Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Apesar da versão doce ser mais popular, o rocambole também pode ser consumido em sua versão salgada. A receita leva mandioquinha, um tubérculo que fornece muita energia, é rico em fibras, cálcio e compostos antioxidantes. Confira o passo a passo dessa receita proteica e funcional ensinada pela chef de cozinha Malu Lobo.
Ingredientes
- 380 g de mandioquinha cozida e amassada
- 2 colheres sopa amaranto em flocos ou aveia em flocos ou farinha de trigo integral ou farinha de arroz integral
- 3 claras
- 3 gemas
- 1 talo de alho poró fatiado
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 tomate picado sem sementes
- 3 colheres sopa muçarela light ralada ou queijo branco ralado
- Sal marinho
- Pimenta do reino
- 1 colher sopa azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo
Cozinhe e amasse as mandioquinhas. Acrescente as 3 gemas sem a pele e o amaranto em flocos. Reserve. Depois, refogue a cebola, alho, alho poró e tomate. Acrescente a salsinha, cebolinha e reserve. Bata as claras em neve com uma pitada de sal.
Para a massa, acrescente na mandioquinha um pouco menos da metade do refogado de alho poró. Misture bem e adicione com cuidado as claras batidas. Forre uma assadeira com papel vegetal e unte. Coloque a massa, espalhe e leve para assar por 20 minutos, aproximadamente, até ficar firme e dourada.
Depois, coloque um pano limpo sobre a bancada para virar a massa. Aqueça um pouco o refogado de alho poró e misture o queijo ralado branco ou a muçarela light, deixando um pouco para polvilhar por cima.
Vire a massa no pano e faça um rolo. Espere uns segundos para abrir a massa e recheie com o refogado. Enrole e coloque na assadeira novamente. Por último, polvilhe o queijo por cima e leve ao forno só para derreter.