Endometriose tem cura?
Formado em 1976, no Rio de Janeiro, fez especialização em ginecologia na Pontificia Universidade Católica. Em 1978/80, e...
i
A endometriose não tem cura definitiva, mas pode ser controlada através do tratamento cirúrgico e medicamentoso. É uma doença crônica que afeta 15% das mulheres em todo o mundo e vem aumentando a cada ano, além de ser a principal causa da infertilidade.
Possui graduação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), residência médica no Hospital das Clíni...
i
Quando a cirurgia de endometriose remove 100% das lesões, a paciente está curada daquele evento de endometriose. Por isso, é possível dizer que endometriose tem cura. Porém, o problema, na verdade, é que a paciente tem uma propensão maior a ter outros eventos de endometriose e a causa para isso ainda não é conhecida adequadamente.
Portanto, nós não temos um remédio definitivo para endometriose. Porém, o evento específico, após a cirurgia, está curado. A paciente que já teve endometriose uma vez pode ter um risco de 15 a 30% de, ao longo da vida, ter a doença novamente.
A endometriose pode tornar o sexo doloroso ou dificultar a penetração?
Sim, o contato com os focos de endometriose no final da vagina — que são muito comuns — pode causar bastante dor. Esta é uma queixa frequente entre as portadoras, especialmente quando praticadas algumas posições.
Endometriose engorda?
De forma alguma. Curiosamente, pacientes com doença mais grave tendem a ser mais magras — o motivo ainda não é totalmente conhecido.
A endometriose pode causar infecção urinária?
Não, mas pode produzir sintomas muito parecidos quando há focos na bexiga ou próximo a ela.