Menopausa causa enjoo e dor no estômago?

Ginecologista obstetra especialista em reposição hormonal
Sim, é possível haver uma alteração do sistema gastrointestinal na menopausa. Quando há uma deficiência do estrogênio e da progesterona pode ocorrer uma lentidão no sistema gastrointestinal, causando uma sensação de estufamento, de plenitude pós-prandial (como queimação, azia, náuseas), mal-estar e regurgitação mesmo comendo pouco.
Além disso, a menopausa traz muitas alterações nos neurotransmissores. Por exemplo, a progesterona é um importante protetor cerebral e quando se perde essa proteção (como pode ocorrer nas alterações da menopausa), podem haver alterações e distúrbios do sono importantes, que vão alterar muito o funcionamento do intestino.
Podem haver também alterações emocionais, o que pode causar aquela vontade constante de comer doce ou uma avidez, uma vontade maior de comer carboidratos. Essa alteração na forma de se alimentar também pode levar a alterações gastrointestinais, além da própria ansiedade comum no período, que também causa malefícios para o sistema gastrointestinal.
A menopausa ainda pode causar alterações nas bactérias do sistema gastrointestinal, sendo comuns, como consequência, quadros de hipotireoidismo na menopausa, que é mais uma das alterações que vão causar estufamento e mal-estar, esse enjoo. Algumas pacientes ainda podem desenvolver resistência insulínica, o que pode causar uma digestão mais difícil, com sensação de estufamento.

Formado em Medicina pela Fundação ABC em 1978 e com residência em Clínica Médica (1979-1981), é especialista em Gastroen...
i
Sim, pois a menopausa é um distúrbio hormonal que pode provocar inúmeros sintomas, inclusive o enjoo.

Ginecologista, Obstetra, Mastologista, atualmente na Clínica Mantelli, que possui atendimento especializado e exclusivo...
i
A menopausa está sim relacionada a muitas alterações gastrointestinais, incluindo sintomas de cólica, distensão abdominal e gases. Isso acontece devido à ausência dos principais hormônios, que são estrogênio e progesterona.
Quando esses hormônios estão em falta, o sistema digestivo e o processo de digestão dos alimentos ficam muito lentos. Essa demora no processo da digestão faz com que os alimentos fiquem cada vez mais ressecados, o que acaba piorando a constipação e aumentando o refluxo
A vesícula também tem o seu processo mais lentificado e a bile, que é uma secreção que ajuda na digestão, também está prejudicada, causando gases, distensão abdominal, cólica, refluxo e dor de estômago.
É importantíssimo conversar com um médico para analisar se a mulher é apta para uma reposição hormonal, além de haver um cuidado com o microbioma intestinal, que é o equilíbrio das bactérias do intestino.
Quais os primeiros sintomas de menopausa?
A menopausa é a parada dos ciclos menstruais da mulher em definitivo. O diagnóstico é retrospectivo, isto é, feito um ano após a última menstruação. Em média, a menopausa ocorre por volta dos 50 anos. O período que antecede a menopausa...
[ Continuar lendo ]