Teste do laço e hemograma negativo, plaquetas normais e leucócitos baixos são suficientes para investigar suspeita de dengue?
Primeiramente, para a investigação da dengue iniciamos com o quadro clínico compatível. Que entra a febre, mialgia (dor no corpo), dores articulares, cefaléia, manchas pelo corpo, náuseas, diarréia, sangramentos gengivas e/ou nas fezes. Claro que esses sintomas podem aparecer ou não, dependendo de cada caso. Mas por exemplo, se temos um paciente com febre há 3 dias com fortes dores no corpo, dores nas articulações, dor de cabeça. Já inicia a suspeita. Também incluimos o exame físico, que no caso da dengue não encontramos foco infeccioso.
Então partimos para os exames complementares.
Pelo ministério da saúde, a prova do laço deve ser realizada em todos os pacientes com suspeita clínica, não é excludente e também não confirma a doença, mas nos da forte indício de que seja a mesma e nos confere informação de gravidade.
O hemograma é realizado para complementar a suspeita. Um hemograma típico de dengue segue com um aumento do hematócrito, com queda dos leucócitos e queda das plaquetas.
Mesmos com esses sinais o diagnóstico só é feito com a sorologia para degue.
Então, se você tiver uma prova do laço negativa, um hemograma apenas com queda de leucócitos, sem plaquetopenia, desconsiderando o quadro clínico do paciente, não é critério para investigação de dengue.
Espero ter respondido a sua pergunta.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]