Redatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Multifuncional e conhecido por sua alta concentração de gorduras saturadas, o óleo de coco oferece muitos benefícios à saúde se consumido e usado de maneira adequada.
Por ser rico em triglicerídeos de alta cadeia (TCM), gorduras que são bem absorvidas pelo corpo e convertidas em energia, ele pode ser um aliado interessante no processo de perda de peso, conforme apontam alguns estudos. Além disso, o ácido láurico e o ácido cáprico, dois dos TCM presentes no óleo, também possuem propriedades de modular o sistema imunológico.
Na área estética, pesquisas já apontaram que os antioxidantes presentes no óleo de coco contribuem para uma melhor elasticidade da pele, além de ajudarem no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.
Para se beneficiar de todas as vantagens do componente, o ideal é consumir uma colher de sopa de óleo de coco diariamente. Como alternativa às versões industrializadas, é possível preparar o óleo em casa seguindo o passo a passo abaixo:
Ingredientes
- 3 copos (200ml) de água de coco;
- 2 cocos (de casca marrom) cortados em pedaços pequenos.
Modo de preparo
Bata os ingredientes no liquidificador. Coe a mistura e coloque a parte líquida numa garrafa plástica em um ambiente sem iluminação por 48 horas. Depois, deixe a garrafa em um ambiente fresco, sem iluminação, a uma temperatura média de 25ºC por 6 horas.
Passado esse período, a garrafa deve ser colocada na geladeira, na vertical, por mais 3 horas. O óleo irá ficar duro e, para tirá-lo, deve-se cortar a garrafa na linha onde há a separação da água com o óleo. Transfira somente o óleo para um outro recipiente com tampa.
Assim que ficar líquido, o óleo de coco estará pronto para consumo. Além disso, a validade é de cerca de 2 anos e você não precisa guardá-lo na geladeira.
Leia Mais
Como usar óleo de coco para emagrecer e hidratar cabelo e pele