Eu tenho uma mãe que só sabe ser pessimista em tudo, isso acontece todos os dias, qualquer assunto ela vem com opiniões desanimadoras?
Psicóloga clínicaEspecialista em Psicossomática Psicanalítica e Psicopatologia.Pós- Graduada em Psicoterapia Breve.Pós e...
i
Quando você diz que sua mãe é pessimista, isso parece lhe incomodar uma vez que acaba por desanimar você com suas opiniões. Antes de firmar essa idéia sobre sua mãe, tente reavaliar melhor os assuntos que você traz para casa. Será que é apenas puro pessimismo dela, ou uma visão também um pouco mais realista da vida? Se você procura a opinião dela sabendo que ela é pessimista, talvez espere ser desanimado, como se pedisse que alguém lhe colocasse algum limite? Pense nisso e reveja seus desejos e seus receios que talvez não sejam apenas de sua mãe.
imagino que você está querendo saber o quê fazer para você sofrer menos do comportamento da sua mãe.Infelizmente, vai ser difícil mudar a sua mãe. Quanto mais você tentar mudá-la, menos ela vai mudar. Pelo contrário, vai ficar pior, a não ser que ela mesma tenha vontade de mudar.Para você ter mais paciência com ela, recomendo procurar entender a sua mãe. Ela deve ter sido criada num ambiente bastante autoritário, com todo mundo julgando todo mundo o tempo todo. Entenda que a atitude passiva da sua mãe pode ser uma saída dela para não se sentir julgada. Na medida que ela julga tudo e todos, ela pode se sentir imune. Assumindo o ponto de vista negativo ela se coloca em cima dos outros, inclusive das pessoas que precisam ver o positivo na vida para não morrer de fome. Se a sua mãe precisasse de iniciativa para trabalhar e desenvolver a economia da casa, não poderia permitir-se o negativismo constante. Imagino que ela, se faz alguma coisa, só a rotina. Resumindo, a atitude dela faz parte da biografia feminina como ainda é típica na nossa cultura: submetida e submissa, mas assim mesmo se revoltando de alguma forma. No caminho, ela destrói a força mental dos outros membros da família ao invés de apoiá-los nos seus projetos. Puxa tudo para baixa para ela ficar em cima, ainda que ilusoriamente e sem efeito material.Com este entendimento (ou um outro, talvez), você pode procurar aguentar melhor. No entanto, se você procurar dominá-la, você entra no jogo do julgamento. Ela vai se defender ainda mais, e às tuas custas. Se finalmente você não apreender aguentar, vai ter que parar de depender dela. Pelo menos do julgamento dela.Se a sua mãe sofre ela mesma, você pode lhe propor a psicoterapia ou psicanálise. Mas o trabalho vai demorar para gerar resultados se a perspetiva dela na vida não mudar.
Psicóloga formada em 1998 pela Faculdade de Ciências e Letras, com validação e equivalência de diploma pela Universidade...
i
Sinto muito, porque imagino que seja difícil para você lidar com ela, é o que me parece na sua escrita, embora eu tenha poucos dados.
Talvez sua mãe seja assim para lhe proteger. Nem sempre as pessoas agem de forma correta, mas muitas tem boas intenções. Outro ideia seria se sua mãe tem algum problema emocional e merece atenção e tratamento. Sem fazer aqui diagnostico, pois nem caberia, falarei alguns pontos sobre depressão.
Para tratar a depressão vou explicar um pouco sobre o tema. Depressão é distúrbio psíquico que determina períodos de tristeza e baixa de energia, tendo como associação questões reais ou imaginários. As vezes, acontecem após uma grande perda ou mesmo dificuldade de lidar com a realidade e mudanças para adaptação.
Sintomas mais comuns:
- envolve uma distorção do pensamento;
- baixa de energia;
- pensamentos pessimistas e derrotistas sobre a vida;
- falta vitalidade para agir e pensar;
- as ideias são mais ligadas a questões passadas e no que já se viveu;
- perda da concentração no momento presente;
- normalmente, a dor de algo ruim permanece no presente, como se não houve tido uma “atualização” da mente, e com isso, o que é dor passada, passa a ser vivida como dor presente e sem capacidade de ação, pois o passado não se muda, só a percepção dele;
- tristeza;
- pode acontecer choro e angustia;
- algumas pessoas com depressão relatam sentir muito medo, pois se sentem desamparadas.
O ideal é você entender quais pontos lhe causam maior preocupação. Como você lida com a ansiedade do seu dia a dia? Como você tem organizado suas ações para que possa combater a tensão, os pensamentos negativos?
Para alívio e cura dos sintomas, sugiro técnicas de relaxamento corporal, respiração, atividade física, hipnose, meditação, psicoterapia e uma boa avaliação com um médico ou psicólogo que será capaz de indicar um tratamento qualificado para você. Uma dessas técnicas, como a hipnose, por exemplo, ou mais quando combinadas e indicadas por um profissional qualificado surtirá efeito na cura e bem estar. Sua melhora virá e os benefícios serão rapidamente sentidos.
O meu livro: O Segredo Para Vencer a Depressão - Ed. Universo dos Livros, pode ser um bom aliado para o processo e bem estar e cura. Ali você encontrará informações e ferramentas para o bem estar e melhoria pessoal.
Tenho também no mesmo site: curadalma um áudio de hipnose para combater a depressão e outro para se curar da ansiedade. A ideia é que a pessoa possa ter mais uma ferramenta ou técnica complementar ao tratamento para obter mais rapidamente a cura.
Espero ter lhe ajudado com algumas ideias para melhor convívio com sua mãe.
Boa sorte! Sucesso naquilo que você busca e até breve!
Gripe pode matar?
A gripe é causada por um vírus e, se não for tratada e acompanhada adequadamente, pode levar a complicações, como uma pneumonia viral ou bacteriana - e isso sim pode levar ao óbito, principalmente em pacientes dos extremos da idade (crianças e idosos...
[ Continuar lendo ]Existe remédio para dor de dente que funciona em 1 minuto?
A dor de dente não é apenas uma questão de tomar analgésicos, pois estes apenas mascaram temporariamente a dor sem resolver a causa subjacente. A dor de dente pode ser um sinal de problemas dentários mais graves, como cáries, infecções, abs...
[ Continuar lendo ]Quantas ereções um homem pode ter por dia?
Não existe um número máximo de ereções que um homem tem por dia. As ereções espontâneas, aquelas que independem da vontade do homem, acontecem de três a quatro vezes por dia, inclusive no sono, sendo uma forma do corpo manter a oxigenação d...
[ Continuar lendo ]