PUBLICIDADE

Micose não ataca só verão: veja como tratar e aliviar sintomas da doença

Cuidados com higiene e medicamentos específicos atuam no controle das infecções fúngicas em qualquer época do ano

Coceira, vermelhidão, descamação, odor característico, manchas brancas, fissuras entre os dedos? Você já deve ter sentido, em determinado momento da vida, alguns destes sintomas. Não é para menos: as micoses de pele, como a frieira, são relativamente comuns e podem acometer homens, mulheres ou até mesmo crianças, sem distinção.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As micoses são um tipo de infecção fúngica, ou seja, causadas por diferentes tipos de fungos. Alguns deles já vivem normalmente sobre a pele; quando as condições são favoráveis, porém, os microrganismos podem se proliferar e causar alguns dos sintomas desagradáveis de que falamos ali em cima.

E engana-se quem pensa que as micoses, incluindo a frieira, só atacam o organismo em estações mais quentes, como no verão. A infecção pode nos acometer em qualquer época do ano, desde que haja o ambiente propício para a proliferação dos fungos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No verão, isso se deve ao fato de o clima se tornar mais úmido e quente, além de estarmos expostos a alguns fatores de risco importantes, como piscinas com água mal tratada, vestiários e roupas de banho úmidas. No inverno, por sua vez, damos preferência a roupas e calçados mais fechados, feitos com materiais sintéticos, que dificultam a absorção do suor e, consequentemente, aumentam o risco de infecção fúngica.

Independentemente da temporada, não podemos negar que a micose é um incômodo e tanto. Uma forma de atenuar os sintomas é cuidar da saúde a fim de interromper esse ciclo, o que ajuda no tratamento e também diminui o desconforto. Diminuir as condições favoráveis à proliferação do fungo também é essencial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Você sabe como tratar e aliviar as micoses?

O tratamento da micose pode variar conforme o diagnóstico do dermatologista. Uma opção é contar com medicamentos à base de nitrato de miconazol, como Vodol®. Nas versões aerossol, spray, creme e em pó, Vodol é líder no tratamento de diferentes tipos de infecções por fungos, como frieira e candidíase cutânea.

A aplicação do medicamento deve ser feita após lavar e secar adequadamente a região afetada, como no caso dos dedos dos pés. Basta aplicar o produto diretamente no local, espalhando-o por uma área um pouco maior que a afetada, até duas vezes ao dia. Esse cuidado deve ser mantido por até 5 semanas, dependendo da extensão da micose.

É importante que o tratamento não seja interrompido de nenhuma forma, mesmo com o desaparecimento das lesões superficiais. Isso porque os fungos podem estar em camadas mais profundas da pele, resistindo às primeiras aplicações do medicamento.

Em paralelo, outros cuidados com a pele ajudam a aliviar os sintomas de micose e também previnem a doença, não só no verão, mas durante o ano todo. Veja mais abaixo:

Não fique muito tempo com roupas de banho úmidas

No verão, é ainda mais comum passar o tempo com roupas de banho úmidas, como bermudas, biquínis e maiôs. Esse hábito, porém, pode facilitar a proliferação dos fungos, que gostam de ambientes úmidos e abafados.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Enxágue bem o corpo após entrar na piscina

Os fungos que causam as micoses também sobrevivem no ambiente que nos cerca, como no caso de piscinas cuja água não é tratada corretamente. Por isso, depois de mergulhar, a dica é enxaguar o corpo em um chuveiro, com os pés devidamente calçados.

Lave as regiões afetadas com água e sabão

Para manter a região afetada pela micose limpa, protegida e livre de desconforto, a dica é apostar em uma boa rotina de higienização. Além de aliviar os sintomas, a medida ajuda no combate e controle dos microrganismos ali presentes.

Mantenha a pele bem seca

Umidade é uma condição favorável à proliferação dos fungos que causam as micoses, entre elas, as frieiras. Por isso, durante o tratamento crie o hábito de secar muito bem a pele, principalmente entre os dedos dos pés, com uma toalha limpa e macia. Aproveite o secador de cabelo na temperatura fria para secar regiões mais difíceis, como no caso das dobras de pele.

Após a limpeza e a secagem, você deve aplicar um medicamento antifúngico na região, por exemplo, Vodol®. A fórmula do produto apresenta componentes específicos que eliminam fungos e os danos causados por eles.

Use sapatos mais folgados

Sapatos apertados e fechados, que não deixam os pés "respirarem", são mais um incentivo ao surgimento de micoses. Isso porque eles também aumentam a umidade e o calor, fatores que favorecem o crescimento de fungos. Evite usá-los com frequência e durante o tratamento, principalmente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Prefira meias de algodão

Pés secos, limpos e ventilados podem causar menos desconforto durante o tratamento da micose. Por isso, dê preferência a meias de algodão e evite tecidos sintéticos.

Lave as peças de roupa infectadas

Está tratando a micose corretamente, sem trégua? Para garantir que os fungos não voltem a atacar outras partes saudáveis da pele, você deve trocar e lavar as peças de roupas infectadas, a fim de evitar a reinfecção.

Por fim, lembre-se de que o tratamento contínuo é a melhor forma de combater a micose. A prevenção é importante, mas só medicamentos corretos, como o nitrato de miconazol, principal ativo de Vodol®, pode eliminar os fungos e os danos causados por eles.