Apresentação de Helmizol
Laboratório: Teuto
Princípios ativos: benzoilmetronidazol
Suspensão oral 40mg/mL
Embalagem contendo 1 frasco com 80mL + copo-medida.
Composição de Helmizol
Cada mL da suspensão oral contém:
benzoilmetronidazol... 40mg
Veículo q.s.p......... 1mL
Excipientes: ciclamato de sódio, carmelose sódica, corante amarelo crepúsculo, metilparabeno, polissorbato, propilparabeno, sacarina sódica, dióxido de silício, sorbitol, álcool etílico, aroma de pêssego e água de osmose reversa.
Para que serve Helmizol
Indicações do medicamento: Helmizol® suspensão está indicado no tratamento de giardíase e amebíase.
Ação esperada de Helmizol
Helmizol® é um anti-infeccioso da família dos nitro-5-imidazóis, que apresenta atividade antimicrobiana, que abrange exclusivamente microrganismos anaeróbios, e atividade antiparasitária. O Helmizol® suspensão tem como princípio ativo o derivado benzoil do metronidazol, que permite apresentá-lo nesta forma farmacêutica.
Contraindicações e riscos de Helmizol
Riscos do medicamento:
CONTRAINDICAÇÕES: HELMIZOL® NÃO DEVE SER USADO EM PACIENTES COM ALERGIA ANTERIOR AO METRONIDAZOL OU OUTRO DERIVADO IMIDAZÓLICO E AOS DEMAIS COMPONENTES DO PRODUTO.
Precauções e Advertências de Helmizol
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: CASO O TRATAMENTO COM HELMIZOL®, POR RAZÕES ESPECIAIS, NECESSITE DE UMA DURAÇÃO MAIOR DO QUE A GERALMENTE RECOMENDADA, O PACIENTE DEVERÁ REALIZAR REGULARMENTE TESTES HEMATOLÓGICOS, PRINCIPALMENTE CONTAGEM LEUCOCITÁRIA. O PACIENTE DEVERÁ TAMBÉM SER MONITORIZADO QUANTO AO APARECIMENTO DE REAÇÕES ADVERSAS COMO NEUROPATIA CENTRAL OU PERIFÉRICA, POR EXEMPLO: PARESTESIA, ATAXIA, TONTURA E CRISES CONVULSIVAS. HELMIZOL® PODE PROVOCAR ESCURECIMENTO DA URINA DEVIDO AOS METABÓLITOS DE METRONIDAZOL. OS PACIENTES DEVEM SER ALERTADOS SOBRE A POSSIBILIDADE DE CONFUSÃO, TONTURA, ALUCINAÇÕES, CONVULSÕES OU ALTERAÇÕES VISUAIS TRANSITÓRIAS E ACONSELHADOS A NÃO DIRIGIR VEÍCULOS OU OPERAR MÁQUINAS CASO ESTES SINTOMAS OCORRAM. OS PACIENTES NÃO DEVEM INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS OU MEDICAMENTOS QUE CONTENHAM ÁLCOOL EM SUA FORMULAÇÃO DURANTE E NO MÍNIMO 1 DIA APÓS O TRATAMENTO COM HELMIZOL®, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE EFEITO ANTABUSE (APARECIMENTO DE RUBOR, VÔMITO E TAQUICARDIA). AS PARASITOSES INTESTINAIS SÃO AMPLAMENTE DIFUNDIDAS EM CRIANÇAS E ADULTOS DE TODAS AS CLASSES SOCIAIS. PARA EVITÁ-LAS DEVE-SE: LAVAR AS MÃOS ANTES DE COMER E APÓS DEFECAR; COMER, DE PREFERÊNCIA, ALIMENTOS COZIDOS; BEBER ÁGUA FILTRADA OU RESFRIADA APÓS FERVURA; MANTER AS UNHAS CORTADAS; CONSERVAR OS ALIMENTOS LONGE DOS INSETOS; COMER, DE PREFERÊNCIA, VERDURAS FRESCAS E LAVADAS COM ÁGUA CORRENTE E EVITAR ANDAR DESCALÇO E NÃO PISAR NEM NADAR EM ÁGUAS PARADAS. SEGUINDO ESTAS RECOMENDAÇÕES, PODE-SE EVITAR QUE AS PARASITOSES INTESTINAIS ATINJAM TODA A SUA FAMÍLIA.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Interações medicamentosas de Helmizol
Dissulfiram: Foram relatadas reações psicóticas em pacientes utilizando concomitantemente Helmizol® e dissulfiram.
Álcool: Bebidas alcoólicas e medicamentos contendo álcool não devem ser ingeridos durante o tratamento com Helmizol® e no mínimo 1 dia após o mesmo, devido à possibilidade de reação do tipo dissulfiram (efeito antabuse), com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia.
Terapia com anticoagulante oral (tipo varfarina): Potencialização do efeito anticoagulante e aumento do risco hemorrágico, causado pela diminuição do catabolismo hepático. Em caso de administração concomitante, deve-se monitorizar o tempo de protrombina com maior frequência e realizar ajuste posológico da terapia anticoagulante durante o tratamento com Helmizol®.
Lítio: Os níveis plasmáticos de lítio podem ser aumentados pelo Helmizol®. Deve-se, portanto, monitorizar as concentrações plasmáticas de lítio, creatinina e eletrólitos em pacientes recebendo tratamento com lítio, enquanto durar o tratamento com Helmizol®.
Ciclosporina: Risco de aumento dos níveis plasmáticos de ciclosporina. Os níveis plasmáticos de ciclosporina e creatinina devem ser rigorosamente monitorizados quando a administração concomitante é necessária.
Fenitoína ou fenobarbital: Aumento da eliminação de Helmizol®, resultando em níveis plasmáticos reduzidos.
5-fluorouracil: Diminuição do clearance do 5-fluorouracil, resultando em aumento da toxicidade do mesmo.
Bussulfano: Os níveis plasmáticos de bussulfano podem ser aumentados pelo Helmizol®, o que pode levar a uma severa toxicidade do bussulfano.
Uso de Helmizol na gravidez e amamentação
O uso de Helmizol® durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliado visto que atravessa a barreira placentária e seus efeitos sobre a organogênese fetal humana ainda são desconhecidos. Visto que o metronidazol é excretado no leite materno, a exposição desnecessária ao medicamento deve ser evitada.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.
Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
Armazenamento, data de fabricação, prazo de validade e aspecto físico de Helmizol
Aspecto físico: Suspensão de cor laranja.
Características Organolépticas: Suspensão de cor laranja com aroma de pêssego.
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação (VIDE CARTUCHO).
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
DURANTE O CONSUMO ESTE PRODUTO DEVE SER MANTIDO NO CARTUCHO DE CARTOLINA, CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC). PROTEGER DA LUZ E UMIDADE. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Posologia, dosagem e instruções de uso de Helmizol
Modo de uso: Agite o frasco antes de administrar Helmizol®. Recomenda-se que seja utilizado o copo medida graduado que acompanha o frasco na embalagem.
Posologia:
Crianças: Para uso em crianças, Helmizol® é apresentado na forma de suspensão oral.
Infecções parasitárias:
- Giardíase:
Crianças de 1 a 5 anos: 5mL da suspensão oral, 2 vezes ao dia durante 5 dias.
Crianças de 5 a 10 anos: 5mL da suspensão oral, 3 vezes ao dia durante 5 dias.
- Amebíase:
Amebíase intestinal: 20mg (0,5mL da suspensão oral) /kg, 4 vezes ao dia, durante 5 a 7 dias
Amebíase hepática: 20mg (0,5mL da suspensão oral)/kg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias.
Infecções por bactérias anaeróbias:
Crianças menores de 12 anos: Administrar a dose de 7,5mg/kg, 3 vezes ao dia (22,5 mg/kg/dia), durante 7 dias, ou à critério médico.
Cada mL de suspensão contém 40mg de benzoilmetronidazol que correspondem a 25mg de metronidazol.
Interrupções no tratamento de Helmizol
Conduta necessária caso haja esquecimento de administração: Caso esqueça de tomar uma dose, tome-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Agite antes de usar.
Reações adversas de Helmizol
REAÇÕES ADVERSAS:
EFEITOS GASTRINTESTINAIS: DOR EPIGÁSTRICA, NÁUSEA, VÔMITO, DIARREIA; MUCOSITE ORAL, ALTERAÇÕES NO PALADAR, ANOREXIA (FALTA DE APETITE); CASOS EXCEPCIONAIS E REVERSÍVEIS DE PANCREATITE.
REAÇÕES ALÉRGICAS: RASH, PRURIDO, RUBOR, URTICÁRIA; FEBRE, ANGIOEDEMA, EXCEPCIONALMENTE CHOQUE ANAFILÁTICO; MUITO RARAMENTE ERUPÇÕES PUSTULOSAS.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL E PERIFÉRICO: NEUROPATIA SENSORIAL PERIFÉRICA; DORES DE CABEÇA, CONVULSÕES, TONTURA; MUITO RARAMENTE RELATOS DE ENCEFALOPATIA (POR EXEMPLO CONFUSÃO) E SÍNDROME CEREBELAR SUBAGUDA (POR EXEMPLO ATAXIA, DISARTRIA, ALTERAÇÃO DA MARCHA, NISTAGMO E TREMOR), QUE PODEM SER RESOLVIDOS COM A DESCONTINUAÇÃO DA DROGA.
ALTERAÇÕES PSIQUIÁTRICAS: ALTERAÇÕES PSICÓTICAS INCLUINDO CONFUSÃO E ALUCINAÇÕES.
ALTERAÇÕES VISUAIS: ALTERAÇÕES VISUAIS TRANSITÓRIAS COMO DIPLOPIA E MIOPIA.
HEMATOLOGIA: FORAM RELATADOS RAROS CASOS DE AGRANULOCITOSE, NEUTROPENIA E TROMBOCITOPENIA.
SISTEMA HEPÁTICO: FORAM RELATADOS RAROS CASOS DE ALTERAÇÕES REVERSÍVEIS NOS TESTES DE FUNÇÃO HEPÁTICA E HEPATITE COLESTÁTICA.
Superdosagem de Helmizol
Conduta em caso de superdose: Foram relatadas ingestões orais únicas de doses de até 12g de metronidazol em tentativas de suicídio e superdoses acidentais. Os sintomas ficaram limitados a vômito, ataxia e desorientação leve. Em caso de superdose acidental, procure imediatamente o seu médico ou atendimento médico de emergência.
Nº do lote e data de fabricação: VIDE CARTUCHO
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
“SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”
Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva
CRF-GO nº 2.659
M. S. Nº 1.0370.0071
LABORATÓRIO
TEUTO BRASILEIRO S/A
CNPJ - 17.159.229/0001-76
VP 7-D Módulo 11 Qd. 13 - DAIA
CEP 75132-140 - Anápolis - GO
Indústria Brasileira
SAC teuto
0800621800
Serviço de Atendimento ao Consumidor
sac @teuto.com.br