Tenho 11 anos e estou a mais ou menos 1 semana sem dormir. Fico me revirando na cama e fico pensando em várias coisas aleatórias. O q faço?
vi que você escreveu a sua pergunta no meio da noite. A sua insônia é coisa grave, mas não significa que vai ficar. É a primeira vez?O melhor que você possa fazer é falar com alguém sobre sua vida. Digo, uma pessoa da sua confiança, mesmo se você ainda não tem uma relação de conversa com a pessoa. Por exemplo um tio ou uma tia, um professor ou uma professora, mesmo (e ainda melhor) se não lhe ensina, mas você viu passar e gostou. Imagino que nenhum adulto vai se negar de falar com você se você pedir. Em confiança. isto é essencial. A pessoa deve lhe prometer o sigilo absoluto, quer dizer de não falar com ninguém sobre o que vocês falaram.Pode lhe parecer estranho que só falar com alguém pode melhorar a sua cabeça. Mas é verdade. Não garanto, pois também pode fracassar. Mas normalmente dá certo. De preferência, você deveria fazer disso um hábito.Eu sei que para um@ jovem da sua idade, isto não sempre é fácil, pois os pais tem direitos, podem querer saber de tudo. Mas você não pode abrir mão da confidencialidade. A segunda melhor proposta é você manter um diário. Um caderno que ninguém pode ler. Quer dizer, você precisa de um lugar para escondê-lo com certeza. Nele, você deveria contar as tuas experiências, presentes e passadas, e também teus sonhos e planos para o futuro. Isto ajuda bastante para esvaziar a cabeça, para as coisas não te perturbarem e roubarem o seu sono.A terceira é de você procurar paz interna. Sabe o que é meditação? Informe-se. É um tipo de exercício para esvaziar a cabeça. Quanto mais tempo você praticar, melhor vai ser o resultado.Não quero deixar de lado uma proposta óbvia: a química. Você pode começar com diferentes tipos de hervas para calmar-te antes de ir para a cama. Ou xarope ou comprimidos. Mas não aceite químicos pesados tipo Ritalina, mesmo em doses pequenas, sem se convencer que realmente precisa deles. Deixa passar tempo, meses, antes de consentir. O médico pode querer prescrever logo. Mas fique crítico.Finalmente, largue a televisão. Ela diverte, eu sei, mas ela impede a ordem na sua cabeça que você precisa para viver bem.Se você tem uma experiência determinada na sua memória que lhe perturba, procure falar dela. Provavelmente é coisa séria. Se não achar uma pessoa de confiança, peça umas sessões com uma pessoa profissional em psicologia ou psicanálise. Custa dinheiro, infelizmente.Boa sorte!

Tenho formação em Psicologia e especialização em Psicanálise (UFMG) e em Clínica Sistêmica Psicanalítica (UNA) =========...
i
Uma pessoa de sua idade em geral tem muitas atividades diárias que cansam o organismo e provocam sono. Porque será que isto não está acontecendo com você? Vamos pensar sobre isto, juntos?
Você sabe que ao surgirem problemas perturbadores nas crianças e adolescentes, as primeiras pessoas que elas procuram são: o pai, a mãe ou ambos.
Sua atitude incomum de com onze anos de idade estar tentando de forma solitária resolver seus problemas suscita muitos questionamentos.
Porque você tenta sozinho resolver problemas tão desagradáveis, como o de não conseguir dormir? É por não ter outra opção, é devido à maturidade e independência precoces, ou você não pode contar com o apoio de seus pais?
Caso, por algum motivo você não possa contar com ajuda dentro de casa, procure o auxílio de um adulto de sua confiança que te compreenda, um parente, madrinha, professora, etc. Um destes adultos pode te dar um esclarecimento ou levar você a um (a) psicólogo (a) para qual você vai contar o que tem te deixado sem dormir já há uma semana.
Como um jovem inteligente e provido de iniciativa (como você bem demonstrou ser neste site), sua ajuda será de grande valia para o profissional da área de psicologia que poderá se basear nas suas informações para compreender o que está acontecendo, o que está te preocupando, etc.
Agindo assim, você poderá participar do combate a sua falta de sono, além de possibilitar uma solução mais rápida.
Tente esta alternativa! Ao tomar a decisão de agora dividir este seu problema com um adulto, você terá dado mais um grande passo para não ficar rolando de um lado para outro na cama com a cabeça cheia de coisas misturadas e que te impedem de se entregar ao sono.
Abraços.
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]