
Redatora focada na produção de conteúdos sobre alimentação, beleza e família.
O suflê é um prato tradicional da culinária francesa. Alguns historiadores defendem que esse prato fofinho e aerado, com aspecto de um bolinho, surgiu no início do século XIX - mais de 200 anos atrás.
Ao prepará-lo, é possível optar por um recheio doce ou salgado, sendo que os mais comuns levam legumes ou queijo. Nesta receita produzida pela nutricionista Carla Souza, você aprende a fazer um delicioso e nutritivo suflê de shitake. Confira:
Ingredientes
- 200g de cogumelo shitake fresco
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 ovos
- 300ml de leite
- ½ cebola picada em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Fatie os cogumelos e salteie em uma frigideira com um fio de azeite até que fiquem macios. Tempere com uma pequena pitada de sal e pimenta. Reserve. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
Em outra panela, prepare o molho branco. Derreta a manteiga e doure a cebola picada em cubinhos pequenos. Em seguida, acrescente aos poucos a farinha de trigo e mexa por uns minutinhos até que ela fique dourada. Depois, incorpore o leite aos poucos, mexendo sempre com um batedor de arame, até que o molho fique espesso. Tempere com sal, pimenta e desligue o fogo.
Atenção: o molho branco é sensível, portanto deve ser feito em fogo baixo e mexendo sempre para não perder o ponto e empelotar.
Acrescente as gemas batidas delicadamente no molho, mexendo sem parar, até que fique uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente os cogumelos fatiados e reserve.
Para finalizar, bata as claras com uma pitadinha de sal até ficarem no ponto de neve com picos moles e acrescente-as delicadamente ao creme com cogumelos.
Leve para assar em forminhas de cerâmica untadas e enfarinhadas por cerca de 30 minutos, ou até os suflês crescerem e dourarem. Retire do forno com muito cuidado e sirva imediatamente.
Dicas para o suflê não murchar
Ao preparar qualquer receita de suflê, é importante seguir alguns cuidados para evitar que ele "murche" e perca seu efeito fofinho. Esses passos garantem um resultado final saboroso e visualmente agradável, preservando as características mais marcantes do prato. Confira:
- É fundamental preaquecer o forno antes de assar o suflê
- Não abra o forno antes do tempo determinado na receita
- Aguarde alguns minutos depois de pronto para tirar o suflê do forno (deixar a porta semiaberta, presa com um pano de prato durante esse tempo é uma boa ideia)
- Respeite a temperatura e o tempo de cozimento, bem como o tamanho do refratário indicados na receita
- Não demore para comer o suflê depois de pronto