Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive
Você (ou tem alguém próximo a você) já teve mau hálito e lutou para encontrar uma causa porque sabia que não era devido à má higiene bucal? Você pode ter tentado de tudo, da escovação ao uso do fio dental até a lavagem, mas sem sucesso.
Surpreendentemente, o mau hálito tem várias causas, incluindo o mau hálito dos pulmões devido a condições respiratórias. Quando o seu mau hálito não explode, o primeiro passo para aliviá-lo é determinar a causa do problema.
1. Infecções que causam mau hálito
Quando o mau hálito emana dos pulmões, às vezes a causa é uma infecção de curto prazo. Algumas condições como bronquite, sinusite e até pneumonia podem causar mau hálito. Quando os pais notam o mau hálito em crianças , pode ser porque estão caindo com alguma coisa. O único bom aspecto do mau hálito causado por essas condições respiratórias é que, quando a pessoa se recupera, o mau hálito também desaparece.
2. Condições crônicas que causam mau hálito
Às vezes, a causa do mau hálito dos pulmões é uma aflição que dura a vida toda. Indivíduos com fibrose cística (FC) podem experimentar o mau hálito como um sintoma da doença, de acordo com a American Rhinologic Society . Essa condição causa muco espessado nos pulmões e, como resultado, muitos pacientes com FC apresentam infecções recorrentes das vias aéreas e gotejamento pós-nasal. Esta doença é hereditária e não tem cura, por isso o muco espesso e a dificuldade em respirar podem ser sempre uma preocupação.
A asma é outra condição respiratória que pode causar mau hálito, explica Delta Dental. As pessoas com asma muitas vezes respiram pela boca, o que resseca os tecidos orais. Muitas das bactérias que causam mau hálito florescem em uma boca seca. Além disso, os inaladores medicamentosos também podem ter um efeito colateral da boca seca, agravando ainda mais o problema.
O câncer de pulmão é outra condição que tem um odor característico e pode até ser identificado pela combinação específica de gases no hálito de uma pessoa, segundo o MIT News. Um grupo de estudantes do MIT e Harvard desenvolveu um sensor conectado ao smartphone que detecta esses compostos e fornece uma maneira segura e barata de detectar a doença.
Como resolver o mau hálito dos pulmões
Quando você tem uma infecção sinusal, alergias ou gotejamento pós-nasal, as bactérias em sua boca podem converter as proteínas encontradas no muco em uma substância chamada skatole, que pode fazer seu hálito cheirar a naftalina. Lavar seus seios com água morna ajudará a limpar o muco da área. Tomar medicação de alergia ou um antibiótico, se prescrito pelo seu médico, pode ajudar a aliviar as condições respiratórias o mais rápido possível.
Para pacientes com FC, o tratamento pode incluir irrigação nasal ou tomar antibióticos. Além disso, os esteroides nasais podem ser recomendados por um médico. Pacientes com asma devem se concentrar em permanecer bem hidratados para combater os efeitos da boca seca.
Quando abordar as preocupações com o seu dentista
Às vezes, as pessoas não se sentem à vontade para abordar a questão do mau hálito durante a consulta, mas os profissionais de medicina dentária estão acostumados a ouvir essa preocupação (e talvez cheirar). Se você está escovando e usando fio dental corretamente em casa e recebendo limpezas regulares de seis meses e ainda está com problemas respiratórios, procure orientação médica profissional. Seu dentista será capaz de saber se as mudanças na higiene dentária podem ajudar no mau hálito ou se você deve conversar com seu médico.