Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iO bacalhau à parisienne combina elementos da culinária francesa e portuguesa, aproveitando a tradição do bacalhau em ambas as cozinhas. É uma receita que celebra a versatilidade desse peixe e sua presença marcante na gastronomia europeia. Além disso, é uma opção deliciosa e sofisticada para apreciar o sabor marcante do bacalhau em uma combinação harmoniosa de ingredientes.
O bacalhau é o destaque desse prato saboroso, pois grelhado com azeite, garante suculência.
Os pepinos, cortados em rodelas e cozidos levemente, proporcionam um contraste refrescante aos sabores intensos do bacalhau e da berinjela. Sua leveza e crocância dão um toque especial a refeição.
Como muitas receitas tradicionais, esta permite algumas variações de acordo com as preferências pessoais e ingredientes disponíveis. Por exemplo, você pode experimentar diferentes ervas e especiarias para temperar as berinjelas, ou adicionar outros vegetais grelhados ou alimentos, como pimentões, abobrinhas, ou ovos, para maior variedade de sabores e cores.
Confira a receita na íntegra:
Ingredientes
- 4 filés de bacalhau fresco (150 g cada)
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 colher (chá) de azeite de oliva
- 4 tomates em rodelas sem pele e sem sementes
- 2 berinjelas
- 2 dentes de alho
- 1 colher (chá) de salsa
- 2 pepinos
- Talos de manjericão fresco
Modo de preparo
Tempere o bacalhau com sal e pimenta-do-reino.
Leve para grelhar com azeite de oliva.
Cozinhe o tomate.
Corte a berinjela ao meio no sentido do comprimento e leve para assar. Retire só o miolo e tempere com alho, salsa e sal.
Corte os pepinos em rodelas e coloque na água fervendo para cozinhar levemente. Retire os pepinos e transfira-os imediatamente para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento e manter sua textura firme e crocante.
Monte o prato colocando o bacalhau.
Ao lado, distribua a berinjela, o tomate e o pepino.
Decore com manjericão.