Como faço pra controlar a ansiedade e os tremores que tenho nas mãos e o suor?
Evelyn Vinocur é doutora em Pediatria, graduada em 1978 pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Pedi...
i
Tremor nas mãos e sudorese são sintomas frequentes em pessoas ansiosas, assim, para tratar desses sintomas, você precisará tratar da ansiedade em excesso.
A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências da vida humana.
Ela será ‘normal’ se não causar sofrimento ao indivíduo, sendo inclusive propulsora do desempenho nas atividades diárias, como a ansiedade que deixa a pessoa alerta durante uma prova.
Em contrapartida, a ansiedade será patológica (excessiva) quando ocorrer em momentos que não se justificam ou quando for tão intensa/ duradoura que acaba interferindo com as atividades normais do indivíduo, causando-lhe sofrimento e limitação, como no caso de uma pessoa que por estar tão ansiosa não consegue se concentrar para terminar um relatório importante no trabalho.
Ou seja, os distúrbios de ansiedade são os mais comuns distúrbios psiquiátricos. Se eles persistirem, podem criar um círculo vicioso, aumentando ainda mais a ansiedade e as limitações de vida. Esta ansiedade, se não tratada precoce e corretamente, tende a cronificar e a agravar ao longo dos anos, podendo aumentar a ansiedade, tendência ao isolamento e até ao surgimento de Depressão, além de vários outros problemas emocionais e físicos (comorbidades).
*
Os sintomas mais comuns de ansiedade são:
sensação de inquietude, aceleração do pensamento, ineficiência de agir, aumento da sensação de perigo e incapacidade de se livrar dele. Impaciência, agitação, falta de atenção e concentração, dormência/formigamento/câimbra, incapacidade de relaxar, medo que aconteça o pior, atordoamento/tonteira, palpitação/aceleração do coração, pressão no peito, bolo na garganta, falta de ar, falta de equilíbrio, zumbido, boca seca, vista turva, sentir-se aterrorizado, nervoso, sufocado, assustado, com calor, suor (não devido ao calor), rubor facial, medo de perder o controle, dificuldade de respirar, tremor, indigestão/desconforto, dor/ “vazio” / “frio” no abdômen, náusea, diarréia, dor de cabeça, medo de morrer, pensamentos ruins, etc.
*
Como tratar ansiedade?
A ansiedade (patológica) pode ser tratada:
1- Com medicamentos (antidepressivos e ansiolíticos= calmantes).
O psiquiatra lança mão dos medicamentos antidepressivos, que além de tratarem a depressão, são excelentes no tratamento da ansiedade. Os medicamentos da classe dos benzodiazepínicos (calmantes) podem ser usados somente no início do tratamento.
Jamais, em nenhum momento, lançar mão da automedicação.
Procure sempre um médico de sua confiança.
2- Sem medicamentos:
a- Psicoterapias.
b- Tratamentos alternativos (exercício físico, música, acupuntura, yoga, meditação, etc.)
c- Respiração Diafragmática
d- Combinação dos tratamentos acima.
*
Cuidados gerais que devem ser tomados para amenizar a ansiedade:
fazer uma autorreflexão para a identificação e controle dos estressores diários.
Identificar os possíveis gatilhos que geram medo e ou ansiedade e como manejá-los
buscar novas atitudes diante da vida
alimentar-se de forma saudável (abolir uso de álcool, fumo etc)
fazer atividade física (caminhada, pedalar, academia, dança, lutas, yoga, meditação etc)
dormir direito (higiene do sono)
proporcionar-se mais momentos de lazer/prazer
outros.
Espero ter ajudado
Abraços
Sou formada pela Universidade Guarulhos, atuo em Psicologia Clínica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Utili...
i
Hoje em dia está muito comum nos deparar com pessoas altamente ansiosas nos consultórios de psicologia. As pessoas estão cada dia mais tensos, tendo problemas cada dia mais intensos e com medo do futuro (devido à crise, trabalho, família, etc.), isto tudo está causando cada dia mais ansiedade e crises massificadas nas pessoas.
Não existe uma fórmula mágica para controle de ansiedade, pois cada ser humano reage de determinada forma ao problema e a resolução deles.
É importante você procurar um profissional da área de psicologia para que ele avalie seus sintomas, história clínica e de vida e possa entender como você está lidando com seu problema e de que forma pode melhorar sua qualidade de vida. Se houver necessidade, ele encaminhará você para um profissional de psiquiatria, para que ele presçreva medicamentos que serão complementares em seu processo psicológico.
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae. Formada em Hipnose Cl...
i
Há técnicas de respiração e consciência corporal que auxiliam a controlar. A hipnose atua reprogramando essas reações emocionais e corporais, trazendo muito bem estar.A psicoterapia te leva a entrar em contato com as causas disso tudo e reorganizar sua vida. Esses sintomas são sinais de que do jeito que as coisas estão, não estão bem, não estão alinhadas com o melhor de você mesmo. Os sintomas muitas vezes trazem uma grande oportunidade de mudança na vida.Procure um bom profissional e converse sobre tudo.Boa sorte.
Sou Graduado em Psicologia pela PUC de São Paulo e Especialista em Atendimento Analítico Comportamental, minha linha de...
i
Não existem características específicas que colaboram no ansiedade, isso é muito particular, contudo vale lembrar que a ansiedade é um resposta natural do nosso corpo a situações onde situações aversivas (desagradáveis, perigosas ou imprevisíveis) se anunciam, é comum sentirmos essa sensação. Contudo existe o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), esse é uma patologia que muitas vezes limita a autonomia das pessoas, impedindo ou dificultando que façam atividades rotineiras.Existem mil técnicas que podem ajudar a controlar a sensação de ansiedade, contudo tudo irá depender da intensidade da sua ansiedade, pessoas com níveis mais baixo consegue fazer controle por meio de relaxamentos ou técnicas de respiração. Além disso, atividades físicas tem se mostrado muito eficazes.Níveis mais intensos de ansiedade podem requerer medicação receitada por um psiquiatra e atendimento psicológico.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Para controlar a ansiedade e acabar com os sintomas, como por exemplo, um que você fala sobre tremor nas mãos ou mesmo o suor é preciso entender o(s) gatilho(s) que provocam essa reação, tratá-los e eliminar também essa associação que ficou na sua mente. Algo provoca esse mal estar. Entendendo essa dinâmica, você poderá mudar sua resposta. Ter opções é maravilhoso e muito melhor do que ficar refém de uma única ação.
A ansiedade é a resposta a sentimentos e pensamentos que acompanham as pessoas ao longo da vida, ou seja, é algo normal, porém pode estar intensificado, causando mal estar e grande desconforto. Ansiedade dosada é boa, em excesso faz mal. É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação. Mas esse sentimento é negativo ou paralisante, algo está errado. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos ruins, além dos emocionais que afetam a qualidade das ideias, escolhas e ações.
Muitas pessoas sentem-se ansiosa por não saberem lidar com o grau de exigência pessoal, por não conseguir organizar-se dentro do tempo necessário para as coisas e também pela preocupação excessiva com o futuro. Quem perde o foco no agora, pode ficar mais preocupado e ansioso. Pode parecer um pouco difícil tratar e se livrar de vez da ansiedade, mas com um pouco de disciplina, auto percepção, tratamento especializado, você poderá se curar e sentir-se bem melhor com isso tudo. Algumas pessoas, aprendem esse comportamento, por exemplo, com os pais, sem perceber que essa não é a melhor resposta a ser dada. Quando se está com medo, também há uma resposta de ansiedade.
O transtorno da ansiedade generalizada, é um distúrbio caracterizado por sintomas, como:
- mente agitada;
- preocupação excessiva com o futuro;
- coração acelerado;
- tremor nas mãos;
- tremor nas pernas;
- tremor no corpo;
- expectativa negativa sobre algo;
- angústia e apreensão;
- dificuldade de controlar pensamentos acelerados;
- cansaço excessivo;
- dificuldade de concentração;
- humor alterado;
- irritação (falta de paciência);
- agressividade;
- rubor;
- suor excessivo;
- tensão muscular;
- dificuldade de relaxar;
- ações compulsivas e impensadas;
- ganho ou perda de peso.
O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]