Minha Namorada foi diagnósticada com Depressão... e ela falou q perdeu o interesse em mim...o desejo...como devo me comportar?
Sou formada pela Universidade Guarulhos, atuo em Psicologia Clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Utili...
i
Uma pessoa com o diagnóstico de depressão geralmente toma medicamentos para controlar os sintomas. Ocorre a alteração em todos seus sentimentos, nada se torna alegre ou prazeiroso. Eles se afastam daquilo que poderia ser prazeiroso ou feliz, pois não sentem que aquele sentimento pertença a eles.
Se ela toma medicação, muito provavelmente ele também está interferindo na forma dela sentir, costumamos dizer que os pacientes se tornam "mornos" nos sentimentos! Pois nem a tristeza consegue ser tão profunda como era antes da medicação.
A família e companheiros devem sempre se manter informados sobre a doença, o estado da pessoa e seus cuidados, como alimentação, higiene e saúde. Muitas vezes eles podem se afastar do convívio das pessoas e é importante que tenham uma vida o mais normal possível. Exercícios físicos, psicoterapia e uma alimentação equilibrada é altamente recomendada.
No seu caso, como ela diz ter perdido o desejo, é possível que seja pela doença (evitar prazer ou afastar do que gosta). É preciso ter paciência e entender que neste momento ela está com todos seus sentimentos "atrapalhados" e possivelmente não seja isso que ela sente de verdade, mas na sua confusão, evita ter sentimentos bons, como se não merecesse, ou se culpasse por algo.
A depressão deve ser acompanhada sistematicamente pelo psiquiatra e é altamente recomendada a psicoterapia, para que ela possa aos poucos se encontrar e voltar a ter uma boa qualidade de vida. A medicação só vai cuidar da intensidade dos sintomas, mas não vai resolver o problema por completo, ela precisa entender o que está acontecendo e tratar as causas do problema, por isso a psicoterapia é recomendada.
a falta de desejo é um sintoma comum da depressão, além de ser também um efeito colateral bem comum do uso de remédios antidepressivos. O melhor que você pode fazer é apoiá-la nos tratamentos psiquiátrico e psicológico, ajudá-la no que ela tiver dificuldades, escutar o que ela tem a dizer, sem exagerar nas cobranças e ter muita paciência. Ela está doente e precisa fazer um esforço bem maior para fazer as atividades mais corriqueiras, além de se sentir mal emocionalmente a maior parte do tempo, por isso precisa tanto do apoio das pessoas que a amam. Conforme ela melhorar, ou quando os remédios não forem mais necessários o desejo dela irá voltar.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Para você poder ajudá-la é importante compreender melhor o que está acontecendo dentro da mente dela (que está com diagnóstico de depressão). Depressão é distúrbio psíquico que determina períodos de tristeza e baixa de energia, tendo como associação questões reais ou imaginários. As vezes, acontecem após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade e mudanças para adaptação.
Sintomas mais comuns:
- envolve uma distorção do pensamento;
- baixa de energia;
- falta vitalidade para agir e pensar;
- as ideias são mais ligadas a questões passadas e no que já se viveu;
- perda da concentração no momento presente;
- normalmente, a dor de algo ruim permanece no presente, como se não houve tido uma “atualização” da mente, e com isso, o que é dor passada, passa a ser vivida como dor presente e sem capacidade de ação, pois o passado não se muda, só a percepção dele;
- tristeza;
- pode acontecer choro e angustia;
- algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O meu livro: O Segredo Para Vencer a Depressão - Ed. Universo dos Livros - pode ser um bom aliado para o processo e bem estar e cura. Ali você encontrará informações e ferramentas para o bem estar e melhoria pessoal, você aprende não só sobre o tema, mas também diversos tipos de exercícios mentais que podem lhe ajudar a superar esse momento.
O melhor caminho para a cura é a busca de um profissional qualificado para ajudá-lo no tratamento. Se houver acompanhamento psiquiátrico e com isso medicamentoso, é preciso também do acompanhamento psicológico para que a cura aconteça adequadamente. Existem diferentes tipos de tratamento e abordagens terapêuticas.
Sucesso e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]