centrado na pessoa, mas não a cognitivo-comportamental, pois ela não trabalha com o passado), ou a psicanálise.
A psicoterapia cognitivo-comportamental pode te ajudar em apreender comportamentos e pensamentos mais úteis, porém fica insuficiente quando o problema é mais profundo.
Psicóloga clinica, pós graduada em Terapias Cognitivas HC/USP, formação , Universidade Paulista, certificada pelo CETCC...
i
Seria importante entender o que faz com que a pessoa busque o isolamento.Pode ser que não se sente bem vindo ou não sente os outros como bem-vindos. Pode ser que diversos pensamentos e sentimentos estejam ocorrendo tais como: * ter a tendência de "ler a mente" dos outros acreditando que sua leitura esteja correta (e, em geral, a leitura diz que os outros estão pensando algo ruim), * pode estar com a auto-estima baixa e não se sentir apto para estar no grupo (a própria pessoa ja se sente inadequada)* pode ter tido diversas experiências ruins com algumas pessoas e generaliza acreditando que todos os outros são assim; E muitas outras coisas de acordo com as experiências vividas e a forma como estas foram interpretadas. Somos seres sociais e será complicado buscar um isolamento total, isto com o tempo afetará a qualidade de vida, trará solidão, pode gerar falta de prazer e ate mesmo depressão. O ideal é realizar uma terapia para tentar compreender o que levou a pessoa a este isolamento e identificar possíveis soluções que sejam adequadas e satisfatórias para esta pessoa.
Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), CRP/120253. Atualmente está cursando Doutorado em Psicologia do...
i
Acredito que o principal ponto é entender porque você está se afastando e se isolando das pessoas. Às vezes precisamos nos recolher e isso não traz prejuízo, mas são situações passageiras.Importante buscar apoio psicológico.Qualquer dúvida estou a disposição.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]