Meu nome é Mario - Gostaria de saber como baixar o colesterol?
Nutricionista com mais de 11 anos de experiência em reeducação alimentar. Realiza atendimento domiciliar, em clínicas e...
i
Mario,O colesterol é uma gordura produzida pelo nosso fígado que também está presente em alguns alimentos. Sua função principal é participar da formação de nossos hormônios.O ideal é que seu valor total seja inferior à 200mg/dl, e que o LDL (ruim) seja menor que 100mg/dl. Valores acima do esperado poderão acumular nas paredes da artéria criando placas que interrompem o fluxo de sangue, causando infarto. Todos os alimentos com gordura de origem animal elevam o colesterol ruim. As frituras e ainda alguns industrializados possuem gordura transaturada, que eleva o colesterol ruim – LDL – e diminui o colesterol bom - HDL. Por isso é importante evitar:• Carnes vermelhas (gordurosas)• Carne de porco (gordurosa)• Leite integral• Queijos amarelos• Bacon e lingüiça• Frios: mortadela, salame, presunto• Manteiga • Frituras • Industrializados com gordura trans (congelados, biscoitos recheados, wafers, amanteigados etc.)• Coco – é a única fonte vegetal de gordura saturada. Deve-se preferir consumir: • Leites e iogurtes desnatados ou lights• Queijo branco, cotage ou ricota• Carnes brancas – frango ou peixe• Carnes vermelhas de cortes magros • Peito de peru ou frios de aves• Alimentos cozidos, assados ou grelhados (com pouco óleo)• Margarina Para ajudar a diminuir o colesterol ruim deve-se consumir alimentos ricos em fibras solúveis como legumes, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha soja etc.) e, em especial, aveia, que possui uma fibra chamada betaglucana capaz de absorver o excesso de colesterol se usada diariamente em quantidade igual ou superior a 30g (duas colheres de sopa)Para ajudar a aumentam o colesterol bom deve-se consumir alimentos ricos em gorduras insaturadas como azeite (em especial o extravirgem) castanhas (em especial a do Pará) amêndoas, abacate e peixes, especialmente os de águas profunda: sardinha, salmão, atum e arenque. Os exercícios aeróbios também ajudam a aumentá-lo.Atenciosamente, Inty DavidsonNutricionistaCRN3 - 12138
Ola, como você está estes dias? Que a saúde seja um desejo em determinação.
Um exame de sangue revela muitas vezes que precisamos assumir mudanças. Um estilo de vida de boa qualidade é simples. Algo que está intrínseco a nós é ter saúde; constante, diariamente nosso organismo faz e acontece para manter em equilíbrio as suas funções e muitas vezes se desdobra para tal. Muitas vezes sabotamos este esforço por nossos vícios e hábitos nocivos.
Atualmente é um fato recorrente a indivíduos ao realizarem um exame de sangue para verificação da gordura no sangue estar ali o relato de que o valor do colesterol total esta igual ou acima de 200mg / dl no sangue, a dita hipercolesterolemia.
Inicialmente não há sintomas clínicos que revelem o fato, suspeita-se do fato se o paciente está acima do peso ideal, não tiver bons hábitos de vida ( boa alimentação e atividade física regular ) e um histórico familiar da doença.
Os valores de referência para avaliar seu “colesterol total” são de:
240 mg/dl- ALTO
Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol ruim, colesterol bom, colesterol alto, colesterol baixo, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol VLDL, triglicerídeos? A soma destes quatro últimos é que determina o valor de referencia do colesterol total sanguíneo.
O colesterol verificado no sangue tem duas origens:
Endógena - produzindo principalmente pelo fígado em nosso próprio corpo
Exógena - é o adquirido através dos alimentos consumidos
COLESTEROL é algo muito, muito IMPORTANTE NO ORGANISMO.
E na mente vem à pergunta, COMO ASSIM?
Ele não é um vilão, é uma substancia gordurosa, um lipídio que está presente, nas células, em todas, como componente estrutural; atua na produção endógena de hormônios como, cortisol, estrógenos, testosterona entre outros; na produção hepática da bile, que atuará na digestão de gorduras ingeridas através da alimentação; é necessário para que micronutrientes sejam absorvidos vitaminas K, E, D e A; o colesterol também é atuante nos neurônios formando a bainha de mielina, mantendo função do sistema nervoso, na regeneração celular e no funcionamento normal do organismo.
Como falado antes o colesterol é oriundo do próprio corpo e através da ingestão alimentar, ambos processados, entorno de 70% metabolizados no fígado.
O excesso deste elemento no sangue pode estar associado a doenças cardiovasculares e também a resistência insulínica e ao diabetes tipo 2.
Na hipercolesterolemia, este colesterol em excesso na corrente sanguínea pode se fixar nos vasos sanguíneos, nas artérias causando a aterosclerose, onde as artérias ficam endurecidas e estreitas, este espessamento vascular pode ser agravado pela restrição do fluxo sanguíneo, elevação da pressão arterial podendo ocorre AVC (conhecido como derrame cerebral).
Não só as pessoas com as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo I e II, resistência insulínica, devem ser mais atentas as qualidades das gorduras ingeridas.
O corpo saudável está em equilíbrio, para tal é necessário ter pratica de hábitos de vida:
ATIVIDADE FÍSICA REGULAR - faz o corpo “respirar” reduz tensões psíquicas diminuindo o estresse, permitindo o funcionamento biometabólico adequado, assim controlar o peso corporal
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA - reduz o colesterol exógeno, o ingerido; oferta vários elementos que proporciona um metabolismo adequado;
ELIMINAR VÍCIOS - que segundo o dicionário, vicio é dependência física ou psicológica que faz alguém buscar o consumo excessivo de uma substância, geralmente alcoólica ou entorpecente, como exemplo o fumo;
Aqui falo dentro de uma visão geral e sucinta; cada paciente tem sua historia que deve ser observada e uma conduta personalizada nutricional e comportamental a ser orientada e seguida.
É importante salientar, de modo geral precisamos da gordura, diariamente precisamos ingerir a boa gordura. E a gordura para se manter boa, não deve ser aquecida. Seja ela de origem animal ou vegetal.
A maior fonte de colesterol alimentar é origem animal. Prefira alimentos de origem vegetal “in natura” hortaliças, verduras, frutas, legumes, grãos e cereais integrais.
Por vezes indivíduos dislipidêmicos (com alta de lipídios, gordura no sangue) param de comer carne, ovos, alimentos ditos gordurosos, fontes de colesterol e não observam redução das gorduras desejadas; o organismo é sinérgico, são fatores que cooperam entre si, e dentre estes, é possível ter uma alta de colesterol mesmo não comendo colesterol, que pode ser por causa hereditária e pela falta de cooperação comportamental e orgânica - uma “sinergia negativa”.
Uma dieta equilibrada facilitara a prevenção da elevação e a diminuição do colesterol total. Alimentos in natura são fontes de fibras solúveis e insolúveis, micronutrientes, antioxidantes nutraceuticos que favorecem o sinergismo positivo.
Segue as dicas:
Sempre leia o rotulo dos alimentos; pode estar dito na embalagem – “não contém colesterol”, mas é omitido, não constam - estes alimentos são facilitadores de hiperlipidêmias (contribuem para elevação das gorduras no sangue) então continue lendo e entendendo.
Evite alimentos industrializados – pães, biscoitos, bolachas, bolos, massas prontas e semi prontas que tem como base farinha de trigo branca, alimentos que tenham gordura hidrogenada em sua composição, hamburguês, nuggets, margarinas, sorvetes cremosos, doces cremosos, chocolates, novamente, pode não conter colesterol, mas estes alimentos proporcionam a elevação de fatores para aumentar o colesterol em suas frações LDL, os triglicerídeos e o colesterol total.
Evite carnes gordas, pele de aves, bacon, carne vermelha gorda, salames, lingüiças entre outros embutidos (alem do colesterol estes produtos podem fornecem outros tóxicos, que propiciam processos inflamatórios no organismo) estes fatores agressivos, nocivos, pioram quando estes alimentos são aquecidos em alta temperatura como fritos em óleo imerso e carnes gordas no churrasco, levando o corpo do consumidor ao metabolismo anormal, a doença.
Evite alimentos lácteos integrais queijos amarelos, manteiga aquecida, iogurte integral, leite integral e creme de leite
Não use comer alimentos fritos batatas, carnes (peixe frango bovina e suína) salgados de base de farinhas (quibes, coxinha, risoles entre outros)
Evite o açúcar branco - um vilão que é visto com doçura – vá eliminando este agregado diariamente e saiba ele está escondido na maioria dos alimentos industrializados.
Diminua o uso do sal no preparo das suas refeições, na hora da refeição já no prato, observe que ele está até nos doces que você come.
Ai você vai falar,
O que vou comer?? Tudo faz mal, não se pode nada (...)
Mudanças podem ser muito bem vindas. Vá se desviciando e se habituando à vida.
Comece o dia com uma a duas frutas com um cereal integral como aveia, podendo ter leite ou iogurte desnatado, se aproprie da doçura das frutas frescas e ou secas, sinta o prazer de mastigar uma porção “nuts”, sementes, castanhas, pará, caju, nozes, avelãs, amendoins, sementes de gergelim, de girassol, desfrute dos sabores e a saudabilidade delas cruas.
No almoço e no jantar coma,
Um bom prato de hortaliças cruas ou levemente cozidos (verduras e legumes) podendo ser temperadas com ervas finas secas ou frescas (salsa, alecrim, gengibre, cúrcuma, entre outros) usar azeites de coco ou olivas extra virgem, caso queira regar com um pouco de vinagre de maçã;
Iniciando assim sua refeição e mastigando bem estes alimentos, terá satisfação, além de muitos micronutrientes, saciedade, onde comera menos de outros alimentos e se apropriando de nutrição.
Posteriormente uma porção de uma leguminosa (feijões, azuki, de corda, branco, preto ou carioca, grão de bico, lentilha, soja entre outros) acompanhado de um cereal ou um tubérculo (arroz, prefira o integral ao menos 3 vezes na semana, milho cozido, aveia em grão cozida ou germinada, mandioca, inhame, batata doce cozidos). E uma fonte protéica como omelete, ovo cozido, uma ave ou um peixe assado, cozido ou grelhado.
Alimentos “in natura”
São mais fáceis de serem preparados e consumidos.
Usa-se menos tempo comer uma fruta fresca do que preparar uma geléia ou doce feito com a fruta;
· É mais fácil cozinhar, do que fritar, menos tempo é usado e sujas- se menos utensílios no processo de cozinhar o alimento.
Lembre, água é alimento. Água pura nutri e faz nutrir. Para ter um organismo equilibrado e cooperativo é necessário o consumo de água potável, pura ao longo do dia.
ALIMENTOS FONTE DE GORDURA “gordura boa” QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL.
Frutas como abacate, coco verde ou maduro, azeitonas, cacau, açaí
Nuts “sementes” como castanha do pará, castanha do caju, amendoins, nozes, avelã, amêndoas, pecã, semente de gergelim, semente de girassol, semente de chia, semente de linhaça, todas devem ser consumidas cruas.
Óleos vegetais de soja ou girassol devem ser usados no preparo, no cozimento dos alimentos. Aquecer muito as gorduras, mesmo as boas, em altas temperaturas como frituras podem causar muitos prejuízos à saúde.
Óleos no formato de Azeites devem ser consumidos diariamente, mas colocados no final do preparo para não aquecer muito e manter as propriedades curativas.
Azeite de oliva e óleo de coco extra virgem extraídos a frio, assim também outros podem ser encontrados e usados como, óleo de abacate de linhaça.
Peixes d’água salgada e águas frias sardinhas, atum, salmão e trutas.
ALIMENTOS QUE AUXILIAM A REDUÇÃO DO COLESTEROL:
Frutas: uvas frescas e suco integral sem adoçar de uvas, ameixas pretas frescas e secas amoras, laranja com o bagaço, mamão, pêra, damasco pêssego frescos e secos, figo, maçã.
Hortaliças: verduras folhosas, couve, couve flor, cenouras, quiabo, aipo, alcachofra, alho.
Cereais e leguminosas: aveia em grão cozida ou germinada, em flocos e farelo de aveia, arroz integral, cevada, trigo cozido ou germinado; feijões, soja, lentilha e grão de bico.
No caminho de uma vida saudável deve ter uma alimentação equilibrada, onde os alimentos sejam em sua maioria in natura, feitos de maneira simples e caseira, bem mastigados, consumidos em momento tranquilo; onde a atividade física ordenada e regular deve fazer parte, associados a fatores de um bom convívio social .
Pare por um momento ou por repetidas vezes avalie seu viver no seu dia a dia, pergunte: cabe algum tipo de mudança em meus hábitos para um estilo de vida saudável?
NÃO RECEIE MUDAR - talvez precise de um empurrão ou então de uma condução, não se acanhe, procure quem pode te ajudar; educadores físicos e nutricionistas podem auxiliar muito na sua caminhada saudável pela vida. Alegrias no seu viver. Dra Patricia Gunutzmann – ago/15
Ola, como você está estes dias? Que a saúde seja um desejo em determinação.
Um exame de sangue revela muitas vezes que precisamos assumir mudanças. Um estilo de vida de boa qualidade é simples. Algo que está intrínseco a nós é ter saúde; constante, diariamente nosso organismo faz e acontece para manter em equilíbrio as suas funções e muitas vezes se desdobra para tal. Muitas vezes sabotamos este esforço por nossos vícios e hábitos nocivos.
Atualmente é um fato recorrente a indivíduos ao realizarem um exame de sangue para verificação da gordura no sangue estar ali o relato de que o valor do colesterol total esta igual ou acima de 200mg / dl no sangue, a dita hipercolesterolemia.
Inicialmente não há sintomas clínicos que revelem o fato, suspeita-se do fato se o paciente está acima do peso ideal, não tiver bons hábitos de vida ( boa alimentação e atividade física regular ) e um histórico familiar da doença.
Os valores de referência para avaliar seu “colesterol total” são de:
240 mg/dl- ALTO
Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol ruim, colesterol bom, colesterol alto, colesterol baixo, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol VLDL, triglicerídeos? A soma destes quatro últimos é que determina o valor de referencia do colesterol total sanguíneo.
O colesterol verificado no sangue tem duas origens:
Endógena - produzindo principalmente pelo fígado em nosso próprio corpo
Exógena - é o adquirido através dos alimentos consumidos
COLESTEROL é algo muito, muito IMPORTANTE NO ORGANISMO.
E na mente vem à pergunta, COMO ASSIM?
Ele não é um vilão, é uma substancia gordurosa, um lipídio que está presente, nas células, em todas, como componente estrutural; atua na produção endógena de hormônios como, cortisol, estrógenos, testosterona entre outros; na produção hepática da bile, que atuará na digestão de gorduras ingeridas através da alimentação; é necessário para que micronutrientes sejam absorvidos vitaminas K, E, D e A; o colesterol também é atuante nos neurônios formando a bainha de mielina, mantendo função do sistema nervoso, na regeneração celular e no funcionamento normal do organismo.
Como falado antes o colesterol é oriundo do próprio corpo e através da ingestão alimentar, ambos processados, entorno de 70% metabolizados no fígado.
O excesso deste elemento no sangue pode estar associado a doenças cardiovasculares e também a resistência insulínica e ao diabetes tipo 2.
Na hipercolesterolemia, este colesterol em excesso na corrente sanguínea pode se fixar nos vasos sanguíneos, nas artérias causando a aterosclerose, onde as artérias ficam endurecidas e estreitas, este espessamento vascular pode ser agravado pela restrição do fluxo sanguíneo, elevação da pressão arterial podendo ocorre AVC (conhecido como derrame cerebral).
Não só as pessoas com as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo I e II, resistência insulínica, devem ser mais atentas as qualidades das gorduras ingeridas.
O corpo saudável está em equilíbrio, para tal é necessário ter pratica de hábitos de vida:
ATIVIDADE FÍSICA REGULAR - faz o corpo “respirar” reduz tensões psíquicas diminuindo o estresse, permitindo o funcionamento biometabólico adequado, assim controlar o peso corporal
ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA - reduz o colesterol exógeno, o ingerido; oferta vários elementos que proporciona um metabolismo adequado;
ELIMINAR VÍCIOS - que segundo o dicionário, vicio é dependência física ou psicológica que faz alguém buscar o consumo excessivo de uma substância, geralmente alcoólica ou entorpecente, como exemplo o fumo;
Aqui falo dentro de uma visão geral e sucinta; cada paciente tem sua historia que deve ser observada e uma conduta personalizada nutricional e comportamental a ser orientada e seguida.
É importante salientar, de modo geral precisamos da gordura, diariamente precisamos ingerir a boa gordura. E a gordura para se manter boa, não deve ser aquecida. Seja ela de origem animal ou vegetal.
A maior fonte de colesterol alimentar é origem animal. Prefira alimentos de origem vegetal “in natura” hortaliças, verduras, frutas, legumes, grãos e cereais integrais.
Por vezes indivíduos dislipidêmicos (com alta de lipídios, gordura no sangue) param de comer carne, ovos, alimentos ditos gordurosos, fontes de colesterol e não observam redução das gorduras desejadas; o organismo é sinérgico, são fatores que cooperam entre si, e dentre estes, é possível ter uma alta de colesterol mesmo não comendo colesterol, que pode ser por causa hereditária e pela falta de cooperação comportamental e orgânica - uma “sinergia negativa”.
Uma dieta equilibrada facilitara a prevenção da elevação e a diminuição do colesterol total. Alimentos in natura são fontes de fibras solúveis e insolúveis, micronutrientes, antioxidantes nutraceuticos que favorecem o sinergismo positivo.
Segue as dicas:
Sempre leia o rotulo dos alimentos; pode estar dito na embalagem – “não contém colesterol”, mas é omitido, não constam - estes alimentos são facilitadores de hiperlipidêmias (contribuem para elevação das gorduras no sangue) então continue lendo e entendendo.
Evite alimentos industrializados – pães, biscoitos, bolachas, bolos, massas prontas e semi prontas que tem como base farinha de trigo branca, alimentos que tenham gordura hidrogenada em sua composição, hamburguês, nuggets, margarinas, sorvetes cremosos, doces cremosos, chocolates, novamente, pode não conter colesterol, mas estes alimentos proporcionam a elevação de fatores para aumentar o colesterol em suas frações LDL, os triglicerídeos e o colesterol total.
Evite carnes gordas, pele de aves, bacon, carne vermelha gorda, salames, lingüiças entre outros embutidos (alem do colesterol estes produtos podem fornecem outros tóxicos, que propiciam processos inflamatórios no organismo) estes fatores agressivos, nocivos, pioram quando estes alimentos são aquecidos em alta temperatura como fritos em óleo imerso e carnes gordas no churrasco, levando o corpo do consumidor ao metabolismo anormal, a doença.
Evite alimentos lácteos integrais queijos amarelos, manteiga aquecida, iogurte integral, leite integral e creme de leite
Não use comer alimentos fritos batatas, carnes (peixe frango bovina e suína) salgados de base de farinhas (quibes, coxinha, risoles entre outros)
Evite o açúcar branco - um vilão que é visto com doçura – vá eliminando este agregado diariamente e saiba ele está escondido na maioria dos alimentos industrializados.
Diminua o uso do sal no preparo das suas refeições, na hora da refeição já no prato, observe que ele está até nos doces que você come.
Ai você vai falar,
O que vou comer?? Tudo faz mal, não se pode nada (...)
Mudanças podem ser muito bem vindas. Vá se desviciando e se habituando à vida.
Comece o dia com uma a duas frutas com um cereal integral como aveia, podendo ter leite ou iogurte desnatado, se aproprie da doçura das frutas frescas e ou secas, sinta o prazer de mastigar uma porção “nuts”, sementes, castanhas, pará, caju, nozes, avelãs, amendoins, sementes de gergelim, de girassol, desfrute dos sabores e a saudabilidade delas cruas.
No almoço e no jantar coma,
Um bom prato de hortaliças cruas ou levemente cozidos (verduras e legumes) podendo ser temperadas com ervas finas secas ou frescas (salsa, alecrim, gengibre, cúrcuma, entre outros) usar azeites de coco ou olivas extra virgem, caso queira regar com um pouco de vinagre de maçã;
Iniciando assim sua refeição e mastigando bem estes alimentos, terá satisfação, além de muitos micronutrientes, saciedade, onde comera menos de outros alimentos e se apropriando de nutrição.
Posteriormente uma porção de uma leguminosa (feijões, azuki, de corda, branco, preto ou carioca, grão de bico, lentilha, soja entre outros) acompanhado de um cereal ou um tubérculo (arroz, prefira o integral ao menos 3 vezes na semana, milho cozido, aveia em grão cozida ou germinada, mandioca, inhame, batata doce cozidos). E uma fonte protéica como omelete, ovo cozido, uma ave ou um peixe assado, cozido ou grelhado.
Alimentos “in natura”
São mais fáceis de serem preparados e consumidos.
Usa-se menos tempo comer uma fruta fresca do que preparar uma geléia ou doce feito com a fruta;
· É mais fácil cozinhar, do que fritar, menos tempo é usado e sujas- se menos utensílios no processo de cozinhar o alimento.
Lembre, água é alimento. Água pura nutri e faz nutrir. Para ter um organismo equilibrado e cooperativo é necessário o consumo de água potável, pura ao longo do dia.
ALIMENTOS FONTE DE GORDURA “gordura boa” QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL.
Frutas como abacate, coco verde ou maduro, azeitonas, cacau, açaí
Nuts “sementes” como castanha do pará, castanha do caju, amendoins, nozes, avelã, amêndoas, pecã, semente de gergelim, semente de girassol, semente de chia, semente de linhaça, todas devem ser consumidas cruas.
Óleos vegetais de soja ou girassol devem ser usados no preparo, no cozimento dos alimentos. Aquecer muito as gorduras, mesmo as boas, em altas temperaturas como frituras podem causar muitos prejuízos à saúde.
Óleos no formato de Azeites devem ser consumidos diariamente, mas colocados no final do preparo para não aquecer muito e manter as propriedades curativas.
Azeite de oliva e óleo de coco extra virgem extraídos a frio, assim também outros podem ser encontrados e usados como, óleo de abacate de linhaça.
Peixes d’água salgada e águas frias sardinhas, atum, salmão e trutas.
ALIMENTOS QUE AUXILIAM A REDUÇÃO DO COLESTEROL:
Frutas: uvas frescas e suco integral sem adoçar de uvas, ameixas pretas frescas e secas amoras, laranja com o bagaço, mamão, pêra, damasco pêssego frescos e secos, figo, maçã.
Hortaliças: verduras folhosas, couve, couve flor, cenouras, quiabo, aipo, alcachofra, alho.
Cereais e leguminosas: aveia em grão cozida ou germinada, em flocos e farelo de aveia, arroz integral, cevada, trigo cozido ou germinado; feijões, soja, lentilha e grão de bico.
No caminho de uma vida saudável deve ter uma alimentação equilibrada, onde os alimentos sejam em sua maioria in natura, feitos de maneira simples e caseira, bem mastigados, consumidos em momento tranquilo; onde a atividade física ordenada e regular deve fazer parte, associados a fatores de um bom convívio social .
Pare por um momento ou por repetidas vezes avalie seu viver no seu dia a dia, pergunte: cabe algum tipo de mudança em meus hábitos para um estilo de vida saudável?
NÃO RECEIE MUDAR - talvez precise de um empurrão ou então de uma condução, não se acanhe, procure quem pode te ajudar; educadores físicos e nutricionistas podem auxiliar muito na sua caminhada saudável pela vida. Alegrias no seu viver. Dra Patricia Gunutzmann – ago/15
Nutricionista promovendo e incentivando a saúde por amor a espécie, o ser humano . Especialista - Pós Graduação em curs...
i
Mario, como está? espero que bem assim também seus queridos;
Que a saúde seja um desejo em determinação.
Um exame de sangue revela muitas vezes que precisamos assumir mudanças. Um estilo de vida de boa qualidade é simples. Algo que está intrínseco a nós é ter saúde; constante, diariamente nosso organismo faz e acontece para manter em equilíbrio as suas funções e muitas vezes se desdobra para tal. Muitas vezes sabotamos este esforço por nossos vícios e hábitos nocivos.
Atualmente é um fato recorrente a indivíduos ao realizarem um exame de sangue para verificação da gordura no sangue estar ali o relato de que o valor do colesterol total esta igual ou acima de 200mg / dl no sangue, a dita "hipercolesterolemia".
Na HIPERCOLESTEROLEMIA inicialmente não há sintomas clínicos que revelem o fato, suspeita-se do fato, se o paciente está acima do peso ideal, se não tiver bons hábitos de vida (boa alimentação e atividade física regular) e um histórico familiar da doença.
Os valores de referência para avaliar seu “colesterol total” são de:
• 240 mg/dl- ALTO
Quem nunca ouviu falar sobre os termos: colesterol alto, colesterol baixo, colesterol ruim, colesterol bom, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol VLDL, triglicerídeos? A soma destes quatro últimos é que determina o valor de referencia do colesterol total sanguíneo.
O colesterol verificado no sangue tem duas origens:
• Endógena - produzindo principalmente pelo fígado em nosso próprio corpo
• Exógena - é o adquirido através dos alimentos consumidos
COLESTEROL é algo muito, muito IMPORTANTE NO ORGANISMO.
E na mente vem à pergunta, COMO ASSIM?
Ele não é um vilão, é uma substancia gordurosa, um lipídio que está presente, nas células, em todas, como componente estrutural; atua na produção endógena de hormônios como, cortisol, estrógenos, testosterona entre outros; na produção hepática da bile, que atuará na digestão de gorduras ingeridas através da alimentação; é necessário para que micronutrientes sejam absorvidos vitaminas K, E, D e A; o colesterol também é atuante nos neurônios formando a bainha de mielina, mantendo função do sistema nervoso, na regeneração celular e no funcionamento normal do organismo.
Como falado antes o colesterol é oriundo do próprio corpo e através da ingestão alimentar, ambos processados, entorno de 70% metabolizados no fígado.
O excesso deste elemento no sangue pode estar associado a doenças cardiovasculares e também a resistência insulínica e ao diabetes tipo 2.
Na hipercolesterolemia, este colesterol em excesso na corrente sanguínea pode se fixar nos vasos sanguíneos, nas artérias causando a aterosclerose, onde as artérias ficam endurecidas e estreitas, este espessamento vascular pode ser agravado pela restrição do fluxo sanguíneo, elevação da pressão arterial podendo ocorre AVC (conhecido como derrame cerebral).
Não só as pessoas com as doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes tipo I e II, resistência insulínica, devem ser mais atentas as qualidades das gorduras ingeridas.
O corpo saudável está em equilíbrio, para tal é necessário ter pratica de hábitos de vida:
• ATIVIDADE FÍSICA REGULAR - faz o corpo “respirar” reduz tensões psíquicas diminuindo o estresse, permitindo o funcionamento biometabólico adequado, assim controlar o peso corporal
• ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA - reduz o colesterol exógeno, o ingerido; oferta vários elementos que proporciona um metabolismo adequado;
• ELIMINAR VÍCIOS - que segundo o dicionário, vicio é dependência física ou psicológica que faz alguém buscar o consumo excessivo de uma substância, geralmente alcoólica ou entorpecente, como exemplo o fumo;
Aqui falo dentro de uma visão geral e sucinta; cada paciente tem sua historia que deve ser observada e uma conduta personalizada nutricional e comportamental a ser orientada e seguida.
É importante salientar, de modo geral precisamos da gordura, diariamente precisamos ingerir a boa gordura. E a gordura para se manter boa, não deve ser aquecida e muito menos muito aquecida. Seja ela de origem animal ou vegetal.
A maior fonte de colesterol alimentar é origem animal.
Prefira alimentos de origem vegetal “in natura” hortaliças, verduras, frutas, legumes, grãos e cereais integrais.
Por vezes indivíduos dislipidêmicos (com alta de lipídios, gordura no sangue) param de comer carne, ovos, alimentos ditos gordurosos, fontes de colesterol e não observam redução das gorduras desejadas;
o organismo é sinérgico, sinergismo são fatores que cooperam entre si, e dentre estes, é possível ter uma alta de colesterol mesmo não comendo colesterol, que pode ser por causa hereditária e pela falta de cooperação comportamental e orgânica - uma “sinergia negativa”.
Uma dieta equilibrada facilitara a prevenção da elevação e a diminuição do colesterol total. Alimentos in natura são fontes de fibras solúveis e insolúveis, micronutrientes, antioxidantes nutracêuticos que favorecem o sinergismo positivo.
Segue dicas:
• Sempre leia o rotulo dos alimentos; pode estar dito na embalagem – “não contém colesterol”, mas é omitido, não constam - estes alimentos são facilitadores de hiperlipidêmias ( que contribuem para elevação das gorduras no sangue) então continue lendo e entendendo.
• Evite alimentos industrializados – pães, biscoitos, bolachas, bolos, massas prontas e semi prontas que tem como base farinha de trigo branca, alimentos que tenham gordura hidrogenada em sua composição, hamburguês, nuggets, margarinas, sorvetes cremosos, doces cremosos, chocolates, novamente, pode não conter colesterol, mas estes alimentos proporcionam a elevação de fatores para aumentar o colesterol em suas frações LDL( o “tal” colesterol ruim) , os triglicerídeos e o colesterol total.
• Evite carnes gordas, pele de aves, bacon, carne vermelha gorda, salames, lingüiças entre outros embutidos (alem do colesterol estes produtos podem fornecem outros "tóxicos", que propiciam processos inflamatórios no organismo) estes fatores agressivos, nocivos, pioram quando estes alimentos são aquecidos em alta temperatura como fritos em óleo imerso e carnes gordas no churrasco, levando o corpo do consumidor ao metabolismo anormal, a doença.
• Evite alimentos lácteos integrais queijos amarelos, manteiga aquecida, iogurte integral, leite integral e creme de leite
• Não use comer alimentos fritos batatas, carnes (peixe frango bovina e suína) salgados de base de farinhas (quibes, coxinha, risoles entre outros)
• Cuidado com as margarinas - as gorduras hidrogenadas são gorduras "trans" não reconhecidas pelo organismo
• Evite o açúcar branco - um vilão que é visto com doçura – vá eliminando este agregado diariamente e saiba ele está escondido na maioria dos alimentos industrializados.
• Diminua o uso do sal no preparo das suas refeições, na hora da refeição já no prato, observe que ele está até nos doces que você come.
Ai você vai "falar",
O QUE VOU COMER ??" Tudo faz mal, não se pode nada (...)"
Mudanças podem ser muito bem vindas. Vá se "desviciando" e se habituando à vida.
Comece o dia com uma a duas frutas com um cereal integral como aveia, podendo ter leite ou iogurte desnatado, se aproprie da doçura das frutas frescas e ou secas, sinta o prazer de mastigar uma porção “nuts”, sementes, castanhas, pará, caju, nozes, avelãs, amendoins, sementes de gergelim, de girassol, de linhaça, desfrute dos sabores e a saudabilidade delas cruas.
No almoço e no jantar coma,
Um bom prato de hortaliças cruas ou levemente cozidos (verduras e legumes) podendo ser temperadas com ervas finas secas ou frescas (salsa, alecrim, gengibre, cúrcuma, entre outros diminuindo o uso do sal) usar azeites de coco ou olivas extra virgem, caso queira use um pouco de vinagre de maçã;
Iniciando assim sua refeição e mastigando bem estes alimentos, terá satisfação, além de muitos micronutrientes, saciedade, onde comera menos de outros alimentos e se apropriando de nutrição.
Posteriormente uma porção de uma leguminosa (feijões, azuki, de corda, branco, preto ou carioca, grão de bico, lentilha, soja entre outros) acompanhado de um cereal ou um tubérculo (arroz, prefira o integral ao menos 3 vezes na semana, milho cozido, aveia em grão cozida ou germinada, mandioca, inhame, batata doce cozidos). E uma fonte proteica como, omelete, ovo cozido, uma ave ou um peixe assado, ambos cozido ou grelhados.
Alimentos “in natura” (vegetais - verduras legumes e frutas; carnes frescas, ovos, leite fresco pasteurizado e as “nuts”) e podemos colocar aqui também, os minimamente processados, cereias, as leguminosas e leite pasteurizado longa vida.
• São mais fáceis de serem preparados e consumidos.
• Usa-se menos tempo comer uma fruta fresca do que preparar uma geléia ou doce feito com a fruta;
• É mais fácil cozinhar, do que fritar, menos tempo é usado e sujas-se menos utensílios no processo de cozinhar o alimento.
Lembre, água é alimento. Água pura nutri e faz nutrir. Para ter um organismo equilibrado e cooperativo é necessário o consumo de água potável, pura ao longo do dia.
Segue uma variedade de alimentos que favorecem o cuidado com a saúde e permitem uma melhora e prevenção na alta do colesterol.
ALIMENTOS FONTE DE GORDURA “gordura boa” QUE AJUDAM A BAIXAR O COLESTEROL:
• Frutas como abacate, coco verde ou maduro, azeitonas, cacau, açaí
• Nuts “sementes” como castanha do pará, castanha do caju, amendoins, nozes, avelã, amêndoas, pecã, semente de gergelim, semente de girassol, semente de chia, semente de linhaça, todas devem ser consumidas cruas.
• Óleos vegetais de soja ou girassol devem ser usados no preparo, no cozimento dos alimentos. Aquecer muito as gorduras, mesmo as boas, em altas temperaturas como frituras podem causar muitos prejuízos à saúde.
• Óleos no formato de Azeites devem ser consumidos diariamente, mas colocados no final do preparo para não aquecer muito e manter as propriedades curativas.
• Azeite de oliva e óleo de coco extra virgem extraídos a frio, assim também outros podem ser encontrados e usados como os , óleos de abacate e de linhaça.
• Peixes d’água salgada e águas frias sardinhas, atum, salmão e trutas.
ALIMENTOS QUE AUXILIAM A REDUÇÃO DO COLESTEROL:
• Frutas: uvas frescas e suco integral sem adoçar de uvas, ameixas pretas frescas e secas, amoras, laranja com o bagaço, mamão, pêra, damasco, pêssego frescos e secos, figo, maçã.
• Hortaliças: verduras folhosas, couve, couve flor, cenouras, quiabo, aipo, alcachofra, alho.
• Cereais e leguminosas: aveia em grão cozida ou germinada, em flocos e farelo de aveia, arroz integral, cevada, trigo cozido ou germinado; feijões, soja, lentilha e grão de bico.
No caminho de uma vida saudável, se deve ter uma alimentação equilibrada, onde os alimentos sejam em sua maioria in natura, feitos de maneira simples e caseira, bem mastigados, consumidos em momento tranquilo; onde a atividade física ordenada e regular deve fazer parte, associados a fatores de um bom convívio social .
Pare por um momento ou por repetidas vezes, avalie seu viver no seu dia a dia, pergunte: cabe algum tipo de mudança em meus hábitos para um estilo de vida saudável?
O controle e a baixa do colesterol, a mudança na dieta alimentar antecede, vem antes, do uso de remédios, e os mesmos, os medicamentos precisam ser devidamente prescritos e acompanhados por seu medico.
Sempre é necessária uma avaliação clinica, onde o especialista da saúde, ira solicitar exames bioquímicos, de sangue, para avaliar sua condição atual em relação a sua conduta de hábitos de vida (alimentação e atividades diárias) e medicamentos quando necessário. Medicação sem mudança de hábitos, não ira permitir um estilo de vida de boa qualidade.
NÃO RECEIE MUDAR - talvez precise de um empurrão ou então de uma condução, não se acanhe, procure quem pode te ajudar; educadores físicos e nutricionistas podem auxiliar muito na sua caminhada saudável pela vida.
Caso tenha outra pergunta ou duvida faça estaremos de prontidão.
Mario que o seu viver tenha muitas alegrias.
Dra Patricia Gunutzmann – ago/15
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]