Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Se você tem o hábito de usar caldos em cubo industrializados na hora de cozinhar, saiba que é possível substituí-los por versões caseiras muito mais saudáveis e saborosas. Além da praticidade, um dos principais benefícios de preparar esse tempero em casa é ter um controle maior da quantidade de sódio consumida no dia.
Seguindo a mesma proposta dos caldos comprados prontos, esses quadradinhos cheios de sabor são perfeitos para facilitar o dia a dia no fogão e temperar diferentes tipos de pratos. Portanto, aprenda a receita de caldo knorr caseiro ensinada pela culinarista Monica Wagner no Instagram!
Ingredientes
- 2 cenouras médias;
- 2 batatas médias;
- 2 talos de salsão (aipo);
- 1 talo de alho poró;
- 3 dentes de alho;
- 2 cebolas;
- Cúrcuma, pimenta preta, salsinha, cebolinha, sal e páprica defumada a gosto.
Modo de preparo
Comece cortando as batatas, cenouras, salsão, alho poró e cebola em pequenos pedaços. Depois, descasque os dentes de alho. Em seguida, coloque um fio de azeite em uma panela e acrescente os ingredientes.
Tempere com cúrcuma, pimenta preta, sal e páprica. Se preferir, é possível adicionar outros tipos de temperos à mistura. Acrescente um pouco de água, feche com uma tampa e mexa de vez em quando. Depois, adicione a quantidade que preferir de salsinha e cebolinha.
Bata tudo em um processador ou com a ajuda de um mixer. Em uma assadeira coberta com papel manteiga, despeje a mistura e leve para congelar por três horas. Corte a massa em pequenos quadradinhos e embale com papel manteiga e alumínio.
O caldo pode ser conservado por até três meses na geladeira e serve para temperar diferentes tipos de receitas!