Apresentação de Fenaflan D
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: diclofenaco
Comprimido dispersível 50mg
Embalagens contendo 10 e 20 comprimidos.
Composição de Fenaflan D
Cada comprimido dispersível contém:
diclofenaco (equivalentea 50 mg dediclofenaco potássico)...... 44,3mg
Excipiente q.s.p............................................................. 1 comprimido
Excipientes: álcool etílico, aroma de cereja, aspartame, estearato de magnésio, povidona, celulose microcristalina, crospovidona, sacarina sódica e água de osmose reversa.
Para que serve Fenaflan D
Este medicamento é indicado para tratamento de curto prazo das seguintes condições agudas: dor e inflamação no pós-operatório como, por exemplo, após cirurgias ortopédicas ou odontológicas; estados dolorosos inflamatórios póstraumáticos como, por exemplo, os causados por entorses; crise aguda de gota; agudização do quadro de osteoartrite; reumatismo não articular, na fase aguda; síndromes dolorosas da coluna vertebral; condições dolorosas e, ou inflamatórias em ginecologia como, por exemplo, dismenorreia primária ou inflamação dos anexos uterinos; como adjuvante no tratamento de processos infecciosos graves acompanhados de dor e inflamação em ouvido, nariz ou garganta, respeitando os princípios terapêuticos gerais de que a doença básica deve ser adequadamente tratada.
Ação esperada de Fenaflan D
Fenaflan D contém o diclofenaco ácido livre, um composto não esteroidal que é usado nos casos de dor, inflamação e febre.
Fenaflan D® é geralmente bem tolerado. Porém podem ocorrer ocasionalmente reações desagradáveis, tais como: dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, má digestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor de cabeça, tontura, vermelhidão da pele. Caracteriza-se por proporcionar rápido início de ação, o que o torna particularmente adequado ao tratamento de estados dolorosos e inflamatórios agudos e a pacientes que apresentem dificuldades para engolir os comprimidos convencionais. Em doenças reumáticas, as propriedades antiinflamatórias e analgésicas do diclofenaco aliviam efetivamente os sinais e sintomas tais como dor em repouso, dor ao movimento, rigidez matinal e inchaço das articulações, e proporcionam melhora das funções. Em condições inflamatórias pós-traumáticas ou após intervenção cirúrgica, Fenaflan D® alivia rapidamente a dor espontânea e a originada por movimento e diminui o inchaço da inflamação.
Adicionalmente, a substância ativa tem a propriedade de aliviar a dor e reduzir o sangramento na menstruação dolorosa. Fenaflan D® tem também demonstrado exercer pronunciado efeito analgésico em outros estados dolorosos moderados e graves.
Contraindicações e riscos de Fenaflan D
FENAFLAN D É CONTRAINDICADO A PACIENTES COM ÚLCERA GÁSTRICA OU INTESTINAL E AOS QUE POSSUEM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE À SUBSTÂNCIA ATIVA OU A QUALQUER OUTRO COMPONENTE DA FORMULAÇÃO. TAMBÉM É CONTRAINDICADO A PACIENTES QUE TÊM CRISES DE ASMA, URTICÁRIA E RINITE AGUDA QUANDO TOMAM ÁCIDO ACETILSALICÍLICO (EX.: ASPIRINA) OU OUTRAS DROGAS COM ATIVIDADE INIBITÓRIA DA PROSTAGLANDINA SINTETASE.
Precauções e Advertências de Fenaflan D
SANGRAMENTOS OU ULCERAÇÕES/PERFURAÇÕES DO ESTÔMAGO E DO INTESTINO PODEM OCORRER A QUALQUER MOMENTO DURANTE O TRATAMENTO, COM OU SEM SINTOMAS DE ADVERTÊNCIA OU HISTÓRICO PRÉVIO. TAIS OCORRÊNCIAS, EM GERAL, APRESENTAM CONSEQUÊNCIAS MAIS SÉRIAS EM PACIENTES IDOSOS. NESSES RAROS CASOS, EM QUE ULCERAÇÕES E SANGRAMENTOS GASTRINTESTINAIS OCORREREM EM PACIENTES QUE UTILIZAM FENAFLAN D®, O MEDICAMENTO DEVE SER DESCONTINUADO. ASSIM COMO COM OUTROS AINES, REAÇÕES ALÉRGICAS, INCLUINDO-SE REAÇÕES ANAFILÁTICAS/ANAFILACTOIDES, PODEM TAMBÉM OCORRER, EM CASOS RAROS, SEM A EXPOSIÇÃO PRÉVIA AO FÁRMACO.
ASSIM COMO OUTROS AINES, FENAFLAN D® PODE MASCARAR OS SINAIS E SINTOMAS DE INFECÇÕES CAUSADAS POR SUAS PROPRIEDADES FARMACODINÂMICAS (AÇÃO DO MEDICAMENTO NO SEU ORGANISMO).
ATENÇÃO FENILCETONÚRICOS: CONTÉM FENILALANINA.
NÃO É INDICADO PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 14 ANOS, COM EXCEÇÃO DE CASOS DE ARTRITE JUVENIL CRÔNICA.
PRECAUÇÕES: ANTES DE INICIAR O TRATAMENTO COM FENAFLAN D®, VOCÊ DEVE INFORMAR AO MÉDICO SE TIVER PROBLEMAS GASTRINTESTINAIS, SUSPEITA DE ÚLCERA, COLITE ULCERATIVA, DOENÇA DE CROHN E/OU DOENÇA GRAVE DO FÍGADO; PROBLEMAS DE RIM E DE CORAÇÃO. PACIENTES IDOSOS DEVEM ESTAR SOB SUPERVISÃO MÉDICA DURANTE O USO DE FENAFLAN D®. VOCÊ DEVE FAZER EXAMES DE SANGUE DURANTE TRATAMENTOS LONGOS.
EFEITOS SOBRE A HABILIDADE DE DIRIGIR VEÍCULOS E, OU OPERAR MÁQUINAS: SE VOCÊ APRESENTAR TONTURA OU VISÃO TURVA QUANDO ESTIVER UTILIZANDO FENAFLAN D®, VOCÊ NÃO DEVE DIRIGIR VEÍCULOS, OPERAR MÁQUINAS OU OUTRAS ATIVIDADES QUE REQUEREM ATENÇÃO.
Este medicamento é contraindicado na faixa etária de 0 a 14 anos, exceto nos casos de artrite juvenil crônica.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Interações medicamentosas de Fenaflan D
Lítio e Digoxina: Fenaflan D pode elevar as concentrações no sangue destes medicamentos.
Diuréticos: Assim como outros anti-inflamatórios similares, Fenaflan D pode inibir a atividade de diuréticos, portanto o seu médico deve acompanhar os níveis séricos de potássio quando Fenaflan D® for administrado junto com estes diuréticos.
Anticoagulantes: Fenaflan D pode aumentar o risco de hemorragias, necessitando de monitoria.
Antidiabéticos (exceto insulina): Fenaflan D pode ser administrado juntamente com estes medicamentos sem influenciar seus efeitos clínicos. Entretanto, existem relatos isolados de efeitos hipo e hiperglicemiantes (de redução ou aumento de açúcar no sangue) na presença de Fenaflan D®, determinando a necessidade de ajuste posológico dos medicamentos antidiabéticos.
Metotrexato: Fenaflan D menos de 24 horas antes ou após tratamento com este medicamento, pode elevar a concentração sérica do metotrexato aumentando assim a sua toxicidade.
Ciclosporina: Fenaflan D pode aumentar a toxicidade nos rins, causada pela ciclosporina.
Antibacterianos quinolônicos: Têm ocorrido relatos isolados de convulsões que podem estar associadas ao uso concomitante com estes fármacos.
AINEs: A administração concomitante de anti-inflamatórios similares (AINEs) sistêmicos pode aumentar a frequência de reações adversas.
Uso de Fenaflan D na gravidez e amamentação
Assim como outros antiinflamatórios de ação parecida, você somente deve usar este medicamento quando indicado por seu médico ou cirurgião-dentista, somente utilizando a menor posologia eficaz. Esta recomendação aplica-se particularmente aos três últimos meses de gestação. A quantidade de substância ativa que passa no leite materno é tão pequena, desta forma, não se espera efeitos indesejáveis no bebê.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Fenaflan D
Aspecto físico: Comprimido circular de cor branca.
Características Organolépticas: Comprimido circular de cor branca com aroma de cereja.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Cuidados de conservação e uso: DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30°C).
PROTEGER DA LUZ E UMIDADE.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Fenaflan D
Modo de uso: Para utilizar corretamente o produto, dissolva o comprimido de Fenaflan D® em um copo de água filtrada ou fervida (fria). Agite o líquido com uma colher, tomando-o imediatamente após a dissolução do comprimido, de preferência antes das refeições. Uma vez que uma pequena porção da substância ativa pode ficar no copo após a ingestão, aconselha-se adicionar novamente água em pequena quantidade para a ingestão do restante.
Posologia:
Adultos e crianças acima de 14 anos: A posologia inicial recomendada é de 1 comprimido que dissolve na água, administrado de 2 a 3 vezes ao dia. Em casos leves, bem como para crianças acima de 14 anos de idade, 1 comprimido dispersível, duas vezes ao dia é, em geral, suficiente. A dose total diária deve ser dividida em 2-3 tomadas.
No tratamento da dismenorreia primária (menstruação irregular e dolorosa), a quantidade deve ser adaptada individualmente, mas geralmente é de 1 comprimido dispersível administrado de 1 a 3 vezes ao dia. Inicialmente, administrar 1 comprimido dispersível 1 a 2 vezes ao dia e, se necessário, elevar no decorrer de vários ciclos menstruais, até o máximo de 4 comprimidos dispersíveis ao dia. O tratamento deve ser iniciado a partir dos primeiros sintomas e, dependendo da sintomatologia, continuado por alguns dias.
Crianças: Por sua alta dosagem, Fenaflan D não é recomendado para crianças abaixo de 14 anos de idade.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas de Fenaflan D
FENAFLAN D É GERALMENTE BEM TOLERADO. PORÉM PODEM OCORRER OCASIONALMENTE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS, TAIS COMO: DOR DE ESTÔMAGO, NÁUSEAS, VÔMITOS, DIARREIA, MÁ DIGESTÃO, PRISÃO DE VENTRE, FALTA DE APETITE, DOR DE CABEÇA, TONTURA, VERMELHIDÃO DA PELE.
Superdosagem de Fenaflan D
Conduta em caso de superdose: Se você acidentalmente ingerir uma quantidade acima da recomendada, procure orientação de um médico.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
M.S. no 1.0370.0080
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A.
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CNPJ - 17.159.229/0001-76
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
Indústria Brasileira