Apresentação de Prurizin
Laboratório: Boehringer
Princípios ativos: cloridrato de hidroxizina
Solução oral 10mg/5ml – frasco contendo 100ml
Composição de Prurizin
Cloridrato de hidroxizina.................10mg
Veículo q.s.p.................................5ml
Veículo: aroma de cereja, aroma de framboesa, benzoato de sódio,carboximetilcelulose, glicose (sol. A 70%), sacarina sódica, sorbato de potássio, sorbitol (sol. A 70%) e água purificada.
Para que serve Prurizin
Prurizin® está indicado para alívio do prurido causado por condições alérgicas da pele, tais como: urticária, dermatite atópica e de contato, e do prurido decorrente de outras doenças sistêmicas.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
A hidroxizina é uma droga anti-histamínica potente, de longa duração e alta afinidade para os receptores H1 da histamina.
O bloqueio sobre estes receptores inibe a liberação de histamina e suas conseqüentes ações sistêmicas.
Admite-se que o prurido seja causado, em parte, pela histamina, que é o mais importante mediador liberado pelos basófilos e mastócitos sensibilizados pela IgE. A atividade da hidroxizina sobre o sistema nervoso central pode também contribuir para sua proeminente ação antipruriginosa. Apresenta ainda ações anticolinérgica e antiemética. A hidroxizina é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal e metabolizado no fígado em vários metabólitos. A sua ação inicia-se em 15 a 30 minutos após a administração e dura de 4 a 6 horas. É eliminada basicamente pela urina.
Ação esperada de Prurizin
A hidroxizina é uma droga anti-histamínica (antialérgica) potente, apresentando ação antipruriginosa, sendo portanto indicada para alívio de prurido(coceira) causado por condições alérgicas da pele.
Contraindicações e riscos de Prurizin
Os dados clínicos em seres humanos são insuficientes para estabelecer a segurança do uso de hidroxizina durante a gravidez e a amamentação. Por este motivo, o seu uso está contra-indicado nessas situações. Também está contra-indicado em pacientes que tenham demonstrado prévia hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Uso concomitante com substâncias depressoras do sistema nervoso central e álcool.
Precauções e Advertências de Prurizin
Tendo em vista a possibilidade de ocorrência de sonolência durante o uso de hidroxizina, os pacientes devem ser alertados quanto à condução de veículos, ao manuseio de máquinas perigosas e outros equipamentos que requeiram atenção. O uso do produto deve ser avaliado pelo médico assistente nas seguintes condições: insuficiência renal ou hepática, epilepsia,glaucona, doença de Parkinson e na utilização concomitante de outros medicamentos (vide interações medicamentosas).
Interações medicamentosas de Prurizin
A ação da hidroxizina pode ser potencializada quando administrada concomitantemente com agentes depressores do sistema nervoso central, tais como narcóticos, analgésicos não narcóticos e barbitúricos. Portanto, quando houver indicação do uso de hidroxizina e de depressores do SNC, a dose destes últimos deve ser reduzida.
A hidroxizina pode Ter o seu efeito sedativo potencializado pelo álcool.
Uso de Prurizin na gravidez e amamentação
O uso de hidroxizina é contra-indicado durante estas condições.Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Prurizin
• Cuidados de conservação: Conservar o frasco em temperatura ambiente entre (15ºC e 30ºC).
• Prazo de validade: 2 anos. Não usar se o prazo de validade estiver vencido, pois a utilização do produto nesta situação pode não apresentar efeitos terapêuticos, podendo trazer prejuízo à saúde.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Prurizin
• Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
• Posologia:
Adultos: 25mg, 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças: 0,7mg/kg de peso, 3 vezes ao dia.
• Pacientes idosos: Em pacientes idosos deve ser considerada a necessidade de redução das doses recomendadas, em função da possibilidade de aumento das reações adversas.
• Cuidados de administração: Evite a ingestão de álcool durante o tratamento. Informe ao médico se você sofre de problemas de rins ou fígado, de crises epilépticas, de glaucoma, de doença de Parkinson ou se está tomando outros medicamentos. Devido à possibilidade de ocorrer sonolência, evite dirigir veículos, manusear máquinas perigosas ou outros equipamentos que requeiram atenção. Caso surjam reações como sonolência muito acentuada, extrema secura da boca, tremores ou erupções da pele, comunique imediatamente ao seu médico. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Reações adversas de Prurizin
Sedação, sonolência (pode desaparecer após vários dias de terapia continuada) e secura na boca. Raramente podem aparecer crises convulsivas, tremor ou agitação.
• Efeitos colaterais: Devido às atividades anticolinérgica e sobre o sistema nervoso central, apresentadas pela hidroxizina, podem ocorrer secura da boca e sonolência, geralmente de caráter moderado e transitório.
“Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis” tais como sedação, sonolência e secura na boca.
Superdosagem de Prurizin
A superdosagem pode causar sonolência muito acentuada. Neste caso, deve ser realizado tratamento sintomático e de suporte.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
PRURIZIN 10mg/5ml (Solução Oral)-MS 1.0162.0197.005-1
Farm. Resp. Alexandre de Abreu Villar – CRF/RJ 7472
Desenvolvido, fabricado e distribuído por:
Darrow LABORATÓRIOS
Rodovia BR-40, km 37, Areal, RJ –CEP 25845-000
CNPJ: 33.051.491/0001-59 – Indústria Brasileira
Serviço de Atendimento ao consumidor: 0800 21 8150
Fabricado por:
Boehringer Ingelheim do Brasil Quim. E farm. Ltda
Rod. Regis Bittencourt (BR116), km 286
Itapecerica da Serra – SP
CEP.: 06888-700
CNPJ: 60.831.658/0021-10
Indústria Brasileira