Dermatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, chefe do serviço de dermatologia do Hospital Universitário de...
iJornalista especializado na cobertura de temas relacionados à saúde, bem-estar, estilo de vida saudável e à pratica esportiva desde 2008.
iO que é Escamas?
Escamas, ou descascamento da pele, é a perda da parte superior da pele (epiderme) em grande escala e em formato de “flocos”, parecida com as escamas dos animais. Esse descascamento pode acontecer devido a uma grande variedade de fatores, desde danos diretos à pele, como queimaduras, até infecções e doenças mais graves.
Causas
Causas de escamas na pele
Como a pele está em constante exposição a elementos ambientais, como à chuva, ao vento, ao calor e ao clima seco ou úmido demais, isso pode irritá-la. Essa irritação, quando acontece repetidas vezes, pode levar ao surgimento das escamas.
Além disso, as escamas também podem aparecer relacionadas a outros problemas, normalmente acompanhadas de coceira. Dentre eles:
- Dermatite atópica (eczema)
- Dermatite de contato
- Dermatite seborreica
- Doença de Kawasaki
- Escarlatina
- Linfoma cutâneo
- Micoses no corpo ou couro cabeludo
- Pé de atleta
- Pele seca
- Pênfigo
- Certos tipos de câncer, como o linfoma não Hodgkin em adultos
- Problemas no sistema imunológico
- Psoríase
- Queimaduras solares
- Reações alérgicas no geral, desde tecidos que estejam sobre a pele, cosméticos utilizados, até alimentos ou medicamentos ingeridos
- Síndrome de Stevens-Johnson
- Síndrome do choque tóxico
Saiba mais: Prurido na pele: o que é, causas, remédio para coceira na pele
Sintomas
Sintomas de escamas na pele
As escamas na pele podem por si só serem consideradas um sintoma. Porém, a condição pode vir associada a outros sintomas, como:
- Pele ressecada
- Descamação em várias áreas do corpo
- Pele sensível
- Prurido (coceira) na pele
- Bolhas na pele e inflamações
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar escamas são:
- Dermatologista
- Clínico geral
Buscando ajuda médica
Escamas ocasionadas por queimaduras solares normais ou pelo ressecamento da pele normalmente se resolvem sem ajuda médica, apenas com o uso de loções que o paciente tenha costume de utilizar.
Contudo, se não se sabe a causa exata do problema, é importante marcar uma consulta médica para um tratamento adequado. É importante não realizar nenhum tratamento caseiro até então, pois eles podem piorar os sintomas.
Saiba mais: Queimaduras: tipos, primeiros socorros e como tratar
Tratamento
Tratamento para escamas na pele
Não realize nenhum tratamento caseiro para escamas na pele. Se surgirem, busque ajuda médica para um tratamento adequado, que vai depender da causa do problema. Se elas surgem em decorrência alérgica, como a medicamentos, o especialista médico pode recomendar a troca do remédio em questão. Cremes tópicos podem ser indicados, assim como medicamentos orais e suplementos vitamínicos.
Em casos de dermatite, uma das principais partes do tratamento está no cuidado da pele com hidratação constante, usando cremes focados em peles sensíveis e secas. O dermatologista Samuel Henrique Mandelbaum indicou em entrevista prévia ao MinhaVida que ela seja feita logo após o banho, o que ajuda na manutenção da umidade da pele. "Uma pele desidratada e seca coça mais e a coceira irrita a pele, criando assim um círculo vicioso que agrava o quadro da doença".
Prevenção
- Mantenha a pele sempre limpa e hidratada
- Sempre use protetor solar quando for tomar sol
- Se a pele estiver ressecada, use cremes hidratantes. Dê preferência aos que contêm ureia na sua composição
- Se algum produto, seja cosmético ou usado para limpar a casa, por exemplo, provocar algum tipo de reação alérgica, suspenda o seu uso
- Procure um dermatologia ao notar irritações recorrentes na pele
Saiba mais: 7 passos essenciais para manter a pele hidratada o dia todo
Referências
Sociedade Brasileira de Dermatologia: congrega mais de 10.640 mil associados dermatologistas que têm colaborado com a especialidade por meio de estudos originais, em especial na área das doenças infectocontagiosas e tropicais.
Clínica Mayo: organização sem fins lucrativos comprometida com a prática clínica, educação e pesquisa, fornecendo atendimento especializado e integral a todos que precisam de cura.
Healthline: gerencia umarede médica de mais de 150 profissionais de saúde, fornecendo revisão médica, pontos de vista de especialistas e orientação clínica